O candidato Eduardo Pimentel (PSD), da coligação Curitiba Amor e Inovação, começou a manhã desta sexta-feira (20/9), participando do café da manhã do Dia do Gaúcho, da 61ª Semana Farroupilha, no CTG 20 de Setembro, no Pinheirinho.
“Nós estamos na campanha muito animados, boa receptividade em todos os bairros da cidade e hoje aqui no CTG 20 de Setembro, comemorando a Semana Farroupilha, na frente da Linha Verde preciso anunciar duas obras importantes de mobilidade na região: o trinário da Avenida Marechal Floriano Peixoto e o binário do entorno da Estação-tubo São Pedro”, contou Eduardo.
O candidato explicou que, no entorno da estação São Pedro, na Vila São Pedro, serão construídas duas novas trincheiras interligando por meio de binário as ruas Omar Raymundo Picheth com Marechal Althair Roszanniy, no sentido Xaxim/Capão Raso, e as ruas Barão do Santo Ângelo com Ipiranga, sentido Capão Raso/Xaxim, além de adequações viárias dos acessos às novas trincheiras. As obras serão uma parceria com o Governo do Estado.
“Já estamos com os projetos executivos prontos para as duas trincheiras. Serão investidos R$ 120 milhões, sendo R$ 40 milhões em desapropriação. O binário, numa extensão de 5,5 km, irá melhorar a ligação dos bairros Capão Raso e Xaxim. Todos os editais pretendo lançar em 2025, sendo eleito prefeito de Curitiba”, contou Eduardo.
Trinário Marechal
Já a implantação do trinário da Avenida Marechal Floriano com as ruas Anne Frank e Tenente Francisco Ferreira de Souza, salientou o candidato, irá melhorar o sistema viário e o transporte público na ligação entre os bairros Boqueirão, Hauer, Prado Velho e Parolin, em uma extensão de 6 Km.
Para viabilizar o futuro trinário serão construídos dois novos viadutos nas ruas Anne Frank e Tenente Francisco Ferreira de Souza, que ficarão em paralelo ao atual viaduto da Marechal Floriano.
“Nós estamos terminando o projeto executivo e deveremos lançar o edital de obras até o fim de 2025”, avalia Eduardo.
O novo viaduto na Anne Frank possibilitará a ligação com a Rua Aloísio Finzetto, por sobre a Linha Verde, de quem vem do Boqueirão no sentido Rebouças.
O outro viaduto na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza possibilitará duas ligações no sentido Boqueirão passando por cima da Linha Verde: uma de quem vem do Centro pela Rua Escritora Lurdes Strozzi e outra de quem vem da Avenida Presidente Wenceslau Braz. A construção será em forma de “Y”, com duas origens (centro e Conectora 3) e destino à região do Boqueirão.
O viaduto existente da Avenida Marechal Floriano será a via central do sistema “Trinário Marechal” e destinado ao sistema de transporte coletivo, aos pedestres e ciclistas. Sobre o viaduto, será implantada uma nova estação de transporte coletivo, permitindo a integração tarifária entre as linhas que utilizam o eixo da Linha Verde e o eixo Boqueirão.