A causa da proteção animal em Curitiba está ameaçada de retroceder e perder várias conquistas que teve nos últimos anos. Apenas Eduardo Pimentel (PSD) tem propostas no seu plano de governo para a proteção animal. A outra candidata não cita nada a respeito e ignora totalmente a causa.
Preocupado em manter o avanço da cidade no cuidado com os animais, Eduardo definiu três propostas claras e responsáveis: a Implantação do Hospital Veterinário Sul; criar o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS); e promover a castração e a microchipagem gratuitos em 100 mil cães e gatos nos próximos quatro anos.
“Curitiba não pode voltar para trás. Não podemos entregar a cidade na mão de aventureiros demagogos. A proteção animal é uma das nossas preocupações e deixamos isso bem claro no nosso plano de governo. Vamos manter os mutirões de castração gratuitos de cães e gatos e cuidar da saúde dos nossos amigos pets”, disse Eduardo.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Entre as propostas de Eduardo para a proteção animal estão a Implantação do Hospital Veterinário Sul, que será o segundo hospital veterinário municipal, a ser instalado na região Sul da cidade, para ampliação dos atendimentos veterinários especializados na cidade.
Atualmente, a Prefeitura de Curitiba está construindo o Hospital Municipal Veterinário Norte, no bairro Taboão, que tem a previsão de ser entregue para a população no mês de dezembro deste ano.
Animais Silvestres
Ao ser eleito prefeito, Eduardo também vai criar o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), unidade inédita em Curitiba. O Centro vai receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar espécimes da fauna silvestre e da fauna exótica, originários de ações de fiscalização, resgate ou entrega voluntária de animais.
Essas ações de cuidado com animais silvestres, em face das mudanças climáticas, são essenciais para a preservação da biodiversidade e o bem-estar animal.
Castração animal
A outra proposta do Eduardo para a causa animal é fortalecer o trabalho da Rede de Proteção Animal da Prefeitura e promover a castração e a microchipagem gratuitos em 100 mil cães e gatos nos próximos quatro anos, como continuidade do Programa de Castração animal. Também serão feitas vacinações e exames clínicos gratuitos em cães e gatos da população das dez regionais da cidade.
O que a gestão Eduardo Pimentel/Rafael Greca já fez para a causa animal
- O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos já possibilitou a esterilização cirúrgica gratuita de 135 mil pets (2017 a 2024).
- Mensalmente são feitos mutirões de castração e ações clínicas nas 10 Regionais, como Ruas da Cidadania, igrejas (2017 a 2024).
- 24. 200 cães e gatos vacinados gratuitamente com doses das vacinas polivalente e anti rábica, totalizando 48.400 doses (2017 a 2024).
- Programa Municipal de Castração (2017 a 2024):
- 164.000 microchips aplicados gratuitamente em cães e gatos desde 2017
- 230 toneladas de rações comerciais arrecadadas pelo Banco Municipal de Ração, que garantiram mais de 830 mil refeições para animais resgatados em situação de risco.
- 1.945 adoções animais promovidas no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CRAR), centro permanente de adoção, e eventos do Amigo Bicho, onde ocorrem também aplicações gratuitas de microchip e ações clínicas (2017 a 2024).