O mercado de trabalho com carteira assinada em Curitiba vem crescendo. No primeiro semestre de 2024 o saldo está positivo em 33.187 vagas, mais que o dobro do saldo registrado em todo o ano de 2023 (12.898), conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Somente entre 2021 e junho de 2024 foram criados 120 mil empregos formais e a taxa de desemprego é a menor em dez anos, atingindo 4,9% da população economicamente ativa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São 806 mil pessoas empregadas com carteira assinada na capital, 17% mais do que em 2000, início da série histórica do Novo Caged.
Para Eduardo Pimentel, à frente da gestão do município junto com Rafael Greca desde 2017, os dados positivos indicam que estão sendo criadas não apenas oportunidades de trabalho, mas também empregos de maior qualidade, com carteira assinada e de maior renda.
“Isso é sinal que o trabalho que fizemos está dando certo, a economia está crescendo, as empresas estão contratando, investindo em um ambiente que estimula o empreendedorismo ao mesmo tempo em que há capacitação da mão de obra. Vamos incentivar ainda mais a geração de vagas nos próximos anos”, diz o candidato à Prefeitura da capital.
Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
O candidato ressalta que o seu Plano de Governo contempla de um lado políticas para incentivar contratações e, de outro, incentivo ao empreendedorismo.
O seu projeto para Curitiba está comprometido com a geração de emprego, renda e inovação de forma sustentável – tanto para homens e mulheres que querem empreender como para desempregados, jovens (1º Emprego), profissionais que buscam relocação no mercado e desempregados acima dos 40 anos, com experiência.
Eduardo propõe a capacitação de profissionais e fomento à contratação principalmente para os setores de serviço, como Turismo, desenvolvimento e gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação e da Economia Criativa (Artesanato, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Cinema e Audiovisual, Literatura e Publicação, Design, Publicidade e Marketing, Arquitetura, Jogos Eletrônicos e Desenvolvimento de Software, Patrimônio Cultural e Museus, Moda, Televisão e Rádio, Publicidade e Relações Públicas, Novas Mídias e Conteúdo Digital, Gastronomia, entre outras).
São propostas inovadora e ousadas como:
- Geração de postos de trabalho em serviços contratados pelo município e como contrapartida de entidades/empresas beneficiadas com isenções fiscais. Criação de cotas de vagas de empregos em empresas que prestam serviços ao município (terceirizadas) e em instituições/empresas beneficiadas com isenções fiscais (Tecnoparque, por exemplo), com vagas para diferentes perfis de homens e mulheres: desempregados, jovens (1º Emprego) e desempregados acima dos 40 anos com experiência.
- Fortalecer a Escola de Inovação da Agência Curitiba, implantada em 2024 no Pinhão Hub, no Rebouças: Ampliar a programação e parcerias de cursos dos programas Bom Negócio, 1º Empregotech, Empregotech40+ e Empreendedora Curitibana para capacitar profissionais e empreendedores de excelência, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para impulsionar a inovação em todos os setores. A escola vai ampliar sua atuação em duas frentes: Incentivar e promover o talento local, para fortalecer a emancipação e tornar os profissionais curitibanos mais preparados e competitivos para o futuro do trabalho. Ao mesmo tempo, irá conectar profissionais de excelência com o ecossistema do Vale do Pinhão para atrair cada vez mais talentos para nossa cidade (inclusive aqueles curitibanos que saíram para trabalhar em outros locais).
- Aumentar a formalização no mercado de trabalho em Curitiba com o fortalecimento dos atuais Espaços Empreendedor: A unidade da Matriz, no Pinhão Hub, já está sendo implantada pela gestão Eduardo/Rafael Greca.
- Seguir atraindo e promovendo grandes eventos para Curitiba: Curitiba já reduziu o ISS para eventos, de 5% para 2%, o que aumentou em 10% o número de shows, feiras e congressos desde 2017, recolocando a capital no mapa dos grandes eventos nacionais e internacionais. Agora irá avançar ainda mais com definição de novas áreas e protocolos (desenvolvidos em conjunto com SMU, SMMA e outros) para realização de eventos e ampliação dos processos digitais para liberação de eventos, tornando-os geradores de informações e dados gerenciais. O objetivo, além de aumentar o número de turistas, é movimentar o setor hoteleiro, de bares e restaurantes e o comércio em geral, beneficiando também taxistas e motoristas de aplicativo e gerando emprego e renda por meio dos recursos movimentados na economia local e pelos investimentos necessários.
- Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba: Desenvolver um projeto para implantação pública, privada ou em parceria de um Centro de Eventos Multiuso na cidade.
