Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Pefeitura de Curitiba, vai fortalecer o Mercado Metropolitano e ampliar a parceria entre o município e os agriculturores familiares da Região Metropolitana de Curitiba. Ele apresentou as propostas na área de segurança alimentar e nutricional na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) nesta terça-feira (27/8).
“O produto, muitas vezes, está aqui perto e o produtor rural pode sim vender neste grande mercado consumidor que é Curitiba. Na minha administração esta parceria terá força, destinando parte da produção para alimentação dos estudantes nas escolas municipais, nas feiras e programas do município”, disse Eduardo.
Ele também ressaltou que o investimento em obras viárias, como a conclusão da Linha Verde Norte e a construção das alças de acesso à trincheira da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), integrou Curitiba e a Região Metropolitana. “Curitiba é uma cidade metropolitana e precisamos pensar cada vez mais nesta união, que vai além do transporte. Passa pelo fomento do turismo metropolitano e do fortalecimento do mercado comum metropolitano”, ressaltou Eduardo.
O candidato foi recebido pelo presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, pela vice-presidente, Ivone Francisca de Souza, e pelo executivo financeiro da instituição, Aparecido Kallegari. A Fetaep tem 61 anos e é uma entidade sindical que reúne 310 Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados, o que representa cerca de 1 milhão de trabalhadores rurais paranaenses, entre agricultores familiares e assalariados rurais.
O presidente da Fetaep disse que a proposta de incrementar a comercialização de produtos da agricultura familiar na capital é extremamente importante. “Recebo com satisfação muito grande essa proposta. Eduardo poderá fazer muito mais por Curitiba e muito mais para a agricultura familiar. Ele vai diminuir a distância entre quem está produzindo e quem está consumindo aqui em Curitiba”, afirmou Alexandre Leal dos Santos.
Preparado
Na conversa com os produtores rurais, Eduardo ressaltou sua ligação com o setor. Formado em Administração e pós-graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo, ele foi diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR), estruturando o Banco de Alimentos para atender gratuitamente, com alimento de alto valor nutricional, mais de 8 mil pessoas carentes.
O candidato também citou o trabalho feito como vice-prefeito de Curitiba desde 2017. Junto com o prefeito Rafael Greca, Eduardo atuou na segurança alimentar: 5 Mesas Solidárias distribuíram 1,3 milhão de refeições gratuitas para moradores de rua e idosos carentes; 5 Restaurantes Populares oferecem 5.100 refeições diárias a R$ 3 para a população de baixa renda; começaram as obras do Restaurante Popular do Tatuquara; foram abertos 3 novos Armazéns da Família; inauguradas 91 hortas urbanas e duas Fazendas Urbanas, entre outras ações.
Veja as propostas de Eduardo para a segurança alimentar:
- Implantar o programa Curitiba Cidade que Alimenta.
- Inauguração do Restaurante Popular do Tatuquara.
- Implantação do Restaurante Popular do Boqueirão.
- Inauguração da Fazenda Urbana da CIC.
- Implantação de novos pontos do Mesa Solidária junto às novas unidades da Prefeitura.
- Lançamento do selo de indicação geográfica para promoção e valorização de produtos da RMC.
- Lançamento de produtos e guias gastronômicos étnicos ou temáticos.