Empresários dos setores de turismo, eventos e transporte de cargas, além de empreendedores, participaram de encontros com Eduardo Pimentel (PSD), candidato a prefeito de Curitiba, na noite dessa quinta-feira (17/10). Ele lembrou que é um administrador, vindo da iniciativa privada, e que vai trabalhar para desburocratizar cada vez mais a rotina dos empresários.
“O poder público tem que ser fomentador de negócios. Tem que criar o cenário ideal para que os negócios aconteçam”, disse o candidato.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Grandes eventos
No Hard Rock Café Eduardo se reuniu com empresários e gestores de entidades ligadas ao turismo, eventos e empreendedorismo. Ele disse que Curitiba vai continuar trabalhando para atrair grandes eventos, que atraem pessoas para a cidade e fomentam a economia.
Eduardo também afirmou que, se eleito, vai estar de portas abertas para discutir com esses setores medidas que beneficiem seus negócios, como um programa para facilitar o pagamento de tributos municipais que estejam em atraso. “Eu sou do diálogo, da compreensão e do avanço”, completou.
Mobilidade urbana
Em seguida, Eduardo foi recebido na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) pelo vice-presidente da entidade, Thiago Pizzatto, e pelo presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Luiz Malucelli, além de empresários do setor.
O grupo entregou um documento ao Eduardo com informações sobre o segmento e sugestões para a administração municipal. Ele, se eleito, se comprometeu a receber os representantes do setor em janeiro na Prefeitura de Curitiba para discutir as propostas apresentadas.
No encontro, o candidato falou das obras de mobilidade que estão em execução na cidade e que vão beneficiar os transportadores, além daquelas que constam do seu plano de governo. Entre elas está a construção do trinário da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Trata-se dos viadutos da Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Marechal Floriano.
O novo viaduto na Anne Frank possibilitará a ligação com a Rua Aloísio Finzetto, sobre a Linha Verde, de quem circula do Boqueirão para o Rebouças. Outro viaduto na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza possibilitará duas ligações no sentido Boqueirão, passando por cima da Linha Verde: uma de quem vem do Centro pela Rua Escritora Lurdes Strozzi e outra de quem vem da Avenida Presidente Wenceslau Braz.
A construção será em forma de “Y”, com duas origens (Centro e Conectora 3) e destino à região do Boqueirão.
O viaduto existente da Avenida Marechal Floriano será a via central do sistema “trinário Marechal” e destinado ao sistema de transporte coletivo, aos pedestres e ciclistas. Sobre o viaduto será implantada uma nova estação de transporte, permitindo a integração tarifária entre as linhas que utilizam o eixo da Linha Verde e o eixo Boqueirão.
A intervenção irá melhorar o sistema viário e o transporte na ligação entre os bairros Hauer, Prado Velho e Parolin, na integração das Regionais Boqueirão, Matriz e Portão, em uma extensão de 6 Km.