Centro de Eventos e Festival Primavera estão no plano de Eduardo para fortalecer o turismo e o setor de eventos de Curitiba

Centro de Eventos e Festival Primavera estão no plano de Eduardo para fortalecer o turismo e o setor de eventos de Curitiba


Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, se encontrou com empresários do setor de turismo, bares e restaurantes de Curitiba nesta segunda-feira (21/10) e reafirmou compromisso com a desburocratização, incentivo ao turismo e aos eventos na cidade. Eduardo anunciou também uma série de medidas para o trade de turismo da capital: a criação de um Centro de Eventos de Curitiba; o Festival Primavera, que vai entrar no calendário oficial da cidade; o fortalecimento de eventos tradicionais, como o Festival de Inverno, a Oficina de Música e o Natal de Curitiba; a criação do Fundo Municipal de Turismo; e o Programa de Recuperação Fiscal (Refic) para o setor de turismo, bares e restaurantes.

“Estamos a seis dias das eleições e entramos no momento mais importante, que vai decidir o futuro da nossa cidade. Estivemos juntos nos últimos oito anos. Nós avançamos muito e sabemos dos desafios. Vamos fortalecer ainda mais o turismo, a gastronomia e os eventos na nossa capital. Essa prioridade está garantida”, disse.

Eduardo reafirmou o compromisso de, em janeiro, fazer uma reunião com o trade de turismo para discutir as demandas do setor.

“A partir de 15 de janeiro, vocês terão acesso direto ao gabinete do Prefeito, vamos construir juntos uma política pública para o Turismo. Quero um evento por mês em Curitiba, fortalecer o Natal, eventos internacionais”, citou.

Centro de Convenções

Ele adiantou que está em estudo, em parceria com o Governo do Estado, a implantação do Centro de Convenções de Curitiba no antigo estádio Pinheirão. “É um local interessante, que tem um terreno da Prefeitura atrás e está localizado em um entroncamento de transporte, o que facilita o acesso
O Fundo Municipal do Turismo, por sua vez, vai aumentar a capacidade de articulação do Instituto Municipal de Turismo e destinar mais recursos para investimentos em marketing/divulgação do destino, no apoio ao setor e na adoção de novas tecnologias que melhorem a experiência dos turistas.

ISS reduzido

Além de um plano de renegociação de débito com o setor, Eduardo também garantiu a manutenção do ISS em 2% para o setor de eventos que foi reduzido de 5% na gestão de Eduardo Pimentel como vice-prefeito de Rafael Greca. Na sua gestão, Eduardo também promete prioridade para revitalizar o Centro da cidade, com um plano transversal envolvendo várias áreas, como a segurança, o comércio, a gastronomia, a infraestrutura urbana, a habitação, o retrofit das edificações.

Centro revitalizado


Eduardo destacou ainda o grande projeto para o Centro de Curitiba, que é um importante ponto de turismo na cidade. De maneira transversal, envolve a participação da sociedade, a revitalização urbana, retrofit de prédios antigos, melhorias na segurança, habitação, comércio, turismo, gastronomia e infraestrutura urbana, com mais calçadas e iluminação. “O centro é um capítulo à parte do meu Plano de Governo, queremos transformar a região, para atrair a população, os empresários, os turistas”, afirmou.

Eduardo, ao lado de Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. O evento teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, que está de férias, e do secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

O encontro foi uma ação do Curitiba Convention & Visitor Bureau, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH), do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Seção Paraná, da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) e da Rede Empresarial do Centro Histórico.