- Estimular o setor para que os eventos realizados em Curitiba sejam carbono zero e estejam alinhados ao PlanClima, o plano de Curitiba de mitigação das mudanças climáticas.
- Criação da Política Municipal para Economia Criativa: Ampliação dos programas de qualificação de profissionais e empreendedores das áreas de Economia Criativa nos Liceu de Ofícios Criativos, em sua sede e nas 10 regionais. Aprimoramento e abertura de novas lojas das redes colaborativas Empório Metropolitano, Madeira nas Arcadas e #CuritibaSuaLinda. Também será feito um mapeamento do ecossistema de economia criativa de Curitiba e RMC.
- Ampliação do Liceu de ofícios Criativos: O atual espaço no Largo da Ordem (em imóvel histórico na Rua Mateus Leme, 22) já oferece cursos de capacitação para artesãos, designers e outros profissionais da economia criativa e terá sua estrutura aumentada para maior oferta de cursos e também possibilitar a criação de áreas de exposição de artesanato e espaços dinâmicos e interativos para artesãos e o público final. Implantação completa em 2027.
- Volta da Feira do Design na Praça Espanha e ampliação das realizadas nos bairros, como a da Praça da Ucrânia (em obras), Pinheirinho, CIC, Boqueirão, Boa Vista.
- Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa.
- Criação do Distrito Criativo de Curitiba, com um roteiro de espaços de empreendedores da economia criativa (artesãos, designers, artistas e pontos gastronômicos) no Centro Histórico (Centro e São Francisco).
- Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos: Para ampliar a oferta de capacitação e estimular que mais jovens atuem no setor de turismo e da economia criativa, será implantada uma plataforma on-line de capacitação para profissionais e empreendedores ligados aos segmentos de artesanato, design, moda, hospitalidade, gastronomia, eventos e experiências turísticas. Também serão oferecidos cursos EAD para ampliar a qualificação de egressos dos programas sociais, para qualificar a mão-de-obra local para a internacionalização do destino Curitiba através de cursos de idiomas e cursos e mentorias para níveis gerenciais, com foco principalmente nas tendências de mercado – Experiências Turísticas, Presença Digital, Inteligência do Mercado.
- Ampliar o portal da Escola de Turismo: o portal passará a ter banco de currículos e vagas de emprego.
- Fortalecer a Feira do Largo da Ordem: Além de ter renovadas todas as suas barracas (processo em andamento), unir todo o Ecossistema da Feira do Largo da Ordem, em um engajamento dos empresários ao entorno, igrejas, equipamentos públicos e artesãos. Também aprimorar o Portal da Feira, com exposição on-line dos produtos dos expositores.
- Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica: Promover cursos e usos dos espaços do Mercado Municipal, Fazenda Urbana e Casa Culpi; promover a utilização e a comercialização de produtos locais, valorizando principalmente os produtos de Vocações Regionais Sustentáveis e Indicação Geográfica (Mate, Café, Vinho e Cerveja Artesanal); valorizar pratos típicos como a carne de onça, broa de centeio, pão com bolinho; implantar o Museu da Culinária; capacitar, formar e reter jovens talentos na cozinha; ampliar a oferta de espaços públicos para o segmento de gastronomia, como foi feito com a Olaria no Parque Barigui, os cafés do SENAC (Belvedere, Paço da Liberdade e Jardim Botânico) e Ópera Arte (Ópera de Arame) e posicionamento de Curitiba entre os melhores destinos da gastronomia do Brasil.
- Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda: Ampliar as lojas em parceria com a iniciativa privada, atrair e selecionar mais expositores (artesãos e designers) e transferir a gestão das lojas de artesanato com temas de Curitiba da URBS para o Instituto Municipal de Turismo, de forma a valorizar o produto artesanal da cidade. Fortalecer a marca #CuritibaSuaLinda como ativo de criatividade e produto turístico de destaque em Curitiba.
- Implantação do Programa Metropolitana de Compras Públicas: Capacitar e estimular que Prefeituras da RMC e instituições comprem produtos e contratem serviços da Grande Curitiba. O Programa também prevê o estabelecimento de Selo para produtos locais estimulando a identificação geográfica das diferentes cadeias produtivas.
- Implantação do alvará automático para edificações de baixa complexidade: Será criado um sistema eletrônico para emissão de alvarás de construção para edificações habitacionais ou comerciais com até 200 m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística.
- Implantação de novo procedimento simplificado para regularização de edificações para fomentar a regularização de imóveis em Curitiba: Serão unificadas as etapas de emissão de alvará e de CVCO (Certificado de vistoria e conclusão de obra), mediante apresentação de levantamento e vistoria.