Eduardo é o único candidato com propostas claras para revitalizar o Centro de Curitiba

Eduardo é o único candidato com propostas claras para revitalizar o Centro de Curitiba

O candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), propõe uma grande revitalização do Centro de Curitiba nos próximos quatro anos. Seu Plano de Governo é o único que traz ações claras e viáveis para tornar a região central da capital ainda mais atraente e segura para as pessoas morarem e visitarem. A ideia é criar condições para que mais pessoas vivam e circulem no Centro. Isso será possível com maior segurança, resgate da dignidade de pessoas em situação de rua e fomento ao comércio e aos setores de serviço, imobiliário e turismo.

“Para revitalizar o Centro é preciso atuar em várias frentes: social, segurança, urbanística, moradia e econômica. Vamos dar condições para que quem vive em risco social tenha dignidade e deixe a rua; aumentar a segurança para quem trabalha, vive ou visita a região central; apoiar ainda mais o comércio e serviços do Centro e avançar nas iniciativas de programas como Rosto da Cidade e Caminhar Melhor, de revitalização urbana, para incentivar que mais pessoas morem no Centro”, conta Eduardo.

Eduardo, ao lado doe Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

O candidato lembra que ele e o prefeito Rafael Greca já vêm pondo em prática várias iniciativas de renovação do Centro, preparando as bases para a revitalização proposta a partir de 2025.

“Começamos ampliando a Rede de Proteção Social e reforçando a segurança do patrimônio público, integrando mais câmeras de monitoramento da Defesa Social à Muralha Digital. Também aumentamos o efetivo da Guarda Municipal com o chamamento de aprovados em concurso. Simultaneamente investimentos na abertura e revitalização de espaços públicos e apoiamos proprietários que quisessem fazer a renovar imóveis no Centro”, explica Eduardo.

Abandonados por administrações anteriores, o Centro voltou a ser frequentado por turistas, bem como por famílias, jovens e idosos curitibanos.

Segurança reforçada

Responsável por reduzir em 40% o risco de furtos e assaltos em espaços públicos monitorados por suas câmeras, a Muralha Digital ganhará reforço, segundo o Plano de Governo de Eduardo, com a implantação de mais pontos de vigilância e uma maior integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar.

“Como nos bairros, vamos investir na ampliação no Centro da cobertura da Muralha Digital e na atuação conjunta das forças públicas para fortalecer o policiamento de proximidade orientado pela inteligência de dados do Mapa de Risco da Muralha. Também será criado o Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal”, salienta Eduardo.

Eduardo também já confirmou que fará concurso público da GM no início do próximo ano e que tem o compromisso do governador Ratinho Júnior de que o efetivo total de agentes de segurança em Curitiba chegará a 4 mil com a ampliação do trabalho conjunto da GM e PM, beneficiando também o Centro.

Além disso, o candidato promete continuar a modernização da iluminação pública com LED, que ajuda a ampliar a capacidade de monitoramento das câmeras da Muralha Digital e dos profissionais de segurança e, não menos importante, dá maior sensação de tranquilidade para quem trabalha ou estuda a noite e precisa circular.

Proteção social

Eduardo ainda está atento à importância de buscar caminhos para dar maior dignidade para quem vive hoje em situação de rua na Região Central.

“Vou pôr em prática programas e reestruturar a Rede de Proteção Social de Curitiba atual para que essa parcela de cidadãos deixe de viver em exclusão social”, justifica o candidato.

Entre as medidas que Eduardo vai implementar estão o Housing First, “aluguel social”, destinando auxílio financeiro para que pessoas em situação de rua tenham moradia própria; empresas contratadas pela Prefeitura deverão destinar vagas para pessoas em situação de rua; inauguração de duas novas unidades da FAS-SOS; e mais vagas em comunidades terapêuticas.

Rosto da Cidade

Eduardo sabe que para atrair mais moradores e visitantes para o Centro de Curitiba é preciso também investir na revitalização de espaços públicos, como tem ocorrido nos últimos anos com os programas Rosto da Cidade e Caminhar Melhor, e em novas experiências culturais e de lazer.