Confira as propostas do Eduardo para o setor de Turismo e eventos

  • Promoção e internacionalização do Destino Curitiba: Ter recursos orçamentários para execução do Plano de Marketing Turístico, com investimento em campanhas publicitárias em mercados emissores de turistas, em participação e promoção de eventos em mercados emissores e ações com formadores de opinião e geradores de conteúdos.
  • Criação do Fundo Municipal de Turismo: O fundo estará vinculado e irá fortalecer o Instituto Municipal de Turismo (IMT) , que terá mais recursos para custear projetos para cumprimento da Política Municipal do Turismo, principalmente, no que se refere a ações de DTI (Destino de Turismo Inteligente) e divulgação do Destino Curitiba nacionalmente e internacional, bem como de fomento ou estímulo a projetos da iniciativa privada e de apoio a eventos, a iniciativas de inovação em turismo e a projetos com produtores locais.
  • Criação do Hub de Turismo Inteligente: Para fortalecer Curitiba como destino turístico inteligente, será criado o Hub de Turismo Inteligente para atração de startups e empresas de tecnologia voltadas ao setor, capacitação de servidores e trade e para promover mais eventos, a exemplo do Conexão Curitiba DTI. No Hub, também será implantado o Centro de Inteligência Turística, integrando dados do setor.
  • Revitalização da torre Panorâmica: Ampliação da acessibilidade e áreas de recepção, Museu da Telefonia e banheiros; climatização das áreas; instalação de equipamentos e novos serviços de atenção ao turista.
  • Fortalecer a marca “Curta Curitiba”: Criar ações de promoção e apoio à comercialização do destino em múltiplo canais e de maneira periódica, ampliando a equipe de especialistas em comunicação/marketing dentro do IMT e aumentar a sinergia com a Secretaria da Comunicação Social.
  • Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur): Em conjunto com o trade de turismo e outros representantes da sociedade, que integram o Comtur, ampliar a capacitação e desenvolver novos produtos turísticos.
  • Criação do Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal: Curitiba se consolida como roteiro de Turismo de Negócios e de Lazer no Brasil. Em 2023, a cidade foi o principal destino do País para viagens corporativas. Para reforçar essa vocação que se consolida na capital paranaense, a Secretaria Municipal da Defesa Social irá criar a Divisão de Atendimento ao Turista.
  • Implantar os Centros de Autoatendimento ao Turista: Ofertar experiências imersivas e interativas e conexão de wi-fi gratuita. Serviço será 24 horas e com apoio da Inteligência Artificial.
  • Ampliar o Wi-fi gratuito em atrações turísticas: Disponibilizar conexão internet de graça e rápidas nos cartões-postais de Curitiba.
  • Definir áreas de embarque e desembarque para ônibus de turismo na região central: Pontos serão implantados próximos dos atrativos turísticos.
  • Revitalização da Rua 24 horas e região: Incentivar a instalação de comércio vinculado ao artesanato e considerar o formato de lojas colaborativas.
  • Modernizar a Linha Turismo: Avançar no modelo de atuação e aprimorar a gestão da Linha Turismo. Transferir a Gestão da Linha Turismo para o Instituto Municipal de Turismo.
  • Requalificar a galeria arcadas de São Francisco: 100% de revitalização das lojas e ocupação dos espaços livres.
  • Implantação do projeto Destino Seguro LGBTQIAPN+: Promoção do Destino Curitiba, capacitação dos empreendimentos do setor para receber este público e fazer chamamentos públicos para que o trade atenda a diversidade e integre grupos sociais.
  • Criação da Rede Regional de Destinos Turísticos Inteligentes da RMC: Para fortalecer o turismo em toda a Região Metropolitana de Curitiba e aumentar a permanência média do turista em Curitiba e Região (hoje é de 3,6 dias), será criada a Rede que irá desenvolver políticas para ampliar as ações de divulgação do Destino (com destaque para o ecoturismo), os roteiros formatados e a comercialização de pacotes turísticos, roteiros /circuitos regionais.
  • Fortalecimento da Curitiba Film Commission: Estruturar organizacionalmente a Curitiba Film Commission, incorporando profissionais especializados e dedicados com exclusividade. Também estimular o desenvolvimento de atrações turísticas baseadas nas produções já realizadas e criar o Selo Film Friendly para estabelecimentos do trade.
  • Criação do roteiro Pinhão Hub, Mercado Municipal, Estação Rodoferroviária, Jardim Botânico e Fazenda Urbana: iniciativa visa melhorar a experiência turística em Curitiba, promover a sustentabilidade e fomentar a economia local.
  • Criação de atividades turísticas na Reserva Hídrica do Futuro: Oferecer tours guiados para grupos e visitantes individuais e implantação uma área destinada a atenção ao turista.
  • Criação do Museu Interativo da Mobilidade: Inspirado no reconhecimento nacional e internacional do transporte público de Curitiba, criar o Museu que mostre a evolução do transporte coletivo (BRT) e da mobilidade da capital.
  • Ampliar e internacionalizar o Natal de Curitiba: Promover o incremento de atrações com maior participação da iniciativa privada, além de fortalecer as Feiras Especiais de Natal; e divulgar internacionalmente o Natal de Curitiba.
  • Consolidar o Inverno Curitiba: Ampliar a programação colaborativa que envolve eventos da Prefeitura e da iniciativa privada.
  • Criação do Curitiba Matte & Coffee Festival: Promover o evento como maneira de destacar a importância cultural e histórica dessas bebidas na região, gerando oportunidades de negócios e fluxo turístico.