Como prefeito de Curitiba, Eduardo vai concluir o Bairro Novo da Caximba e grandes obras de mobilidade

Como prefeito de Curitiba, Eduardo vai concluir o Bairro Novo da Caximba e grandes obras de mobilidade

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PSD, Eduardo Pimentel, tem um compromisso firmado com os curitibanos: vai entregar três importantes obras socioambientais para a melhoria da mobilidade urbana e transporte, habitação social e conservação do meio ambiente em nossa cidade.

São R$ 2 bilhões, com recursos internacionais e do município, investidos na implantação do novo Inter 2, do BRT Leste/Oeste e do Bairro Novo da Caximba, o maior conjunto de obras públicas da Prefeitura de Curitiba das últimas décadas, com grandes benefícios para a cidade e seus moradores.

“Curitiba respeita e defende o meio ambiente. A cidade vai continuar evoluindo de forma planejada e sustentável, apostando em um transporte público mais eficiente, verde e alinhado ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima)”, contou Eduardo.

Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Novo Inter 2

As obras do Novo Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que soma US$ 133,4 milhões em investimentos, dos quais US$ 106,7 financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões em contrapartidas da Prefeitura.

São investimentos que vão elevar o transporte público de patamar com o aumento da capacidade e velocidade do Inter 2/Interbairros II, as linhas circulares que mais transportam pessoas na cidade.

Ao longo dos 38 km do itinerário do Inter 2 e Interbairros II, que passam por 28 bairros de Curitiba, serão implantadas faixas exclusivas, as novas estações de integração Prismas Solares, autossustentáveis, climatizadas, seguras e com calçadas acessíveis, idênticas à estação Agrárias, já funcionando como piloto no bairro Cabral. Será um benefício direto na rotina de mais de 580 mil moradores e de 181 mil passageiros por dia útil que utilizam essas linhas.

Ao final das intervenções, os usuários do transporte vão ganhar em tempo de deslocamento, com quase 40 minutos a menos no percurso completo, além de qualidade dos ônibus elétricos, mais confortáveis e menos poluentes.

BRT Leste/Oeste

As obras do Ligeirão Leste/Oeste, que irão colocar em operação a primeira linha troncal elétrica da cidade, também fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.

Com US$ 93,5 milhões em investimentos, dos quais US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB) e US$ 18,5 milhões em contrapartidas do município, o projeto prevê a requalificação de 22,5 quilômetros de canaletas exclusivas, além da requalificação de 34 estações-tubo. Também serão renovados os terminais Vila Oficinas e Centenário e será construído o terminal CIC Norte, no local onde hoje está a estação-tubo CIC Norte.

O Ligeirão Leste/Oeste vai reduzir em 23 minutos o tempo de percurso entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte, com apenas 11 paradas no itinerário.

“Trabalhadoras e trabalhadores poderão sair um pouco mais tarde de casa e chegar um pouco mais cedo. Esse é o impacto do trabalho da Prefeitura, tornar o dia a dia dos seus moradores mais confortável”, afirma Eduardo Pimentel.

Bairro Novo da Caximba

O Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, a maior intervenção socioambiental da história recente da cidade, já está mudando a realidade das famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e ambiental na Vila 29 de Outubro, no bairro Caximba, extremo sul da capital.

Ao todo, 1.693 famílias serão contempladas com o projeto, sendo 1.147 com imóveis novos. Desses, 60 já foram entregues.

Outras 546 famílias que habitam locais sem risco de alagamento receberão títulos de propriedade e obras de urbanização, com a implantação de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.

Idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto é financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com contrapartida do município, num total aproximado de US$ 52,9 milhões.

Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Confira as grandes obras que serão entregues por Eduardo nos próximos quatro anos:

