Com VLT Metropolitano, turismo e apoio à agricultura familiar, Eduardo vai integrar ainda mais Curitiba aos municípios vizinhos

Com VLT Metropolitano, turismo e apoio à agricultura familiar, Eduardo vai integrar ainda mais Curitiba aos municípios vizinhos

Curitiba é uma só. É o que defende Eduardo Pimentel (PSD), único candidato à Prefeitura de Curitiba comprometido com o desenvolvimento integrado da capital e Região Metropolitana. Com propostas claras para consolidar o Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba, Eduardo quer levar os alimentos baratos dos Armazéns da Família para mais municípios vizinhos, ampliar a oferta de hortifrútis da agricultura familiar da RMC nas feiras e Sacolões da capital, fortalecer o turismo da região e implantar um novo modal de transporte público: o VLT Metropolitano.  

“Eu, o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Júnior compartilhamos da mesma visão: a Grande Curitiba é uma só Curitiba. Por isso, a partir de 2025, vamos avançar no trabalho conjunto da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado para integrar cada vez mais os 29 municípios da Região Metropolitana. Só a paz política permitirá continuarmos a avançar nesta integração metropolitana”, destaca Eduardo.

O atual vice-prefeito de Curitiba conhece, como poucos gestores públicos municipais, os desafios e como é possível as cidades da RMC trabalharem em conjunto para avançar na integração metropolitana. Ele foi presidente do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), entre 2021 e 2022, e tem participado ativamente das câmaras setoriais do Pró-Metrópole (Agroalimentar, Integração Metropolitana e Turismo, Pequenos Negócios e Desenvolvimento Empresarial).

“Durante minha gestão na presidência do Pró-Metrópole, incentivamos a produção e o consumo de alimentos produzidos na Região Metropolitana e colocamos em prática ações de promoção do turismo regional e de retomada econômica dos municípios no pós-pandemia”, conta Eduardo.

VLT

Responsável ao lado do prefeito Rafael Greca por articular junto ao Governo do Estado em 2017 a reintegração do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana, Eduardo propõe agora, caso seja eleito prefeito da capital, uma nova parceria com o governador Ratinho Júnior para implantar na região um sistema de transporte sustentável e complementar ao reconhecido BRT curitibano.

O atual vice-prefeito de Curitiba propõe a construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais. Movido a energia elétrica, o que reduz a emissão de gases do efeito estufa e a poluição sonora, e operando sobre trilhos em vias exclusivas, o VLT Metropolitano substituirá os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.

Como prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo já assinou em janeiro deste ano um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que a instituição faça o estudo de viabilidade e estruturação do projeto do VLT Metropolitano.

“A integração com o Governo do Estado permitiu a reintegração do transporte público de Curitiba e RMC, beneficiando 3,2 milhões de passageiros/mês. Agora, queremos avançar ainda mais nesta parceria com o governador Ratinho Júnior com a implantação do VLT Metropolitano”, salienta o candidato.

De acordo com Eduardo, o novo modal de transporte sobre trilhos fortaleceria o sistema de serviços de mobilidade urbana da capital, gerando maior atratividade aos usuários do transporte público, garantindo eficiência energética e contribuindo para a redução do número de veículos individuais em circulação nas duas cidades conectadas e as emissões de gases do efeito estufa.

Além de implantar o VLT Metropolitano, Eduardo vai fortalecer ainda mais a Rede Integrada de Transporte (RIT), ampliando terminais de Curitiba para receber mais linhas de cidades da RMC. As obras irão ocorrer: no Terminal Sítio Cercado para absorver novas linhas urbanas e linhas de Fazenda Rio Grande, no Terminal Santa Felicidade para implantação de novas linhas de Campo Magro e de Almirante Tamandaré, no Terminal Barreirinha para novas linhas para Almirante Tamandaré e no Terminal Tatuquara para receber novas linhas ligando Araucária e Fazenda Rio Grande.

Agricultura Familiar

Eduardo também quer fortalecer ainda mais ações e programas de segurança alimentar e combate à fome como estratégia para ampliar a integração da Região Metropolitana de Curitiba.  Se de um lado, o candidato quer ofertar mais alimentos da agricultura familiar da Região Metropolitana nas feiras, nos Sacolões da Família e até nos supermercados, como forma de garantir renda para esses produtores e de baixar o preço dos alimentos com a redução do custo do frete. Ele também quer levar para mais municípios da RMC os gêneros alimentícios, em média, 30% mais baratos dos Armazéns da Família.

“Hoje, já são 13 municípios conveniados com a Prefeitura de Curitiba, que possuem seus Armazéns próprios, beneficiando mais de 100 mil pessoas. Vamos ampliar ainda mais os convênios e unidades, garantindo estes produtos mais baratos a mais moradores da Grande Curitiba”, afirma o candidato.

Turismo

Já os Turistas que visitam Curitiba também vão poder incluir novos roteiros como as grutas de Colombo ou os passeios nas estâncias e bistrôs em Campo Magro. Tudo graças ao trabalho de articulação de Eduardo no Pró-Metrópole, que buscou unir o poder público e o setor de turismo dos municípios da Grande Curitiba.