Exemplos não faltam como o Cine Passeio e as renovações do Passeio Público, da região do Mercado Municipal, do Largo da Ordem, das Ruínas de São Francisco e do Belvedere. Também foi reaberto o Centro de Esporte e Lazer (CEL) da Praça Oswaldo Cruz, que estava com obras paralisadas até o fim de 2016 e que voltou a atender a população em 2018 com muitas melhorias (piscina coberta e quadra de padel). Atualmente, o espaço está passando por uma nova revitalização.

“Além de continuarmos a manter tudo bem cuidado no Centro, o Plano prevê a restauração do Complexo Cultural Solar do Barão, a revitalização da Rua 24 horas e região, a implantação da Escola Municipal de Circo no Centro Histórico e a conclusão das obras do Estúdio Riachuelo, que será uma polo e incubadora de economia criativa para fomentar a produção de games, animação e ilustração digital”, destaca Eduardo.

Ainda para promover a revitalização do Centro, o candidato vai lançar o “Corredor Criativo de Curitiba”, para movimentar o comércio, bares, restaurantes, entretenimento e economia criativa (artesanato, moda e cultura). Será um roteiro de experiências culturais que vai reunir atrações como Cine Passeio, Teatro Guaíra, Capela Santa Maria, Galeria e Teatro da Caixa, Paço da Liberdade, Coreto Digital, Memorial de Curitiba, Solar do Barão, Teatro Novelas Curitibanas, Cinemateca, Ruínas de São Francisco, Belvedere, Museu Paranaense, Casa da Memória e outros espaços culturais do Centro.

Habitação diversificada

A revitalização do Centro ainda passa, na visão de Eduardo, pelo estímulo à produção de habitação diversificada nos três bairros. Assim, o candidato propõe que o município incentive que as construtoras façam “retrofit” de prédios antigos, transformando imóveis comerciais fechados em edifícios residenciais, garantindo uma reocupação sustentável da região central.

Apoio ao comércio

Para fortalecer os setores de comércio, serviços e entretenimento na Região Central, Eduardo pretende ainda avançar na desburocratização da concessão de alvarás para a abertura e ampliação de estabelecimentos, como bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e casas noturnas.

O candidato também se compromete a desburocratizar e dar celeridade às autorizações para a realização de eventos em áreas públicas e particulares.

“Melhoramos muito nossos processos de emissão de alvarás, simplificamos trâmites e documentação, prestamos serviços online e, no caso dos eventos, reduzimos o ISS (Imposto Sobre Serviço) de 5% para 2%. Vamos fazer ainda mais em favor de quem empreende para que Curitiba cresça e gere oportunidades”, destaca o candidato do PSD.

Turismo e eventos

Eduardo ainda vai atrair e promover grandes eventos para a cidade para movimentar o setor hoteleiro, de bares e restaurantes e o comércio em geral, beneficiando principalmente o Centro.

O candidato do PSD lembra que, iniciativas da atual gestão de Eduardo e Greca, como a redução do ISS de 5% para 2% para grandes eventos e o lançamento do Inverno Curitiba, do Festival da Palavra e das 7 edições do Natal de Curitiba recolocaram a cidade na agenda de grandes eventos e show, bem como na lista dos destinos mais visitados do Brasil durante todo o ano. 

Como resultado: Curitiba recebeu mais de 7,4 milhões de turistas só em 2022 (dado mais recente).

“Vamos apoiar mais o setor de turismo e o setor de eventos, tendo forte impacto no Centro de Curitiba, com o objetivo de aumentar o número de turistas, arrecadar impostos, movimentando o comércio e setor de serviços, beneficiando também taxistas e motoristas de aplicativo e gerando emprego e renda por meio de investimentos na melhoria da infraestrutura”, salienta Eduardo.

Entre as iniciativas previstas para a área de turismo, que irão beneficiar e atrair mais pessoas para Curitiba, estão a criação do Fundo Municipal de Turismo, que permitirá aumentar a capacidade divulgação de Curitiba e de articulação de todo o setor pelo Instituto Municipal de Turismo; a criação do Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal; a implantação dos Centros de Autoatendimento ao Turista 24 horas; a ampliação do Wi-fi gratuito em atrações turísticas e novos pontos de embarque e desembarque para ônibus de turismo na região central.