O candidato à Prefeitura de Curitiba da coligação Curitiba Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), esteve reunido, na noite de quinta-feira (26/9), no Centro Esportivo Ipiranga, no bairro Capão Raso, com servidores da Saúde de Curitiba. Ele reforçou os compromissos assumidos no seu plano de governo para a área e falou de valorização do serviço público.
“Como vice-prefeito, sempre valorizei o trabalho do servidor e vou valorizar cada vez mais. Vou dar segurança e tranquilidade para que cada um desempenhe seu trabalho e atenda o cidadão com qualidade, como tem sido feito até agora”, afirmou o candidato.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Segundo Eduardo, o grande compromisso quando se trata de valorização do servidor é o de manter o comando da Secretaria Municipal da Saúde nas mãos de servidores, de técnicos experientes que conhecem a rotina da pasta. “Nós temos a melhor equipe”, garantiu.
Do outro lado, os servidores lembraram que tem sido uma tranquilidade trabalhar desde 2017, quando Rafael Greca e Eduardo Pimentel assumiram a Prefeitura de Curitiba. Antes, disseram, a Saúde era negligenciada e quem pagava a conta era o cidadão.
Depois que a atual gestão colocou em dia todos os pagamentos e os fornecedores voltaram a atender a Saúde com tranquilidade o atendimento ao cidadão ficou mais eficiente.
Compromissos
Eduardo lembrou aos servidores que tem importantes compromissos com a área assumidos no seu plano de governo. Ele disse que vai construir duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seis novas unidades básicas de saúde, vai abrir o Hospital e Maternidade do Bairro Novo, com 200 leitos, e vai construir um Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem para realização de exames de raio X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias.
Além disso, vão ser ampliadas as ações de atenção ao autismo, inclusive com a criação de um novo Centro de Atenção ao Autismo. Também vão ser ampliados os serviços de saúde mental, com atendimento virtual e a criação de 2 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A gama de procedimentos odontológicos vai ser ampliada, bem como as equipes multiprofissionais para atuação na Atenção Primária à Saúde, entre outras medidas.
Confira alguns compromissos de Eduardo com o servidor público:
- Revisar as atividades e a necessidade dos mais de 130 cargos regidos pela Lei 16.198/23, face às novas configurações que a Administração Pública deve assumir na atualidade. O sistema de cargos atual ainda segue a ótica da Administração Municipal dos anos 1990.
- Modernização da Legislação Municipal referente à Gestão de Pessoal. Grande parte da legislação de pessoal remonta às décadas de 1950 a 1980, e está fragmentada em diversas leis ordinárias, com muitas alterações cada uma. Isto dificulta a coesão, coerência e o manejo das regras por gestores e servidores.
- Nova orientação para a realização de concursos públicos. Nos moldes atuais os concursos públicos são realizados a partir de demanda das secretarias e demais órgãos da administração municipal. A proposta é que antes da realização de novos concursos, sejam as secretarias orientadas a realizar a descrição de seus processos de trabalho e o dimensionamento real de toda a sua rede de serviços e atendimentos, conforme a capacidade instalada efetiva, apresentando os dados aos responsáveis pela área de Concurso para definição conjunta dos cargos e número de vagas para abertura do Concurso Público.
- Realização de Procedimentos de Carreira. A legislação dos Planos de Carreira garante a realização bianual dos procedimentos de Crescimento Horizontal e Vertical. É importante garantir a realização de todos os demais procedimentos que não possuem periodicidade estabelecida em lei, especialmente a Mudança de Área de Atuação e Transição para Profissionais do Magistério, Professores de Educação Infantil e Guardas Municipais.