Com mais calçadas acessíveis e mutirões de emprego, Eduardo vai avançar na inclusão de pessoas com deficiência em Curitiba

Com mais calçadas acessíveis e mutirões de emprego, Eduardo vai avançar na inclusão de pessoas com deficiência em Curitiba

O candidato Eduardo Pimentel (PSD), da coligação Curitiba Amor e Inovação, prepara novas iniciativas de inclusão para as pessoas com deficiência (PCD) na capital. Nos últimos oito anos, Eduardo e o prefeito Rafael Greca têm realizado investimentos significativos para aprimorar a acessibilidade nas calçadas, edifícios públicos e parques, bem como nos serviços já oferecidos pela Prefeitura de Curitiba, como a Central de Libras e o Transporte Acesso.

“Apesar de a cidade nunca estar pronta, eu e o prefeito Rafael Greca temos tido o compromisso de tornar espaços públicos mais acessíveis, uma estratégia para aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos e bem receber os visitantes, bem como busca permanentemente garantir a acessibilidade plena para todos”, afirma Eduardo.

Em 2023, Curitiba foi considerada a segunda capital brasileira com mais estabelecimentos acessíveis, segundo ranking do aplicativo Guiaderodas. O app é referência nacional em avaliação de acessibilidade de estabelecimentos e serviços de cidades para pessoas com restrições na locomoção.

Além de continuar a promover uma maior acessibilidade dos espaços públicos, Eduardo vai ampliar os mutirões de empregabilidade para este público e fortalecer os serviços já ofertados hoje, como a Central de Libras e o Transporte Acesso.

Caminhar Melhor

Destaque também para o ambicioso programa de novas calçadas acessíveis proposto por Eduardo. Serão mais 200 km de calçadas requalificadas por toda a cidade, através do programa Caminhar Melhor.

Novos espaços de esporte e lazer também serão criados para garantir melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Saiba as propostas de Eduardo para aumentar a inclusão das pessoas com deficiência em Curitiba:

  • Ampliação dos Mutirões de Emprego, priorizando jovens, PCD e 50+: A Prefeitura, através da FAS Trabalho e da Agência Curitiba, vai ampliar as parcerias com entidades, empresas e representantes da sociedade civil ofertar mais mutirões de emprego.
  • Criação da Escola da Inclusão: A Escola vai oferecer palestras, orientações e informações sobre o atendimento e os direitos da Pessoa com Deficiência. A Escola de Gestão ainda promoverá treinamento e capacitação para os diversos setores da Prefeitura de Curitiba, no sentido de disseminar esse conhecimento específico de maneira mais ampla.
  • Ampliação do Transporte Acesso: Ampliar a frota de veículos adaptados para a Linha de Transporte Acesso. Implantação gradativa de novos veículos com a oferta de um novo ônibus já no primeiro semestre de 2025. Hoje são 9 micro-ônibus para atender mais de 2.000 usuários.
  • Ampliação do serviço da Central de Libras (24 horas): Contratação de mais profissionais e parceria com empresa para ofertar o serviço online 24 horas, sete dias por semana.
  • Criação da Central de Audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão:  A exemplo da Central de Libras, a Central de Audiodescrição oferecerá acessibilidade (em eventos, palestras, entre outras atividades) para pessoas cegas e com baixa visão. Em operação já em 2026.
  • Criação do Departamento de Acessibilidade Arquitetônica:  Composto por um arquiteto e um engenheiro, o departamento irá orientar e tirar dúvidas sobre acessibilidade e sobre como as obras precisam cumprir a legislação do município sobre o tema.
  • Implantação de Ginásio Poliparadesportivo: O espaço poliesportivo será específico, prioritário, exclusivo e pioneiro para o Paradesporto e para a utilização das pessoas com deficiência, garantindo o atendimento das demandas e especificidades das modalidades paradesportivas. Será um ginásio coberto, com arquibancadas com capacidade para 600 pessoas, espaço multiuso de 300 m2 para desenvolvimento da modalidade Tênis de Mesa, vestiários e almoxarifados adaptados para armazenamento de implementos necessários para a prática e cadeiras de rodas.
  • Implantação da Linha Paradesportiva: Transporte para os deslocamentos aos locais de treino, facilitando assim a mobilidade da pessoa com deficiência e o desenvolvimento das modalidades paradesportivas na cidade de Curitiba. Capacidade de atendimento de 60 paratletas por dia.
  • Nova fase do Caminhar Melhor: 200 km de calçadas acessíveis (revitalizadas ou implantadas), em 4 anos.