Nesta sexta-feira (16/8), primeiro dia oficial da propaganda eleitoral, Eduardo Pimentel (PSD) estabeleceu um compromisso firme: avançar ainda mais na saúde municipal. Durante uma visita ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, no Centro, Eduardo anunciou que vai contratar médicos pediatras, generalistas, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da área, além de construir um novo hospital no Bairro Novo, aumentar a parceria com os hospitais da cidade, como a Santa Casa, e criar um Centro de Apoio ao Diagnóstico por Imagem para dar agilidade aos exames.
Acompanhado pela deputada estadual Márcia Huçulak, Pimentel foi recebido pelo diretor-geral da instituição, Rogério Kuntz, e teve a oportunidade de conversar com lideranças e colaboradores do hospital, um dos mais antigos e respeitados da cidade.
“Minha candidatura representa um avanço seguro para Curitiba, garantindo uma transição tranquila e a continuidade de uma administração competente e focada no bem-estar das pessoas. Vou preservar o legado positivo do prefeito Rafael Greca e colocar em prática o que aprendi com ele nesses 8 anos”, disse Eduardo.
“Também aprendi muito sendo secretário de Estado das Cidades, com o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que investe nos 399 municípios em infraestrutura de saúde, infraestrutura urbana, de drenagem e contra as cheias”, completou Eduardo.
Novas unidade de Saúde
Eduardo comprometeu-se a criar seis Unidades Básicas de Saúde, um Centro de Atenção ao Autismo e dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Agradeceu e elogiou o trabalho realizado pela Santa Casa durante a pandemia e relembrou sua atuação no período. Eduardo tomou a frente das ações para assegurar agilidade na distribuição das vacinas e na abertura de leitos para atender com qualidade a população. “Eu acredito nas vacinas que salvam vidas, no SUS fortalecido e na competência e dedicação dos profissionais da saúde”, disse Eduardo.
Educação e transporte
Em sua apresentação, Eduardo enfatizou que seu plano de governo tem propostas claras e abrangentes para fortalecer a saúde, mas também expandir os serviços em outras áreas essenciais. Citou medidas que, se eleito prefeito, ele implantará para fortalecer a educação e o transporte público.
Além da saúde, Pimentel abordou suas propostas para a educação e o transporte público. Ele se comprometeu com a abertura de 30 novas creches, a inclusão de aulas de inglês e cidadania para todos os estudantes e a ampliação das vagas para a educação infantil, com abertura de 30 creches. No setor de transporte, ressaltou a importância de tarifas acessíveis.
“Faremos nova licitação do transporte coletivo e, a partir daí, vamos trabalhar para uma tarifa menor, com redução aos domingos, gratuidade para quem estiver desempregado, criar novas linhas com ônibus elétricos e de qualidade e mais integração metropolitana”, disse Eduardo.
Apoio e sugestões
Além de debater seu plano de governo, Eduardo teve a oportunidade de conhecer as instalações do hospital, que abrigam 280 leitos, sendo 80% destinados ao SUS. Ele conversou com pacientes e familiares, recebeu apoio e sugestões para suas propostas.
Simone de Oliveira Lima, auxiliar de serviços gerais, 42 anos, estava entre as pessoas que ouviram Eduardo contar como se preparou para administrar Curitiba. Foi o segundo encontro dela com o vice-prefeito de Curitiba; o primeiro, há pouco mais de dois meses, foi durante um mutirão de empregabilidade promovido pelo município. Emocionada, Simone expressou seu desejo de ver Curitiba continuar sendo bem cuidada e apoiou a candidatura de Pimentel.
“Consegui meu emprego, gosto de viver numa cidade que é bem cuidada e quero que ela continue assim. É por isso que espero e vou votar para que o Eduardo seja prefeito”, disse Simone.
Programa eleitoral
O primeiro dia de campanha também incluiu a gravação de vídeos para o programa eleitoral, que começará em 30 de agosto. Nas ruas do centro de Curitiba, Pimentel recebeu manifestações de apoio de moradores e comerciantes, incluindo a empresária Laidi De Rocco, que elogiou o trabalho de Greca e declarou seu voto.
“Quero que Curitiba permaneça nas mãos de um prefeito que ama a cidade e olha com carinho para as pessoas. Eu gosto muito do trabalho do Greca, quero seguir assim e por isso é o Eduardo que vai receber o meu voto”, disse Laidi.