Na noite desta quarta-feira (2/10), Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Prefeitura de Curitiba, foi recebido com aplausos de pé por empresários e empresárias do setor de comércio e serviços em um jantar organizado pela Fecomércio-PR e pela Associação Comercial do Paraná (ACP), em Santa Felicidade.
O evento, com a presença do governador do Paraná em exercício, Darci Piana, reuniu lideranças do setor que ouviram as propostas de Eduardo para o fortalecimento econômico da cidade, destacando o papel do comércio e serviços na geração de emprego e renda.
Eduardo Pimentel, ao lado de Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Durante o encontro, o candidato destacou sua trajetória no associativismo e o compromisso com a continuidade das políticas que, junto com o prefeito Rafael Greca, têm transformado Curitiba nos últimos oito anos.
“Venho da iniciativa privada, e minha família tem tradição no setor empresarial. Sei da importância de apoiar o empreendedorismo para o crescimento da nossa cidade,” afirmou Eduardo
Ele também reforçou a importância da parceria entre o setor produtivo e a administração pública, propondo a flexibilização do horário de funcionamento do comércio e a requalificação do centro de Curitiba, com foco na segurança, infraestrutura e incentivo ao turismo e gastronomia.
O plano de governo de Eduardo contempla o Redesenvolvimento da Região Central (Centro, Rebouças e São Francisco). Além da ampliação da Muralha Digital e da continuidade na modernizar a iluminação pública para dar mais segurança nos três bairros, o Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba propõe incentivos inéditos para que construtoras transformem prédios antigos desocupados em moradias (retrofit) e uma nova fase do programa Rosto da Cidade, de renovação de prédios históricos, ruas e outros espaços públicos nos três bairros centrais.
Propostas de Eduardo para Curitiba ter mais empregos e renda nos próximos 4 anos:
- Avanço do Vale do Pinhão: Maior apoio ao ecossistema de inovação, que reúne empreendedores, startups, aceleradoras, universidades, grandes empresas, economia criativa e entidades.
- Geração de postos de trabalho em serviços contratados pelo município e como contrapartida de entidades/empresas beneficiadas com isenções fiscais.
- Ampliação das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a geração de empregos locais.
- Fortalecer a Escola de Inovação da Agência Curitiba, implantada em 2024 no Pinhão Hub, no Rebouças.
- Ampliar a programação e parcerias de cursos dos programas Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, Empregotech40+ e Empreendedora Curitibana.
- Aumentar a formalização no mercado de trabalho em Curitiba nos Espaços Empreendedor.
- Ampliação dos Mutirões de Emprego: prioridade jovens, PCD e 50+.
- Ampliação da programação de eventos de inovação: Paiol Digital, Empreendedora Curitibana e Feira da Inovação.
- Seguir atraindo e promovendo grandes eventos para Curitiba.
- Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba.
- Estimular o setor para que os eventos realizados em Curitiba sejam carbono zero.
- Criação da Política Municipal para Economia Criativa.
- Ampliação do Liceu de ofícios Criativos.
- Volta da Feira do Design na Praça Espanha.
- Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa.
- Criação do Distrito Criativo de Curitiba no Centro Histórico.
- Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos.
- Ampliar o portal da Escola de Turismo: banco de currículos e vagas de emprego.
- Fortalecer a Feira do Largo da Ordem.
- Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica.
- Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.
- Implantação do Programa Metropolitano de Compras Públicas.
- Implantação do alvará automático para edificações de baixa complexidade: até 200 m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística.
- Ampliação de soluções inovadoras de governança com foco em cidades inteligentes: mais serviços digitais.