“Como prefeito da capital, vou articular novas parcerias com os municípios para que em conjunto possamos criar mais experiências para quem visita a capital ficar mais tempo conhecendo atrações de cidades vizinhas”, garante Eduardo.

Reserva Hídrica do Futuro

Eduardo ainda propõe em seu Plano de Governo a criação do Programa Metropolitano de Conservação da Natureza e Segurança Hídrica, para garantir às gerações futuras a conservação de ecossistemas da RMC e a redução dos riscos relacionados a extremos de secas e cheias. Entre as medidas, o candidato defende a ampliação da Reserva Hídrica do Futuro, que já começou a ser implantada em Curitiba, e que poderá se estender para Balsa Nova até Piraquara, interligando antigas cavas de exploração de areia nas margens do Rio Iguaçu que possuam potencial para formação de lagos.

Propostas de Eduardo para avançar na integração de Curitiba com os demais municípios da Região Metropolitana:

  • Avançar cada vez mais na modernização e ampliação da Rede Integrada de Transporte (RIT). A reintegração do transporte público de Curitiba e RMC, graças à sinergia da Prefeitura e do Governo do Paraná, permite que: 62 linhas metropolitanas integrem com Curitiba, 3,2 milhões de passageiros/mês sejam atendidos e a conexão de Curitiba com 12 municípios da Região Metropolitana, sem o pagamento de mais uma passagem. Um passageiro consegue ir de Fazenda Rio Grande até Colombo, percorrendo 43 km e passando por Curitiba, pagando apenas R$ 6. Algumas linhas retomadas com a reintegração: Caiuá-Cachoeira, Colombo/CIC, Pinhais/Campo Comprido e Barreirinha/São José.
  • Ampliação do Terminal Sítio Cercado para absorver novas linhas urbanas e linhas de Fazenda Rio Grande.
  • Ampliação do Terminal Santa Felicidade para implantação de novas linhas da região, de Campo Magro e de Almirante Tamandaré.
  • Ampliação do Terminal Barreirinha para novas linhas da região e Almirante Tamandaré.
  •  Ampliação do Terminal Tatuquara para implantação de novas linhas ligando Araucária e Fazenda Rio Grande.
  • Implantação da linha Aeroporto (Centro Cívico-Sao José dos Pinhais), com atendimento a rodoferroviária e rede de hotéis do centro de Curitiba e shoppings.
  • Implantação do VLT Metropolitano (Curitiba-Aeroporto SJP): Já está em desenvolvimento, em parceria com o BNDES, o estudo de viabilidade para a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na linha entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais. O novo modal de transporte sobre trilhos fortalece o sistema de serviços de mobilidade urbana da capital, em conjunto com os municípios vizinhos da Região Metropolitana, para gerar maior atratividade aos usuários do transporte público, garantir a eficiência energética, e contribuir para a redução do número de veículos individuais em circulação na cidade e as emissões de gases do efeito estufa.
  • Implantação de Armazéns da Família em mais municípios da RMC: Hoje são 13 cidades atendidas e quase 34 mil famílias estão cadastradas na RMC, beneficiando 100 mil pessoas.
  • Lançamento do selo de indicação geográfica da Região Metropolitana de Curitiba para promoção e maior valorização de produtos da RMC.
  • Avançar na política de valorização do produtor da Região Metropolitana nos Armazéns da Família, Sacolões da Família, Mercados Municipais (Centro, Cajuru e Capão Raso) e feiras.
  • Criação da Rede Regional de Destinos Turísticos Inteligentes da RMC: Para fortalecer o turismo em toda a Região Metropolitana de Curitiba e aumentar a permanência média do turista em Curitiba e Região (hoje é de 3,6 dias), será criada a Rede que irá desenvolver políticas para ampliar as ações de divulgação do Destino (com destaque para o ecoturismo), os roteiros formatados e a comercialização de pacotes turísticos, roteiros /circuitos regionais.
  • Implantação do Programa Metropolitano de Conservação da Natureza e Segurança Hídrica: O programa terá a finalidade de mapear remanescentes florestais presentes nas áreas contribuintes dos sistemas de abastecimento público do Piraquara 1 e 2 e do Iraí. Por meio de políticas públicas como pagamentos por serviços ambientais aos proprietários que conservam a natureza e a criação de reservas particulares do patrimônio natural RPPNs objetiva-se atuar evitando o desmatamento e a garantindo a proteção dos principais mananciais de abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana, criando um comitê gestor e um fundo metropolitano para a conservação e segurança hídrica.
  • ⁠O Programa Metropolitano de Conservação da Natureza e Segurança Hídrica também vai propor a ampliação da Reserva Hídrica do Futuro, que já começou a ser implantada em Curitiba, e que poderá se estender para Balsa Nova até Piraquara, interligando antigas cavas de exploração de areia nas margens do Rio Iguaçu que possuam potencial para formação de lagos. A ampliação da área da Reserva Hídrica do Futuro, que também prevê parques, criaria um corredor de biodiversidade e preservação de 150 quilômetros de extensão, que poderá reservar até 43 bilhões de litros de água para serem utilizados no abastecimento regional em situações emergenciais de estiagem.
  • Fortalecimento dos dois consórcios intermunicipais que mexem no dia a dia de quem mora na RMC: Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) e Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM).