Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, vai incentivar ainda mais o empreendedorismo e a inovação na capital paranaense com ampliação da oferta de qualificação profissional e educação empreendedora para gerar novos negócios na cidade e novos mais empregos.
O candidato voltou a reforçar a necessidade de a Prefeitura fomentar o empreendedorismo na noite de terça-feira (27/8), na convenção da candidatura à vereador de Brenno de Macedo (Novo).
Tenho o compromisso de que mais pessoas em Curitiba sejam empreendedoras, de criar um ambiente favorável às empresas e à criação de empregos, impulsionando oo desenvolvimento socioeconômico da cidade. Há uma frase que diz que ‘Governo é bom para os negócios quando não se mete na vida do empresário”. Não acredito nisso. O Poder Público pode e deve fomentar o empreendedorismo, incentivar uma nova geração de jovens curitibanos empreendedores, com ideias inovadoras”, destacou Eduardo Pimentel.
O candidato também disse que vai estudar a inclusão de aulas de empreendedorismo nas escolas. No evento, estavam presentes também o presidente do Novo no Paraná, Lucas Santos, e do diretório de Curitiba, Eduardo Negri.
Mais empregos
Entre as propostas para Curitiba entre 2025 e 2028, Eduardo Pimentel vai ampliar o número de Mutirões de Empregos, que aproximam as empresas que têm vagas a ofertar dos trabalhadores em busca de uma oportunidade.
Além disso, vai implantar a tarifa-zero no transporte a trabalhadores em busca de emprego, em uma ação inclusiva de quem quer se reinserir no mercado e, por vezes, o custo para o deslocamento para processos seletivos de emprego é fator de exclusão
Vale do Pinhão
Diante de uma plateia formada principalmente por jovens, Eduardo destacou que Curitiba tem investido e incentivado o empreendedorismo e a inovação na cidade: a gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, foi criado o Vale do Pinhão, ampliando a promoção de eventos de conexão do ecossistema de inovação de Curitiba.
No ano passado, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pelo pelo Smart City Award, prémio concedido pela Fira Barcelona, em Espanha, e, neste ano, o Instituto Cidades Sustentáveis reconheceu Curitiba como a capital mais igualitária do Brasil, títulos que projetam o nome da capital paranaense nacional e internacionalmente, atraindo novos investimentos para a cidade.
Durante a gestão Greca/Pimentel, a Prefeitura retomou o programa de qualificação empreendedora Bom Negócio, criado o Empreendedora Curitibana incentivando o protagonismo feminino nas empresas; foram inaugurados três novos Espaços Empreendedor para suporte nos bairros dos micro e pequenos negócio.
Incentivos às empresas
Foram criados, ainda os primeiros coworkings públicos do Brasil que se transformaram em berços de novas startups, nas três unidades dos Worktibas e a inauguração do Pinhão Hub, sede da Escola de Inovação de Curitiba.
Além disso, gestão investiu em incentivos fiscais com a retomada do Tecnoparque, como a redução do ISS de 5% para 2% para empresas de base tecnológica.
Por meio do Fundo de Aval Garantidor de Curitiba, criado em 2020, já foram colocados R$ 23 milhões em negócios da cidade
Incentivo a grandes eventos
Também concede o benefício da redução na alíquota do ISS para as empresas do setor de eventos, o que contribuiu para o aumento de 10% no número de eventos realizados .
A medida beneficiou produtores de grandes eventos e recolocou Curitiba na rota nacional dos grandes shows, como Coldplay e Mettalica. Além disso, promove o Smart City Expo Curitiba, atraindo especialistas em cidades inteligentes do mundo todo, movimentando o trade turístico.
“Hoje Curitiba não fica de fora de nenhum grande evento internacional que vem para o Brasil”, lembrou Eduardo.
2 horas para criar uma nova empresa
A gestão Rafael Greca/Eduardo Pimentel também foi marcada pela redução da burocracia. Curitiba tem hoje o segundo menor tempo de abertura de empresas do País: apenas 2 horas, contra a média de 21h no Brasil.
A Prefeitura também incluiu 606 atividades na Lei de Liberdade Econômica, reduzindo a burocracia para atividades consideradas de baixo risco,
Cidade das Startups
Curitiba tem 604 startups mapeadas na cidade, 7 vezes mais que há 9 anos e três unicórnios (termo usado para nomear startups que ultrapassam valor de mercado de US$ 1 bilhão): Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.
“A inovação continuará a ser um processo social em minha gestão, como eu e o prefeito Rafael Greca temos trabalhado nos últimos 8 anos. O Vale do Pinhão vai avançar ainda mais, pois vamos ampliar as políticas e programas da Prefeitura que estimulem o nosso ecossistema de inovação, para melhorar o dia a dia das pessoas”, afirmou Eduardo.
Confira algumas propostas de Eduardo para incentivar o empreendedorismo e a inovação
- Geração de postos de trabalho em serviços contratados pelo município e como contrapartida de entidades/empresas beneficiadas com isenções fiscais.
- Fortalecer a Escola de Inovação da Agência Curitiba, implantada em 2024 no Pinhão Hub, no Rebouças.
- Ampliar a programação e parcerias de cursos dos programas Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, Empregotech40+ e Empreendedora Curitibana.
- Aumentar a formalização no mercado de trabalho em Curitiba nos Espaços Empreendedor.
- Ampliação dos Mutirões de Emprego: prioridade jovens, PCD e 50+.
- Ampliação da programação de eventos de inovação: Paiol Digital, Empreendedora Curitibana e Feira da Inovação.
- Seguir atraindo e promovendo grandes eventos para Curitiba. Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba.
- Estimular o setor para que os eventos realizados em Curitiba sejam carbono zero.
- Criação da Política Municipal para Economia Criativa. Ampliação do Liceu de ofícios Criativos.
- Volta da Feira do Design na Praça Espanha. Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa.
- Criação do Distrito Criativo de Curitiba no Centro Histórico.
- Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos.
- Ampliar o portal da Escola de Turismo: banco de currículos e vagas de emprego.
- Fortalecer a Feira do Largo da Ordem.
- Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica.
- Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.
- Implantação do Programa Metropolitano de Compras Públicas. Implantação do alvará automático para edificações de baixa complexidade: até 200 m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística.