Além de ações para auxiliar o curitibano a entrar ou se reinserir no mercado de trabalho, Eduardo Pimentel tem propostas concretas para apoiar quem inova e gera os empregos em Curitiba: o empresário, o empreendedor.
“Muitas vezes, o empresário vê o poder público como gerador de empecilhos para seus negócios, costuma dizer que ‘a Prefeitura já faz o bastante se não atrapalhar’”. Não concordo com isso. Acredito que a Prefeitura tem de interferir, sim, mas para dar apoio, agilizar processos, fomentar os crescimentos das empresas, que geram retornos ao município com o ISS e, principalmente, em gerar empregos e fazer o desenvolvimento socioeconômico da cidade crescer”, destaca Eduardo.
O candidato à prefeitura da cidade pela Coligação Amor e Inovação afirma que vai manter as políticas públicas que tem desburocratizado os serviços municipais para quem é dono de empresa e como investir em novas propostas que tornam a cidade ainda mais atrativa para investidores e para novos negócios.
Desburocratização
Para quem quer fazer uma nova estrutura física para seu negócio, Eduardo vai desburocratizar ainda mais a emissão de documentos para edificações.
Alvará de construção e CVCO serão emitidos juntos, mediante apresentação de levantamento e vistoria. Para edificações (comerciais e habitacionais) de até 200m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística, o alvará de construção terá emissão eletrônica.
Além disso, com Eduardo, a Prefeitura vai ampliar as Parcerias Públicos-Privadas (PPP), como foi feita com a iluminação pública, em mais uma oportunidade de as empresas terem a Prefeitura como cliente.
Desde os micro e pequenos
Para fortalecer os empreendedores da cidade, a Prefeitura vai ganhar uma plataforma de gestão das compras públicas que facilita o acesso de donos de empresas de Curitiba a participarem das licitações do município, desde micro e pequenos empresários, que podem oferecer seus produtos e serviços ao município.
Os Espaços Empreendedores vão seguir com seu apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs), com apoio desde a abertura da empresa, emissão de documentos, qualificação empreendedora, análise de crédito.
Turismo, Economias Criativa e Verde
Eduardo tem projetos para Curitiba em que a inovação segue como ferramenta para a sustentabilidade e a transformação social por meios da geração de emprego e renda. O foco será no incentivo de cadeias produtivas limpas, como o Turismo, Economia Verde e Criativa.
Vale do Pinhão
As empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) também estão no radar de Eduardo, que vai investir na ampliação de propostas implantadas a partir de 2017, com a criação do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano.
Entre elas, o aumento de oferta de qualificação para quem tem uma ideia de novo produto ou serviço que utilize tecnologia e tenha escalabilidade para se tornar uma startup de sucesso, com apoio dos Worktibas e das capacitações e mentorias da Escola de Inovação.
Novos empreendedores
O estímulo a mais curitibanos se tornarem donos de seus próprios negócios vai também para a sala de aula, com o programa EJA Geração de Renda, que vai incluir propostas pedagógicas de empreendedorismo, economia circular e geração de renda para os participantes da Educação para Jovens e Adultos.
Como prefeito, Eduardo também vai incentivar os empreendimentos dentro de Economia Popular Solidária, como geração de renda e acesso de insumos e bens para a população em situação de vulnerabilidade.
Eduardo Pimentel, ao lado de Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Confira as ações em favor dos empreendedores de Curitiba
- Novas das Parcerias Público-Privadas (PPP) com a Prefeitura;
- Oferecer qualificações pela Escola de Inovação do Vale do Pinhão, gerenciada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação;
- Ampliar números de vagas e participantes e em programas de empreendedorismo como Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, e Empreendedora Curitibana.
- Aumentar a formalização dos donos de microempresas de Curitiba nos Espaços Empreendedor;
- Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba;
- Ampliação do Liceu de Ofícios Criativos;
- Volta da Feira do Design na Praça Espanha;
- Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa;
- Criação do Distrito Criativo de Curitiba no Centro Histórico;
- Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos;
- Ampliar o portal da Escola de Turismo: banco de currículos e vagas de emprego;
- Fortalecer a Feira do Largo da Ordem;
- Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica;
- Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda;
- Implantação do Programa Metropolitano de Compras Públicas;
- Implantação do alvará automático para edificações de baixa complexidade: até 200 m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística.