Neste domingo (13/10), a comunidade hispânica de Curitiba se reuniu, no Prado Velho, para celebrar o Dia da Espanha, com comidas e trajes típicos e danças folclóricas. Candidato à Prefeitura de Curitiba que apoia a Cultura, Eduardo Pimentel foi prestigiar o evento no Centro Espanhol e pedir votos para seu número de urna, o 55.
“Os grupos folclóricos serão sempre valorizados dentro da nossa cidade. Assim como a relação comercial de negócios e cultural entre o Brasil, a Espanha e o mundo”, disse Eduardo.
Apoio à Cultura
A cônsul honorária da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco, ressaltou a valorização da Cultura nos últimos 8 anos, na gestão de Rafael Greca, que tem Eduardo Pimentel como vice.
E que tem a certeza de que, com a chapa 55 vencedora, a cidade seguirá com a Cultura efervescendo.
“Tive o prazer de estar com o Eduardo Pimentel em uma reunião com toda a classe artística de Curitiba, em que ele só confirmou suas propostas para seguir com o apoio que estamos recebendo. Nós, os grupos folclóricos, nunca tivemos tanto apoio da Cultura”, disse Blanca.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Ao público presente, Pimentel conto que, aos 20 anos, fez a caminhada de Santiago de Compostela, ao lado de seu pai, Claudio Slaviero, em uma jornada de 800 km em solo espanhol.
“Quando chegamos em Compostela nós tivemos o privilégio de encontrar na praça o Paulo Coelho, o homem do livro. E pra mim foi uma experiência muito grande”, lembrou.
Origem
A Festa Nacional de Espanha ou Dia da Hispanidade é celebrado anualmente a 12 de outubro, data que coincide com a data da chegada dos espanhóis à América, em 12 de outubro de 1492.
Também participaram da festividade o vice-governador Darci Pianna; o representante do Ministério das Relações Exteriores o secretário Paulo Fernando Pinheiro Machado; a vereadora eleita de Curitiba Rafaela Lupion; o assessor de Relações Internacionais de Curitiba Rodolpho Zannin Feijó; o cônsul-geral da Itália no Paraná, Eugênia Berti; o Cônsul do Paraguai, Celso Riquelme; O cônsul honorário do Reino Unido, Adam Patterson; o cônsul honorário da República Dominicana, Adonai Arruda; o cônsul honorário da Federação Russa, Acef Said; a cônsul honorária do Grão Ducado de Luxemburgo, Andrea Vianna; o cônsul honorário do Peru, Luis Sossela; A cônsul honorária da Romênia, Mariah Henning; o coordenador de Linguagem e Etnias da Prefeitura, Carlos Hauer Amazonas de Almeida; Os Clconselheiros do Conselho de Residentes Espanhóis em Curitiba, Cayo Martín Cristobal e Ricardo Miner Navarro; a conselheira do Conselho de Residentes Espanhóis em Santos, Mabel Cardama e presidentes de grupos folclóricos.
Confira as propostas de Eduardo para a Cultura em Curitiba:
- Descentralização e ampliação da programação cultural.
- Em 4 anos, ampliar o orçamento municipal de Curitiba de 1% para 3%, para promover a descentralização da cultura.
- Ampliação do calendário de grandes eventos culturais: Oficina de Música, Carnaval, Aniversário da Cidade, Festival de Inverno, Festival da Palavra e Natal de Curitiba.
- Editais regionalizados do Fundo Municipal de Cultura para incluir novos agentes culturais.
- Maior apoio à Economia Criativa: Novos editais e disponibilidade de infraestrutura e logística.
- Criação do festival de arte e cultura “Primavera Cultural” em todas as Regionais.
- Fortalecimento da Fundação Cultural de Curitiba: Concurso público e modernização dos espaços.
- Restauração do Complexo Cultural Solar do Barão.
- Construção da Escola Municipal de Circo no Centro Histórico.
- Conclusão das obras do Estúdio Riachuelo (incubadora de arte digital).
- Implantação do “Corredor Criativo de Curitiba”: espaços culturais do Centro, Largo da Ordem e São Francisco.