Eduardo Pimentel, candidato à Prefeitura de Curitiba pela coligação Curitiba Amor e Inovação, participou na noite dessa terça-feira (1/10) de um encontro com profissionais da inovação. Especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo disse que o poder público tem que ser fomentador de negócios, tem que criar o ambiente ideal para que os negócios aconteçam.
“Curitiba continuará sendo a capital mundial da inovação. Vamos investir na profissionalização dos cidadãos, porque tem empresa querendo contratar, mas falta pessoal qualificado” afirmou.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
O encontro contou com a participação de diversos profissionais e lideranças do setor. Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, afirmou que a gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel foi “a que mais fez pelo empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes”.
Ele lembrou que até o início da gestão, em 2017, Curitiba abrigava aproximadamente 60 startups. Agora, passados oito anos, já são quase 800. “Curitiba está consolidada como um dos maiores ecossistemas de inovação do país”, completou.
Compromisso assumido
Durante o encontro, Eduardo Pimentel também assinou uma carta de compromisso entre o candidato e o World Creativity Day 2025, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. O documento ratifica o compromisso de Eduardo de trabalhar em parceria com os agentes do ecossistema criativo para consolidar Curitiba como um modelo nacional de inovação e dinamismo cultural.
Entre os compromissos assumidos estão o de implementar políticas educacionais que incentivem o empreendedorismo e a criatividade desde a educação básica; integrar a economia criativa ao planejamento de sustentabilidade urbana; promover políticas públicas que estimulem a inovação e a criatividade; criar e ampliar programas de incentivo às indústrias criativas; e promover a valorização e a requalificação dos espaços culturais e criativos na cidade, fortalecendo o ecossistema local.
Veja as propostas de Eduardo para o desenvolvimento econômico:
- Geração de postos de trabalho em serviços contratados pelo município e como contrapartida de entidades/empresas beneficiadas com isenções fiscais.
- Fortalecer a Escola de Inovação da Agência Curitiba, implantada em 2024 no Pinhão Hub, no Rebouças.
- Ampliar a programação e parcerias de cursos dos programas Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, Empregotech40+ e Empreendedora Curitibana.
- Aumentar a formalização no mercado de trabalho em Curitiba nos Espaços Empreendedor.
- Ampliação dos Mutirões de Emprego: prioridade para jovens, pessoas com deficiência e 50+.
- Ampliação da programação de eventos de inovação: Paiol Digital, Empreendedora Curitibana e Feira da Inovação.
- Seguir atraindo e promovendo grandes eventos para Curitiba.
- Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba.
- Estimular o setor para que os eventos realizados em Curitiba sejam carbono zero.
- Criação da Política Municipal para Economia Criativa.
- Ampliação do Liceu de Ofícios Criativos.
- Volta da Feirinha do Design na Praça Espanha.
- Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa.
- Criação do Distrito Criativo de Curitiba no Centro Histórico.
- Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos.
- Ampliar o portal da Escola de Turismo: banco de currículos e vagas de emprego.
- Fortalecer a Feira do Largo da Ordem.
- Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica.
- Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.
- Implantação do Programa Metropolitano de Compras Públicas.
- Implantação do alvará automático para edificações de baixa complexidade: até 200 m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística.