No evento Curitiba Unida que Alimenta, no Prado Velho, na noite desta sexta-feira (18/10), o candidato à Prefeitura Eduardo Pimentel (PSD) reforçou seus compromissos com a Segurança Alimentar e explicou como a capital do Estado vai garantir alimentação saudável e sustentável para sua população.
“Vamos avançar na missão da Prefeitura de engajar a sociedade e desenvolver programas para erradicar a fome, garantir alimentação a preço acessível e capacitar para que o alimento também seja uma fonte de renda”, afirmou Eduardo, ao lado do prefeito Rafael Greca.
Pimentel ressaltou que entre seus projetos para os próximos quatro anos, Curitiba terá novos pontos do Mesa Solidária, mais Fazendas Urbanas, incentivo e apoio à criação de novas hortas urbanas e a criação de uma política de valorização do produtor da Região Metropolitana nos Armazéns da Família, Sacolões da Família, mercados municipais e feiras.
O prefeito Rafael Greca frisou a dedicação de Eduardo para cuidar da cidade. “Vamos seguir sendo referência”, assegurou.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Direito à comida no prato
Para Eduardo, o direito à alimentação é uma prioridade. “Nossos programas de Segurança Alimentar e combate à fome serão ampliados. Vamos buscar cada vez mais engajar toda a sociedade no desafio de transformar o alimento em instrumento de inclusão social e também garantir maior acesso aos nossos Armazéns da Família, Restaurantes Populares, Sacolões da Família, Mesas Solidárias e hortas, priorizando quem mais precisa”, pontuou o candidato.
Veja as propostas de Eduardo Pimentel na área da Segurança Alimentar e acesso à comida de qualidade:
- Implantar o programa Curitiba Cidade que Alimenta, de engajamento da sociedade para a ampliação dos atuais programas e criação de novos voltados ao combate à fome e ao consumo de alimentos saudáveis.
- Inauguração do Restaurante Popular do Tatuquara (em construção)
- Implantação do Restaurante Popular do Boqueirão.
- Inauguração da Fazenda Urbana da CIC, em construção no Parque dos Tropeiros. Hoje já funciona a Fazenda Urbana do Cajuru, primeira do Brasil voltada à educação para prática da agricultura urbana, redução de desperdício (cursos de aproveitamento integral e consumo de alimentos saudáveis) e que fornece suas colheitas para o Mesa Solidária.
- Implantação de novos pontos do Mesa Solidária junto às novas unidades da Prefeitura.
- Estudo de viabilidade de reabertura do Sacolão da Família Monteiro Lobato, no Tatuquara (pedido do Fala Curitiba).
- Lançamento do selo de indicação geográfica para promoção e valorização de produtos da RMC: implantar uma política de valorização do produtor da Região Metropolitana nos Armazéns da Família, Sacolões da Família, Mercados Municipais (Centro, Cajuru e Capão Raso) e feiras.
- Lançamento de produtos e guias gastronômicos étnicos ou temáticos, assim como os mapas gastronômicos por região e polos. Ação em parceria com o Turismo.
- Criação de mais 10 pontos do Câmbio Verde, aumentado para um total de 113 pontos de troca de lixo reciclável por hortifrutis frescos fornecidos por agricultores familiares da Grande Curitiba. O Programa Câmbio Verde beneficia 5 mil pessoas com 55 toneladas/mês de hortifrútis trocados por material reciclável, como papel, papelão, vidro, metais e até óleo doméstico já utilizado. Por mês são cerca de 290 toneladas de recicláveis e 3,5 mil litros de óleo que deixam de ser descartados de forma incorreta e viram alimento na mesa dos cidadãos curitibanos.