O candidato Eduardo Pimentel visitou, na manhã desta quarta-feira (14/8), os primeiros moradores do Bairro Novo da Caximba e prestigiou a inauguração da Cozinha Solidária da Vó Ni, na Caximba, resultado da ação conjunta de várias instituições para contribuir com o desenvolvimento do bairro. Desde 2017, a região vem passando por uma intensa transformação promovida por projetos da Prefeitura de Curitiba.
Eduardo conversou com alguns dos novos moradores das primeiras 60 casas já entregues do projeto. Essas famílias moradias precárias em área de alagamento por imóveis dignos e bem estruturados, parte já concluída do Bairro Novo da Caximba, o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba e o maior do Brasil em andamento. Outras 912 outras moradias estão em construção no local.
“O primeiro passo para a dignidade de uma família é a moradia própria. Nos últimos oito anos, ao lado do prefeito Rafael Greca, fizemos muito e tiramos esse grande projeto do papel. Minha candidatura representa o avanço para que mais moradias populares sejam feitas na cidade”, disse Eduardo.
Além das casas, a comunidade ganhou vias pavimentadas, com sistema de saneamento, iluminação, novo parque e áreas de lazer.
O prefeito Rafael Greca afirmou que a continuidade do projeto do Bairro Novo da Caximba é muito importante para toda a região Sul da cidade. “É uma alegria vir aqui e já ver flores nas varandas das novas casas da Caximba que a Cohab entregou. Isso mostra que os moradores gostaram do novo endereço”, disse Greca.
Alimentação saudável
A inauguração da Cozinha Solidária da Vó Ni, na Avenida do Comércio, 759, é mais um marco no desenvolvimento socioeconômico da região, resultado da parceria de parceria do Grupo Transformar, com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, o Rotary Club Curitiba da Cidade Industrial, o Grupo Risotolândia, Conela Refrigeração Inteligente, Brafer Construções Metálicas e o Balaroti Comércio de Materiais de Construção.
“É muito importante essa união de todos para garantir o alimento de qualidade para as pessoas que mais precisam aqui na Caximba. Aqui são servidas cerca de 300 refeições gratuitas por dia”, disse Eduardo.
A cozinha é coordenada pela dona Rosenil do Rocio dos Santos Fragoso, a Vó Ni, e vai ao encontro das propostas de Pimentel para a Prefeitura de ampliar as ações da Prefeitura para assegurar a segurança alimentar dos curitibanos.
Entre elas, a criação do Programa Curitiba Cidade que Alimenta, que tem justamente a missão de engajar a sociedade e apoiar soluções estruturantes e permanentes para desenvolver sistemas alimentares sustentáveis, assim como a Prefeitura tem feito nos últimos anos, com a criação de hortas e fazendas urbanas, com os Mesas Solidárias, os Armazéns Populares, o banco de alimento.
Cuidado aos idosos
À tarde, Eduardo Pimentel conversou com comerciantes dos bairros Tatuquara, Sítio Cercado e Ganchinho. Também conheceu o trabalho do grupo de terceira idade Luz do Sol, Instituto Mãos de Fada. O espaço de socialização fica no Centro de Esporte e Lazer Vila Tecnológica (Sítio Cercado).
“Vamos construir novos centros de convivência para idosos. Lazer e convívio social precisam ser estimulados em todas as idades, faz bem para a saúde de todos. Isso é o que queremos fazer para que Curitiba siga cada vez melhor para todos os moradores”, garantiu Eduardo.
Em seu plano de governo também está a previsão da criação do Departamento de Atenção ao Idoso, que será vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e responsável pela definição de políticas públicas voltadas à terceira idade com atuação transversal em toda a estrutura municipal e a ampliação Programa Família Extensa às pessoas que já passaram dos 60 anos e precisam de um acolhimento institucional, com a manutenção de seus vínculos familiares e comunitários.