Eduardo Pimentel vai construir no Bairro Novo hospital com maternidade e pronto-atendimento

Eduardo Pimentel vai construir no Bairro Novo hospital com maternidade e pronto-atendimento

Construir um novo hospital, com maternidade, duas novas UPAs, 6 novas Unidades de Saúde, contratar profissionais para área da Saúde e ampliar as parcerias com os hospitais privados. Estas são algumas das propostas no plano de governo do candidato Eduardo Pimentel para a Saúde em Curitiba à frente da prefeitura nos próximos quatro anos.

No final da manhã desta terça-feira (20/8), Eduardo Pimentel falou a profissionais e pacientes do Hospital Pilar, no Bom Retiro, sobre as propostas para tornar o SUS Curitibano ainda melhor. A cidade terá mais um hospital municipal, no Bairro Novo, com 200 leitos e maternidade, além de aumentar o número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de 9 para 11.

Acompanhado da deputada estadual e ex-secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o candidato a prefeito pela Coligação Curitiba Amor e Inovação destacou que, entre as metas para a Saúde na cidade, vai fortalecer, de forma equilibrada, as parcerias público-privadas para dar agilidade a abertura de vagas e atendimentos às pessoas.

“Vamos reforçar o ecossistema da Saúde em benefício da população. Fizemos, só no último ano, investimentos recordes, com R$ 3 bilhões no SUS Curitibano. Queremos ir além. Minha candidatura representa o avanço de todas as conquistas, forma segura, mantendo a equipe de profissionais da área que é muito bem-preparada e sabe como fazer”, disse Eduardo.

Na visita, foi recebido pelos diretores do Hospital Pilar, Luis Rodrigo Milano, Gastão Fatuch e Rodrigo Roman.

Novo hospital municipal

Ao ser abordado pelas pessoas, Eduardo contou que o novo Hospital do Bairro Novo terá estrutura quatro vezes maior que a atual. A reconstrução completa do hospital inclui a criação de leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto-atendimento adulto e infantil.

Mais Unidades de Saúde

A gestão de Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura vai ampliar a rede de atenção à Saúde com 6 novas novas Unidades de Saúde nos bairros: Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Distrito Sanitário Matriz e Corbélia e com a duas novas UPAS: Santa Felicidade e Pilarzinho.

A cidade também vai ganhar um Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem público, com localização estratégica, dará suporte aos curitibanos para realização gratuita de exames de Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, ultrassonografias e videoscopias.

Eficiência na pandemia

Eduardo recordou do eficiente trabalho realizado em Curitiba durante a pandemia de covid-19, com os esforços realizados no município para que as pessoas fossem vacinadas e para a abertura de leitos hospitalares.

“Fui designado pelo prefeito Rafael Greca a articular as medidas sanitárias com os prefeitos da região metropolitana e conseguimos bons resultados. Estou preparado e com boas propostas para a saúde das pessoas que vivem aqui”, disse.

Na pandemia, foram mais de 5,7 milhões de vacinas aplicadas e 1.294 leitos exclusivos para covid-19, além do Pavilhão da Cura e forte articulação com governos. Hoje, Curitiba conta com 109 UBS, 9 UPAs, 700 mil exames mensais e 39,6 mil profissionais dedicados, garantindo uma saúde robusta e inovadora.

Apoio de quem faz a Saúde

Ao visitar alas e corredores da instituição, Eduardo Pimentel conversou com médicos, enfermeiros, técnicos hospitalares, equipes de serviços gerais e apoiadores que fizeram questão de expressar apoio.

A securitária Silvia Gimenez, moradora do Portão, foi uma delas. “Essa é uma prefeitura que cuida dos bairros, que deixa tudo em ordem, que faz a cidade ficar boa e bonita. Vou de Eduardo, que me dá a certeza de que é assim que vai continuar”, disse.

Encontro de agradecimento

Durante a visita ao Pilar, Eduardo Pimentel encontrou com o médico Rodrigo Toledo Siqueira, que atendeu seu avô, Paulo Pimentel, quando o ex-governador foi internado por causa da covid. “Obrigada, o vô foi muito bem cuidado e está muito bem de saúde”, agradeceu Eduardo.

Antes de Eduardo

Em 2017, antes de iniciar a gestão do prefeito Rafael Greca e Eduardo Pimentel, a Saúde de Curitiba estava um caos: falta de remédios, UPAs fechadas, leitos insuficientes, frota do Samu sucateada, dívidas com fornecedores e pacientes virando a madrugada para marcar uma consulta.

Juntos, Greca e Eduardo transformaram a situação, com investimentos recordes, garantindo medicamentos, reformando UPAs e Unidades de Saúde e com inovações dentro do modelo de atendimento Saúde 4.1, com o lançamento do aplicativo Saúde Já e a Central Saúde Já, que oferece atendimentos com médicos e enfermagem por tele e videoconsultas.

Eduardo trabalhou muito para melhorar a saúde das pessoas. Acompanhe avanços conquistados nos últimos oito anos:

  • 7 novos equipamentos foram abertos;
  • Reforma das UPAs Tatuquara, Fazendinha, Sítio Cercado, Boa Vista e Pinheirinho;
  • Reforma/revitalização de mais de 59 equipamentos de saúde, incluindo o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns;
  • Reforma de 107 clínicas odontológicas;
  • Reabertura da UPA CIC;
  • Nova sede Ambulatório Encantar, especializado em Transtorno do Espectro Autista (2019);
  • Lançamento do Aplicativo Saúde Já, que acabou com as filas para agendamento de consultas nos postos de saúde de Curitiba: 2,3 milhões de usuários;
  • Inauguração da Central Saúde Já: 1,2 milhão de atendimentos em 5 anos;
  • Renovação de 100% da frota do Samu duas vezes durante a gestão;
  • O Saúde em Casa passou de 10 para 18 equipes de atendimento e 1,2 mil pacientes atendidos/mês;
  • 13,2 mil profissionais contratados para o SUS Curitibano, por concurso público, processo seletivo simplificado, processo seletivo público e pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (2017 a 2024);
  • O município passou de 9.615 funcionários ativos em 2016, para 10.475 em 2024, um aumento de 9% no quadro de trabalhadores;
  • Instalação do Pavilhão da Cura no Parque Barigui para vacinação e depois ampliação para toda a rede;
  • Articulação com governos do Paraná, Federal e municípios da RMC para adoção de medidas de combate à covid-19 e chegada das vacinas.