Eduardo anuncia nova UPA no Rebouças e assina pacto para o desenvolvimento sustentável de Curitiba

Eduardo anuncia nova UPA no Rebouças e assina pacto para o desenvolvimento sustentável de Curitiba

O candidato Eduardo Pimentel (PSD) assinou, na noite desta quinta- feira (19/9), um Pacto para o Desenvolvimento Sustentável das Organizações da Sociedade Civil no Fomento e Incentivo ao Terceiro Setor no Município de Curitiba. A assinatura do documento aconteceu na sede da Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar) e reuniu várias lideranças de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), como mães de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA), com doenças raras, associações de moradores e comunitárias, representantes de ciganos e povos originários.

A sede da Fetespar fica no bairro Rebouças e uma das novidades da noite foi o anúncio que, se for eleito prefeito, Eduardo vai construir uma das duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), previstas no seu Plano de Governo, no Rebouças. A outra será construída em Santa Felicidade, já confirmada.

“Saúde será prioridade de minha gestão. Vamos ampliar ainda mais as conquistas destes últimos 8 anos, um trabalho conjunto meu e do prefeito Rafael Greca, com a abertura do Hospital do Bairro Novo, as duas novas UPAs, as seis unidades de saúde e o Centro de Diagnóstico por Imagem”, acrescentou Eduardo.

O evento Fetespar também reuniu vários candidatos a vereador da coligação do candidato à Prefeitura.

“Contem comigo, quando recebi o documento já li inteiro e concordo com tudo. A Prefeitura vai continuar fortalecendo o trabalho das Organizações da Sociedade Civil. Vocês recebem o primeiro pedido da população e podem trazer para nós, do poder público. A Fetespar terá acesso direto ao gabinete do prefeito para alinharmos as ações”, disse Eduardo.

Para uma plateia formada por centenas de pessoas, Eduardo expôs as principais propostas do seu plano de governo nas áreas da Saúde, com a construção das 2 novas UPAs, 6 novas Unidades de Saúde, o novo Hospital do Bairro Novo, e o Centro de Diagnóstico por Imagem, por exemplo.

Também falou da Educação, com o reforço do contraturno escolar, construção de novas creches; Habitação, com a criação de 20 mil novas moradias populares; Sustentabilidade Ambiental; profissionalização de jovens com cursos gratuitos nos Liceus de Ofícios e os Mutirões de Empregabilidade, para garantir o primeiro emprego. 

A diretora-presidente da Fetespar, Cirleide Silva, explicou que a reunião foi para discutir políticas públicas. “Hoje aqui todos somos iguais e viemos para falar sobre políticas públicas. Os candidatos precisam ouvir a sociedade e o Eduardo foi o primeiro que veio aqui e se comprometeu a assinar o nosso pacto. Onde o poder público não consegue chegar e fazer, as Organizações do Terceiro Setor fazem”, disse Cirleide.

Educação

Após o evento na Fetespar, Eduardo também participou de um evento no Clube Urca, no bairro Ahú. Ali falou para vários pais, estudantes e professores do Colégio Estadual do Paraná que participavam de um evento em apoio a candidata a vereadora Aline Betenheuser.

“Estamos a 15 dias da eleição e peço para vocês o voto no meu número, no 55. Me preparei para este momento e vou fortalecer o contraturno escolar para garantir o futuro das crianças de Curitiba, investindo em esportes, cultura e língua estrangeira”, afirmou Eduardo.

Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Veja as propostas de Eduardo para a área de Saúde em Curitiba:

  • Inauguração do Hospital do Bairro Novo (200 leitos).
  • ⁠2 novas UPAS: Santa Felicidade e Rebouças.
  • 6 novas UBS: Janaína (Tatuquara), Caximba, Parque Iguaçu (Sítio Cercado), Tarumã, Distrito Sanitário Matriz e Corbélia (CIC).
  • Inauguração do Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem: realização gratuita de exames de Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, ultrassonografias e videoscopias.
  • 2 novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
  • 1 novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba (hoje já tem o Laboratório Encantar).

Veja propostas de Eduardo para o terceiro setor e ação social:

  • Criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos: políticas públicas para pessoas em situação de rua, idosos e famílias em risco social.
  • Criação da Diretoria de Relações com o Terceiro Setor, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos: A nova diretoria vai avançar na execução de ações transversais e intersetoriais com o terceiro setor buscando ampliar as parcerias decorrentes dos Fundos da Pessoa Idosa, Criança e Adolescente e Pessoa com deficiência (que hoje estão na FAS).
  • ⁠Implantação do Housing First, “aluguel social”, destinando auxílio financeiro para que pessoas em situação de rua tenham moradia própria. Duração de 6 meses a 2 anos.
  • ⁠Empresas contratadas pela Prefeitura deverão destinar vagas para pessoas em situação de rua.
  • Ampliação do Programa Família Extensa para pessoas em situação de rua.
  • Inauguração de 2 novos FAS SOS (descentralização).
  • ⁠Ação integrada do município com o Ministério Público, o Judiciário e entidades de classe representativas de Curitiba e do Paraná.