“Curitiba não merece demagogia e agressividade”: Eduardo recebe apoio de prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana

“Curitiba não merece demagogia e agressividade”: Eduardo recebe apoio de prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana

Em encontro com prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana, o candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), ressaltou a necessidade de Curitiba ser governada com equilíbrio e responsabilidade. Eduardo recebeu o apoio de todos os representantes de municípios presentes, durante encontro em Santa Felicidade, nesta terça-feira (8/10). Sua candidatura é a única a propor novos compromissos para uma maior integração metropolitana.

“Administrar Curitiba não pode ser no improviso, na demagogia e na agressividade. Curitiba merece equilíbrio, diálogo e responsabilidade. Estou aqui para caminharmos em paz para uma Curitiba ainda melhor”, disse Eduardo.

Acompanhado do governador Ratinho Júnior, do prefeito Rafael Greca e de deputados estaduais e do futuro presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, Eduardo mostrou porque é o melhor candidato à Prefeitura de Curitiba.

Eduardo falou também sobre projetos para melhorar a integração metropolitana, como fortalecer os Armazéns da Família, levar o binário da Mateus Leme até a Rodovia dos Minérios, na divisa com Almirante Tamandaré.


“Curitiba é metropolitana. Sabemos o desastre que foi, por exemplo, a desintegração no transporte coletivo feita por outra gestão. Estamos aqui para reforçar nosso compromisso com a sintonia e a parceria com os municípios da região”, reforçou Eduardo.

O governador Ratinho Júnior ressaltou que as cidades conurbadas precisam pensar em soluções em conjunto.

“As pessoas moram, trabalham em cidades ligadas pela Região Metropolitana. Quando Curitiba vai bem a Região Metropolitana vai bem”, afirmou Ratinho Júnior.

A importância da integração metropolitana no transporte coletivo para toda a população da Grande Curitiba, retomada na gestão Eduardo e Rafael Greca, foi destacada pela prefeita reeleita de São José os Pinhais, Nina Singer.

“O Eduardo retomou a integração do transporte coletivo entre Curitiba e São José dos Pinhais, que havia sido encerrada por outra gestão. Estamos com ele, para uma região metropolitana ainda melhor”, salientou Nina Singer.

Para o prefeito eleito de Piraquara, Marquinhos, é muito importante que Curitiba eleja Eduardo Pimentel no dia 27 de outubro.

“Estamos com o Eduardo, que representa a certeza de uma parceria para a Região Metropolitana”, afirmou Marquinhos.

O prefeito eleito de Colombo, Helder Lazarotto, lembrou que por meio do Eduardo, como secretário estadual das Cidades (2023-2024), foram liberados recursos do Governo do Paraná que permitiram grandes obras recentes no município.

“Com apoio do Eduardo, Colombo realizou o maior programa de pavimentação da sua história e viabilizou a construção do hospital geral do município”, exemplificou Lazarotto.

Para a prefeita eleita de Pinhais, professora Rosa Maria, Eduardo deixou um legado de trabalho de excelência por onde passou e apresenta propostas consistentes.

“Ele tem um plano de governo que contempla uma política pública forte em todas as áreas, inclusive para as mulheres”, afirmou Rosa Maria.

“Governar uma cidade do tamanho de Curitiba não é para amadores. Temos que manter a boa relação da capital com a região metropolitana em todas as áreas. Eduardo tem experiência administrativa e de gestão. Tem disposição e boa vontade para fazer o bem para Curitiba”, diz o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Bihl Zanetti.

“Por isso apoiamos o Eduardo, que é a melhor opção para Curitiba”, reiterou Zanetti.

Propostas de Eduardo para avançar na integração de Curitiba com os demais municípios da Região Metropolitana:

  • Avançar cada vez mais na modernização e ampliação da Rede Integrada de Transporte (RIT). A reintegração do transporte público de Curitiba e RMC, graças à sinergia da Prefeitura e do Governo do Paraná, permite que: 62 linhas metropolitanas integrem com Curitiba, 3,2 milhões de passageiros/mês sejam atendidos e a conexão de Curitiba com 12 municípios da Região Metropolitana, sem o pagamento de mais uma passagem. Um passageiro consegue ir de Fazenda Rio Grande até Colombo, percorrendo 43 km e passando por Curitiba, pagando apenas R$ 6. Algumas linhas retomadas com a reintegração: Caiuá-Cachoeira, Colombo/CIC, Pinhais/Campo Comprido e Barreirinha/São José.
  • Lançamento do selo de indicação geográfica da Região Metropolitana de Curitiba para promoção e maior valorização de produtos da RMC nos equipamentos da Prefeitura: Iniciada na gestão Eduardo Pimentel/Rafael Greca, avançar na política de valorização do produtor da Região Metropolitana nos Armazéns da Família, Sacolões da Família, Mercados Municipais (Centro, Cajuru e Capão Raso) e feiras.
  • Criação da Rede Regional de Destinos Turísticos Inteligentes da RMC: Para fortalecer o turismo em toda a Região Metropolitana de Curitiba e aumentar a permanência média do turista em Curitiba e Região (hoje é de 3,6 dias), será criada a Rede que irá desenvolver políticas para ampliar as ações de divulgação do Destino (com destaque para o ecoturismo), os roteiros formatados e a comercialização de pacotes turísticos, roteiros /circuitos regionais.
  • Implantação do Programa Metropolitano de Conservação da Natureza e Segurança Hídrica: O programa terá a finalidade de mapear remanescentes florestais presentes nas áreas contribuintes dos sistemas de abastecimento público do Piraquara 1 e 2 e do Iraí. Por meio de políticas públicas como pagamentos por serviços ambientais aos proprietários que conservam a natureza e a criação de reservas particulares do patrimônio natural RPPNs objetiva-se atuar evitando o desmatamento e a garantindo a proteção dos principais mananciais de abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana, criando um comitê gestor e um fundo metropolitano para a conservação e segurança hídrica.