O candidato a prefeito Eduardo Pimentel (PSD), da coligação Curitiba Amor e Inovação, foi recebido com muita alegria e confiança pela população na caminhada na Regional Bairro Novo. Ao lado do prefeito Rafael Greca, ele percorreu a Rua São José dos Pinhais e depois a Rua Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado.
“Nesta reta final estou muito animado e feliz, com a agenda cheia de compromissos e percorrendo a cidade, ouvindo as pessoas, falando sobre o futuro da cidade”, salientou Eduardo, ao cumprimentar moradores e comerciantes.
Greca, além de participar da grande mobilização no Bairro Novo, esteve em um almoço com lideranças no Pinheirinho.
“Vim apresentar meu candidato pra vocês: o Eduardo está preparado”, disse o prefeito.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, número 55, são os candidatos da coligação formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Apoio da população
Meyre Ribas, liderança comunitária na Vila Sambaqui, é fã do Eduardo. “Sou 55, decidi faz tempo. A gestão foi muito boa para nossa região. As ruas ganharam asfalto novo. Agora precisamos de mais saúde, o Eduardo vai fazer um hospital no Bairro Novo e isso será muito bom”, afirmou Meire, moradora da vila há 20 anos.
Reginaldo Silva mora no bairro há quase 30 anos. “Queremos mais profissionais nos postos de saúde”, disse.
O candidato do PSD reiterou que seu plano de governo já prevê contratações nessa área e lembrou que a saúde das famílias curitibanas é um dos pilares do seu Plano de Governo.
“O Hospital do Bairro Novo será referência e também abriremos duas novas UPAs e seis unidades de saúde”, destacou Eduardo.
“Quando assumimos, em 2017, não tinha paracetamol nos postos de saúde, pegamos uma cidade quebrada”, lembrou o candidato.
Dona Zoraide Almeida está confiante no 55. “Essas propostas para a saúde com certeza farão a diferença”, avaliou ela.
Mais um hospital
O futuro Hospital do Bairro Novo que Eduardo irá abrir terá 200 leitos, sendo 57 de UTI. O novo hospital curitibano ficará na região Sul da cidade, contará com leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil.
“A região que mais cresce em Curitiba é o Sul da cidade e no Sítio Cercado vamos abrir um hospital municipal para atender a população”, destacou Eduardo.
O candidato do PSD também confirmou que irá abrir duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Com isso, Curitiba passará a contar com 11 UPAs. As novas unidades serão no Rebouças e em Santa Felicidade.
As duas UPAs inéditas vão se somar a avanços anteriores, como a abertura da UPA Tatuquara e a reforma e reabertura da UPA CIC, que estavam fechadas antes da gestão de Eduardo como vice-prefeito ao lado de Rafael Greca. Esse reforço na rede de pronto atendimento é o planejamento frente à demanda por serviços de saúde de emergência em Curitiba.
Mais 6 Unidades de Saúde
A atenção básica também será fortalecida na gestão de Eduardo. Ele propõe a abertura de seis novos postos de saúde em comunidades estratégicas como Janaína (Tatuquara), Caximba, Parque Iguaçu (Sítio Cercado), Tarumã, Matriz e Corbélia (CIC). Com elas, Curitiba passará a contar com 115 Unidades Básicas de Saúde.
As novas unidades ampliarão o acesso aos cuidados primários e preventivos, ajudando a desafogar outros postos.
Eduardo lembra que, graças ao aplicativo Saúde Já, os agendamentos hoje são feitos de forma rápida e sem filas, como acontece atualmente.
A saúde mental e o atendimento especializado também se destacam nas propostas do candidato de Rafael Greca. Na gestão de Eduardo, Curitiba vai abrir dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), aumentando para 15 o número de CAPS na cidade.
Outra novidade é que os CAPS passarão a atender 24 horas, ampliando o suporte a pacientes em crise e facilitando seu retorno ao convívio familiar.
Veja as principais propostas de Eduardo para os bairros da Regional Bairro Novo:
- Implantação do Hospital do Bairro Novo, com 200 leitos (57 de UTI).
- Implantação da Unidade Básica de Saúde Parque Iguaçu, no Sítio Cercado.
- Adequar número de profissionais na UPA Sítio Cercado.