  • Conclusão das obras do Bairro Novo da Caximba.
  • Conclusão das obras de aumento da velocidade e capacidade do Novo Inter 2.
  • Conclusão de obras de aumento da velocidade e capacidade do BRT Leste-Oeste.
  • Implantação do Plano de Redesenvolvimento da Região Central (Centro, Rebouças e São Francisco): Além da ampliação da Muralha Digital, de novas iniciativas para resgate da população em situação de rua e da continuidade na modernização da iluminação pública para dar mais segurança nos três bairros, o Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba vai propor novas áreas verdes (Floresta Urbana), incentivos inéditos para que construtoras transformem prédios antigos desocupados em moradias (retrofit) e novas fases dos programas Caminhar Melhor, com novas calçadas acessíveis, e Rosto da Cidade, de renovação de prédios históricos, ruas e outros espaços públicos (praças, largos e equipamentos de esporte, lazer e culturais) nos três bairros centrais.
  • 500 km de antipó antigo vão virar asfalto novo e ganhar calçada nova entre 2025 e 2028: 125 km por ano de obra de “pavimentação completa” com asfalto novo e sempre com calçada refeita ou nova e meio fio.
  • Regularização de 180 km ruas não oficiais em 4 anos: Acelerar a oficialização de vias que atendam aos requisitos mínimos para tal, com a finalidade de permitir que a municipalidade possa atuar nestas áreas com a instalação de infraestrutura de drenagem e pavimentos e urbanização. Investimento: R$ 135 milhões/ano.
  • Nova fase do Caminhar Melhor: 200 km de calçadas acessíveis (revitalizadas ou implantadas), em 4 anos, para os 22% da população que andam a pé.
  • Nova fase do Plano Cicloviário com 200 km de novas estruturas cicloviárias nos próximos 4 anos: Já em 2025 serão 70 km para a Curitiba chegar a 400 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. 
  • Conclusão do Bairro Novo da Caximba.
  • Avanço no projeto da Reserva Hídrica do Futuro.
  • Avanço das obras dos novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste.
  • Melhorias na Mateus Leme com Rodovia dos Minérios: Pavimentação de área de acostamento para permitir a implantação de mais uma faixa de circulação na rua Mateus Leme, entre a rodovia PR-092 e a rua Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas, no bairro Abranches (Regional Boa Vista).
  • Construção trincheira Antônio de Cristo e Estrada da Graciosa: Estrutura com extensão de 3.970 metros sob a BR-116, no bairro Atuba (Regional Boa Vista).
  • Construção de ponte sobre o Rio Bacacheri na rua Paulo Turkiewicz / Gugliemo Marconi: Obra com intervenção numa extensão de 2.000 metros, ligando o Bairro Alto e o Tarumã (Regionais Boa Vista e Cajuru).
  • Requalificação da ligação da Estrada Nova de Colombo com a Estrada Canta Cândida, no bairro Santa Cândida (Regional Boa Vista).
  • Construção do novo viaduto na rua Eduardo Pinto da Rocha: sobre a linha férrea, estrutura terá extensão de 347 metros. O viaduto existente, hoje requalificado para a passagem de veículos leves, será desativado passando a servir de passagem a pedestres e ciclistas, estruturado como um boulevard para observação da operação ferroviária, no bairro Alto Boqueirão (Regional Boqueirão).
  • Nova ponte na Rua Nova Aurora: Prolongamento do binário Nova Aurora/Ourizona até a Rua Eduardo Pinto da Rocha com a construção de uma ponte, com extensão de 800 metros, para a ligação da rua Nova Aurora com a Jorge Simão (entre Ribeirão dos Padilhas e Rua Eduardo Pinto da Rocha), integrando o Sítio Cercado e o Alto Boqueirão (Regionais Bairro Novo e Boqueirão).
  • Implantação do Trinário da Avenida Marechal Floriano Peixoto: Trinário de viadutos da Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Marechal Floriano. O novo viaduto na Anne Frank possibilitará a ligação com a Rua Aloísio Finzetto, por sobre a Linha Verde, de quem vem do Boqueirão no sentido Rebouças. Outro viaduto na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza possibilitará duas ligações no sentido Boqueirão passando por cima da Linha Verde: uma de quem vem do centro pela Rua Escritora Lurdes Strozzi e outra de quem vem da Avenida Presidente Wenceslau Braz. A construção será em forma de “Y”, com duas origens (centro e Conectora 3) e destino à região do Boqueirão. O viaduto existente da Avenida Marechal Floriano será a via central do sistema “trinário Marechal” e destinado ao sistema de transporte coletivo, aos pedestres e ciclistas. Sobre o viaduto, será implantada uma nova estação de transporte, permitindo aintegração tarifária entre as linhas que utilizam o eixo da Linha Verde e o eixo Boqueirão. A intervenção irá melhorar o sistema viário e o transporte na ligação entre os bairros Hauer, Prado Velho e Parolin, em uma extensão de 6.055 metros/6 Km (Regionais Boqueirão, Matriz e Portão).
  • Construção de ponte sobre o Rio Bacacheri na rua Paulo Turkiewicz / Gugliemo Marconi: Obra com intervenção numa extensão de 2.000 metros, ligando o Bairro Alto e o Tarumã (Regionais Boa Vista e Cajuru).
  • Obras do Eixo Victor Ferreira do Amaral, com extensão de 1.400 metros (1,4 Km), no bairro Tarumã (Regional Cajuru).
  • Acesso do Contorno Sul ao Eixo de Integração, no bairro CIC (Regional CIC).
  • Linha Verde Sul-Sul: Implantação da ligação viária, numa extensão de 2.000 metros (2 Km) desde a Izaac Ferreira da Cruz até o Contorno Sul, integrando os bairros CIC, Pinheirinho e Tatuquara (Regionais CIC, Pinheirinho e Tatuquara).
  • Construção do Binário do Orleans: Implantação de um binário sobre a rodovia BR-277, numa extensão de 6.000 metros (6 Km) integrando os bairros CIC e Orleans, com a manutenção do viaduto existente e a construção, pelo Governo do Estado, de outro viaduto em paralelo. Caberá à Prefeitura desenvolver o projeto viário nas ligações de ambos os lados da rodovia. No sentido Santa Felicidade, o binário será formado pelas ruas Rua Professor João Falarz e depois Avenida Vereador Toaldo Túlio, por sobre a BR, no itinerário do viaduto existente. No sentido oposto, a Rua Monsenhor Boleslau Falarz, passando pelo novo viaduto a ser construído e seguindo a uma diretriz viária que será aberta até o encontro com a Bernardino Iatauro. A nova estrutura viária possibilitará a ligação até a Rua Eduardo Sprada, numa extensão de 2,2 km, desde a Bernardino Iatauro, onde será implantada a nova diretriz que ligará ao viaduto novo. A intervenção incluirá a implantação de novo pavimento, de calçadas planas e acessíveis e estrutura cicloviária, de novo sistema de drenagem e de serviços de paisagismo e sinalização (Regionais CIC e Santa Felicidade).
  • Construção de viaduto por sobre a BR-476 entre as ruas Rua Hasdrubal Bellegard/Rodolpho Hatschbach, com extensão de 3.300 metros (3,3 km), na CIC (Regional CIC).
  • Implantação da Conectora 1, com extensão de 7.300 metros (7,3 Km), entre o CIC e Capão Raso (Regionais CIC e Pinheirinho).
  • Requalificação da Rua Teffé, com extensão de 1.500 metros (1,5 km), nos bairros Bom Retiro e Vista Alegre (Regionais Matriz e Santa Felicidade). 
  • Construção da trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner: A trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner, com extensão de 3.225  metros, possibilitará a ligação das ruas Alberto Twardowskie Ostoja Roguski eliminando o semáforo existente. A ligação irá melhorar o tráfego na região facilitando a integração no sentido Prado Velho-Cristo Rei. A obra vai eliminar um gargalo de trânsito na ligação à BR-277 no caminho ao litoral. A futura trincheira também será o complemento do binário Chile Guabirotuba, que já conta com a transposição por baixo da Avenida das Torres. A obra também possibilitará a ligação com o binário Roberto Cichon Agamenon Magalhães. A intervenção irá melhorar a circulação viária no bairro Jardim Botânico (Regional Matriz).
  • Obra de transposição em desnível no cruzamento da Avenida Presidente Affonso Camargo x Governador Agamenon Magalhães x João Dranka x Engenheiro Ostoja Roguski + Ligação Viária com a Rua Engenheiros Rebouças, com extensão de 2.500 metros (2,5 km), nos bairros Cristo Rei e Jardim Botânico (Regional Matriz).
  • Requalificação da Avenida Francisco Gulin, na ligação dos bairros Butiatuvinha e Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Correção geométrica na João Azolin com Nicolau José Gravina: Correção geométrica, em uma extensão de 270 metros, para melhorias na circulação no cruzamento das ruas João Azolin com Nicolau José Gravina, no bairro de Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Abertura da rua João Menegusso, numa extensão de 1150 metros, entre a Rua  ngelo Domingos Durigan e Avenida Manoel Ribas, no bairro Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Implantação do binário Manoel Ribas x Via Veneto, com extensão de 4.700 metros, em Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Requalificação da Estrada da Mina do Ouro: Obra na via  entre Ruas Basílio Kowalczuk e Maguari, numa extensão de 470 metros, no bairro Santo Inácio (Regional Santa Felicidade).
  • Obra de transposição em desnível na Rua Vereador Angelo Burbello x BR-116, com extensão de 5.000 metros (5 km), nos bairros Campo de Santana e Umbará (Regionais Tatuquara e Bairro Novo).
  • Ampliação da capacidade da Estrada Delegado Bruno de Almeida no trecho entre a Rua João Batista BettegaJr. e o Bairro Novo da Caximba: com possibilidade de nova ligação metropolitana com o município de Fazenda Rio Grande. Intervenção nos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, numa extensão de 11.350 metros /11,3 Km (Regional Tatuquara).
  • Eixo Antonio Zanon x Presidente João Goulart x Jovenilson Américo de Oliveira: Requalificação da Rua Presidente João Goulart, com nova ligação viária do Terminal Tatuquara em direção à CIC e nova conexão com a rodovia BR-116 pela Rua Vereador  ngelo Burbello, com extensão de 4.975metros no bairro Tatuquara (Regional Tatuquara).