O candidato a prefeito de Curitiba pela Coligação Curitiba Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), assinou, na tarde desta sexta-feira (23/9), o Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas, iniciativa conjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Os signatários do Pacto se comprometem a contribuir para pleitos municipais sem violência e sem desinformação no Paraná.
“Estou comprometido em fazer uma campanha pacífica, baseada em propostas concretas e com muito respeito à população, sem ataques ou ofensas. Nosso propósito é apresentar soluções reais para melhorar a vida de todos os curitibanos”, disse Eduardo.
A assinatura foi feita durante o lançamento do Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas, no salão nobre do campus da UFPR na Santos Andrade. O evento teve a participação do presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; da diretora do curso de Direito da UFPR, Melina Fachin; e do professor de Direito da UFPR, Rodrigo Luis Kanayama.
Cultura da paz
O reitor da UFPR parabenizou candidatos e instituições que aderiram ao Pacto já no dia de seu lançamento.
“A cultura da paz não representa a ausência de conflitos, mas sim que eles devem ser resolvidos com diálogo. Parabenizo os que estão sacramentando e selando esse importante pacto pela Democracia”, disse Fonseca.
Ações conjuntas
Por meio do Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas, serão realizadas ações conjuntas de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e ao assédio eleitoral.
Também serão feitas orientações às siglas partidárias, capacitação de órgãos públicos e privados e de sindicatos de trabalhadores sobre temas e medidas para educar e conscientizar o eleitorado.