- Adequar quadro de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros da Regional Bairro Novo.
- Implantação de Escola Especial na Regional Bairro Novo.
- Inauguração de novos CMEIS, com a oferta de mais vagas nas creches.
- Revitalização das escolas de educação integral.
- Ampliação de unidades de educação especial.
- 100% das Escolas Municipais com o programa Curitibinhas Poliglotas: Aulas de inglês e espanhol.
- Ruas com antipó antigo vão ganhar asfalto de qualidade e calçadas novas entre 2025 e 2028: Serão obras de “pavimentação completa” com asfalto novo e sempre com calçada refeita ou nova e meio fio.
- Nova fase do programa Caminhar Melhor: Mais calçadas acessíveis (revitalizadas ou implantadas), em 4 anos.
- Nova fase do Plano Cicloviário: Ampliação das estruturas cicloviárias nos próximos 4 anos, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
- Aluguel Social Permanente: Auxílio financeiro para locação social para que o cidadão em processo de emancipação não comprometa toda a sua renda.
- Maior subsídio financeiro para famílias das faixas 1 e 2 darem entrada: Combinação de subsídios da Prefeitura e do Estado.
- Implantação do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI): Descentralização da Muralha Digital, com mais câmeras pelos bairros de maior risco, e policiamento de proximidade orientado pela Inteligência de dados do Mapa de Risco.
- Fortalecimento da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na Área de Segurança Pública: 4.000 agentes de segurança atuando em conjunto (GM e PM) na capital.
- Readequação do espaço externo do Clube da Gente Bairro Novo, com a implantação de uma cancha de vôlei de areia, uma de beach tenis e readequar a antiga área de skate em quadra de tênis, no Sítio Cercado.
- Ampliação da sala de musculação do Clube da Gente Bairro Novo com a aquisição de mais equipamentos cardiorespiratórios (esteiras, elípticons, bicicletas estacionárias), no Sítio Cercado.
- Ampliação do horário das principais unidades de esporte e lazer dos bairros, que será das 6h até as 22h.
- Oferta de aulas de skate gratuitas nas pistas públicas de Curitiba.
- Implantação do programa Aprendiz Atleta (14 a 24 anos).
- Inauguração do segundo hospital municipal veterinário na Região Sul de Curitiba.
- Projeto para implantação de Rotas Acessíveis na Rua Aparecido Caetano, no bairro Ganchinho.
- Implantação da grama sintética na Praça Marçal Justen (Vila Coqueiros), entre a Rua David Tows e a Rua Cidade Xaxim, no bairro Sítio Cercado.
- Contenção talude Arroio Boa Vista – Rua Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares, no Sítio Cercado.
- Revitalização Rua Gustavo Prestes Aldenucci, no Sítio Cercado.
- Implantação de rotatória no Sítio Cercado: Correção geométrica numa extensão de 200 metros com implantação de rotatória no cruzamento das ruas Mandirituba com Celeste Tortato Gabardo, no Sítio Cercado.
- Implantação do eixo Rua Tijucas do Sul/Guaçuí: Implantação de nova transposição em desnível com a ferrovia, com extensão de 900 metros, no bairro Sítio Cercado.
- Implantação do binário das ruas Izaac Ferreira da Cruz x Marte, com extensão de 6.550 metros, no bairro Sítio Cercado.
- Implantação do binário das ruas Quitandinha x Mandirituba, com extensão de 1.410 metros, no bairro Sítio Cercado.
- Construção da nova ponte na Rua Nova Aurora: Prolongamento do binário Nova Aurora/Ourizona até a Rua Eduardo Pinto da Rocha com a construção de uma ponte, com extensão de 800 metros, para a ligação da rua Nova Aurora com a Jorge Simão (entre Ribeirão dos Padilhas e Rua Eduardo Pinto da Rocha), integrando o Sítio Cercado e o Alto Boqueirão.
- Correção geométrica para melhorias na circulação no cruzamento da rua Eduardo Pinto da Rocha com Estrada do Ganchinho na ligação dos bairros Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho.
- Melhorias na circulação em vias do Umbará: Correção geométrica para melhorias na circulação no cruzamento da rua Nicola Pelanda com rua Bôrtolo Pelanda.