Eduardo é a garantia de que o SUS Curitibano seguirá como exemplo de serviço de Saúde

Eduardo é a garantia de que o SUS Curitibano seguirá como exemplo de serviço de Saúde

Em reunião no Comitê 55 do Paiol nesta sexta-feira (18/10), o candidato à Prefeitura de Curitiba pela Coligação Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), participou de uma reunião com profissionais da Saúde e reforçou seu compromisso com os avanços no atendimento no setor, com abertura de um hospital no Bairro Novo, duas novas UPAs, seis Unidades de Saúde e a criação de um Centro de Diagnósticos que vai acelerar as consultas de especialidades.

“Curitiba merece e terá um atendimento cada vez melhor para nossas famílias”, disse Eduardo, que também falou sobre sua carta-compromisso com as equipes da Fundação Estatal de Atenção à Saúde, a FEAS.

Entre os pontos do documento,  o candidato vai implantar plano de cargos e rever os salários dos funcionários da Fundação.

Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

SUS Curitibano eficiente

O prefeito Rafael Greca prestigiou o encontro. “Fizemos o SUS mais eficiente e generoso do país. Com o Eduardo, a cidade seguirá avançando”, disse. A deputada estadual e ex-secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, também esteve presente.

Eduardo reafirmou que garantir acesso aos serviços de Saúde às famílias curitibanas é um dos pilares do seu plano de governo.

“Nosso Centro  de Diagnóstico será referência, assim como já é o nosso Laboratório Municipal. Também abriremos duas novas UPAs e 6 unidades de saúde, além de reforçar os quadros com mais contratações”, destacou o candidato. As UPAs serão no Rebouças e em Santa Felicidade.

Curitiba restaurada

“Quando assumimos, em 2017, não tinha paracetamol nos postos de saúde, pegamos uma cidade quebrada e muito foi feito nos últimos oito anos. Vamos continuar no bom caminho e avançar”, lembrou o candidato.

Hospital e maternidade

O futuro Hospital do Bairro Novo que Eduardo irá abrir terá 200 leitos, sendo 57 de UTI. Contará com leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil.

“A região que mais cresce em Curitiba é o Sul da cidade, e no Sítio Cercado vamos abrir um hospital municipal para atender a população”, destacou.

Outra frente na proposta de Eduardo é a ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a abertura de duas novas unidades. Com isso, Curitiba passará a contar com 11 UPAs.

As novas unidades se somam aos avanços anteriores, como a abertura da UPA Tatuquara e a reforma e reabertura da UPA CIC, que estavam fechadas antes da gestão de Eduardo Pimentel como vice-prefeito ao lado de Rafael Greca. Esse reforço na rede de pronto atendimento é o planejamento frente à demanda por serviços de saúde de emergência em Curitiba.

Mais 6 Unidades de Saúde

A atenção básica também será fortalecida na gestão de Eduardo. Ele propõe a abertura de seis novas Unidades Básicas de Saúde em comunidades estratégicas como Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Matriz e Corbélia. Com elas, Curitiba passará a contar com 115 Unidades Básicas de Saúde.

As novas unidades ampliarão o acesso aos cuidados primários e preventivos, ajudando a desafogar outros postos. Eduardo destaca que, graças ao aplicativo Saúde Já, os agendamentos serão feitos de forma rápida e sem filas, como acontece atualmente.

A saúde mental e o atendimento especializado também se destacam nas propostas do candidato de Rafael Greca. Na gestão de Eduardo Curitiba vai abrir dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), aumentando para 15 o número de CAPS na cidade.

Outra novidade é que os CAPS passarão a atender 24 horas, ampliando o suporte a pacientes em crise e facilitando seu retorno ao convívio familiar.

Além disso, será inaugurado um segundo Centro de Atenção ao Autismo, complementando o trabalho já realizado pelo Ambulatório Encantar, que foi revitalizado e ampliado em 2019.

Confira as propostas de Eduardo para a Saúde:

  • Inauguração do Hospital do Bairro Novo (200 leitos).
  • 2 novas UPAS: Santa Felicidade e Rebouças.
  • 6 novas UBS: Janaína (Tatuquara), Caximba, Parque Iguaçu (Sítio Cercado), Tarumã, Distrito Sanitário Matriz e Corbélia (CIC).
  • Inauguração do Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem: realização gratuita de exames de Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, ultrassonografias e videoscopias.
  • 2 novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
  • 1 novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba (hoje já tem o Laboratório Encantar).
  • Ampliação da Central Saúde Já para o monitoramento das pessoas em acompanhamento de condição crônica.