A atleta curitibana Julia Soares, que participa do programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, conquistou nesta terça-feira (30/7) a medalha de bronze na ginástica artística por equipes, junto com a Seleção Brasileira na Olimpíada de Paris-2024. O resultado foi o melhor da história, pois o Brasil nunca havia conquistado uma medalha por equipe na ginástica artística feminina.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou a conquista nas redes sociais e lembrou da diferença que o Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba faz na vida dos atletas.
“As atletas brasileiras conquistaram a medalha inédita na ginástica artística. Parabéns, meninas, especialmente para a nossa curitibana Julia Soares. Vocês são orgulho do Brasil”, afirmou Eduardo nas redes sociais.
O primeiro lugar das equipes na ginástica artística ficou com os Estados Unidos, com 171.268 pontos, em segundo ficou a Itália, com 165.494 pontos, e o Brasil fechou o pódio com 164.497 pontos.
Além de Julia Soares, a equipe brasileira era formada pelas companheiras Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva.
Segundo o vice-prefeito, com o Incentivo ao Esporte, Curitiba ajuda seus atletas, paratletas, profissionais em esporte e paradesporto, assim como entidades de diversas modalidades esportivas a conseguir um desempenho destacado e levando o nome da cidade às principais disputas nacionais e internacionais.
“Curitiba tem se dedicado com seus espaços para o lazer e para o esporte de alto rendimento. Eu gosto do esporte e quero que se fortaleça cada vez mais na cidade de Curitiba”, disse Eduardo.
Capital do Esporte
Com o maior investimento da história da cidade em equipamentos, programas e auxílio aos atletas, Curitiba trabalha a cultura da prática do esporte e da atividade física, desde a infância.
Em parceria com diversas secretarias, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude incentiva e proporciona a oportunidade aos curitibanos e curitibinhas de conhecer as mais diversas modalidades esportivas.
Incentivo ao Esporte
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba foi estabelecido pelo Artigo 87 da Lei 40/2001, pelo Decreto 1575/2023 e regulamentado pela Resolução CIE 003/2023 prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são investidos diretamente em projetos esportivos/paradesportivos.
Entre os anos de 2017 e 2023, a Prefeitura destinou R$ 29 milhões a atletas pelo Programa de Incentivo ao Esporte.
Acompanhe a Olimpíada
Os jogos Olímpicos de Paris seguem até dia 11 de agosto, já os jogos Paralímpicos serão realizados entre os dias de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
Atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba em Paris
– ISABELA ANTONIETTO DE ABREU – Pentatlo Moderno
– IRYNA IASHENKO (técnica) – Ginástica Artística
– JULIA SOARES – Ginástica Artística
– CAROLYNE PEDRO – Ginástica Artística
– BÁRBARA DE CÁSSIA GODOY DOMINGOS – Ginástica Rítmica
– MÁRCIA NAVES (técnica) – Ginástica Rítmica
– RONAN CORDEIRO – Triathlon Paradespotivo
– ROGÉRIO JUNIOR XAVIER DE OLIVEIRA – Parabadminton
– VITOR GONÇALVES TAVARES – Parabadminton
– ITALO HAUER (técnico) – Parabadminton
– ADRIANA GOMES DE AZEVEDO – Paracanoagem
– MARI SANTILLI – Paracanoagem
– MIQUEIAS ELIAS RODRIGUES – Paracanoagem
– CARMINHA CELESTINA DE OLIVEIRA – Esgrima CR
– RODRIGO FERLA (técnico) – Parataekwondo
– JAMES WALTER LOWRY (técnico) – Tiro Paradesportivo
– ADAILTON DOS SANTOS GONÇALVES (técnico) – Boxe
– NATASHA PADILHA FERREIRA – Judô
– EDWARDA DE OLIVEIRA DIAS – Vôlei sentado
– CLAUDIOMIRO SEGATTO (técnico) – Tênis de mesa
– ANDERSON RODRIGUES DOS SANTOS – Vôlei sentado
Fazem parte das instituições beneficiárias:
– LUIGI CINI – SKATE
– CÁSSIO REIS – FUTEBOL DE CEGOS
– JEFERSON GONÇALVES – FUTEBOL DE CEGOS
– TIAGO DA SILVA – FUTEBOL DE CEGOS
– JOSINALDO COSTA SOUSA (técnico – futebol de cegos)