Eduardo vai aumentar os investimentos da Cultura em até 3% do orçamento de Curitiba

Eduardo vai aumentar os investimentos da Cultura em até 3% do orçamento de Curitiba

Ao som da bateria de escolas de samba de Curitiba e ao lado do prefeito Rafael Greca, o candidato à Prefeitura Eduardo Pimentel (PSD) reafirmou o compromisso de investir até 3% do orçamento da cidade na Cultura. Esse percentual deve ser atingido ao longo dos próximos 4 anos. 

O anúncio foi feito durante evento que reuniu artistas, produtores culturais representantes de religiões de matrizes africanas, da diversidade sexual e da igualdade racial no bairro Prado Velho. 

“Serei prefeito de todos, e me comprometo a investir até 3% do orçamento da cidade na Cultura até o final do mandato. Vou fortalecer a atuação da Fundação Cultural de Curitiba. A cultura é importante para ajudar no desenvolvimento das crianças e também nas manifestações artísticas e na economia criativa da cidade”, disse Eduardo.

O prefeito Rafael Greca destacou os avanços da gestão nos últimos oito anos na área cultural, como a criação do Cine Passeio, do Memorial Paranista, do Teatro da Vila, na CIC, e das edições do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. 

“Curitiba é uma rua que passa por vários países, nossa cidade é a pátria da cultura, da esperança e do amor à vida. A cultura é o vetor da criação e está dentro da gente”, disse Greca. 

Para a plateia de centenas de pessoas que trabalham envolvidas com a cultura da cidade, o prefeito também pediu voto para o número 55 de Eduardo Pimentel. “O outro nome da inovação é Eduardo prefeito”, definiu Greca. 

O ator e produtor teatral João Luiz Fiani destacou a importância do encontro para a área cultural de Curitiba. “É uma satisfação ver tantos amigos aqui juntos. Tenho 45 anos de profissão e nunca vi essa união. Juntos podemos construir uma nova cultura em Curitiba e dar continuidade a boa gestão que Greca fez até aqui”, afirmou Fiani,

Centenas de pessoas ligadas à cultura, artistas, os deputados federais Antonio Wandscheer, mais conhecido como Toninho Wandscheer, e Leandre Dal Ponte, os deputados estaduais Alisson Wandscheer e Márcia Huçulak, e os vereadores Professor Euler, Alexandre Leprevost, Bruno Pessuti, e Rafaela Lupion, recém-eleita, também participaram do encontro. 

Confira algumas propostas de Eduardo para a Cultura

  • Descentralização e ampliação da programação cultural.
  • Em 4 anos, ampliar o orçamento municipal de Curitiba de 1% para 3%, para promover a descentralização da cultura. 
  • Ampliação do calendário de grandes eventos culturais:  Oficina de Música, Carnaval, Aniversário da Cidade, Festival de Inverno, Festival da Palavra e Natal de Curitiba.
  • Editais regionalizados do Fundo Municipal de Cultura para incluir novos agentes culturais.
  • Maior apoio à Economia Criativa: Novos editais e disponibilidade de infraestrutura e logística.
  • Criação do festival de arte e cultura “Primavera Cultural” em todas as Regionais.
  • Fortalecimento da Fundação Cultural de Curitiba: Concurso público e modernização dos espaços.
  • Restauração do Complexo Cultural Solar do Barão.
  • Construção da Escola Municipal de Circo no Centro Histórico.
  • Conclusão das obras do Estúdio Riachuelo (incubadora de arte digital).
  • Implantação do “Corredor Criativo de Curitiba”: espaços culturais do Centro, Largo da Ordem e São Francisco.