Eduardo, como prefeito de Curitiba, vai continuar a apoiar empreendedores que inovam e criam empregos em Curitiba

Eduardo, como prefeito de Curitiba, vai continuar a apoiar empreendedores que inovam e criam empregos em Curitiba

O candidato Eduardo Pimentel (PSD), da coligação Curitiba Amor e Inovação, afirmou a representantes do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, que é compromisso dele continuar a apoiar os empreendedores que querem inovar e gerar empregos. O encontro, a convite do grupo de investidoras Win Angels, ocorreu na última quarta-feira (11/9).

O evento, no Centro Cívico, reuniu representantes de empresas, startups, meio acadêmico, sociedade civil, investidores, incubadoras de negócios de tecnologia e interessados em inovação.

“Vocês são a inovação de Curitiba e foi a inovação que fez com que a cidade voltasse, nos últimos 8 anos, ao cenário internacional. Obrigado também a todos vocês que trabalharam nesse dia a dia para que a gente chegasse aqui hoje. E venho aqui hoje pedir o voto de confiança de vocês para ser o prefeito de Curitiba nos próximos 4 anos, para que, juntos, continuemos a promover a inovação para a transformação social na cidade”, declarou Eduardo Pimentel

Vale do Pinhão

A guinada de Curitiba como modelo de inovação começou em 2017, quando o prefeito Rafael Greca e seu vice, Eduardo Pimentel, criaram o Vale do Pinhão, que integrou talentos de diversos setores da cidade, reforçando as conexões entre poder público, empresas e meio acadêmico para gerar soluções inovadoras a serem aplicadas tanto a favor da população quanto em novos produtos e serviços a serem colocados no mercado, impulsionando a economia da cidade.

Eduardo Pimentel diz que esse ciclo virtuoso que está em pleno funcionamento deve continuar a receber incentivos para prosperar ainda mais, refletindo no avanço da cidade.

Eduardo lembrou que foi o investimento da Prefeitura em inovação que recolocou Curitiba como cidade-referência no mapa mundial nos últimos anos e que contribuiu para que ganhasse vários títulos, como o de cidade mais inteligente do mundo e mais igualitária do país. E, se depender do candidato, é nessa rota que a capital paranaense vai seguir.

Investimentos

Com apoio dos integrantes do Vale do Pinhão, disse Eduardo, a gestão da inovação na cidade vai ser compartilhada. “Falo pelo futuro de Curitiba. Assim como o prefeito Rafael Greca está sendo, vou ser um prefeito de portas abertas para o dia a dia da inovação, ao lado de quem empreende, gera emprego e traz novas e boas ideias. É com isso que quero trabalhar.”

Entre os projetos para o ecossistema, Eduardo Pimentel quer avançar na concretização do Fundo de Inovação e do Sandbox municipal, de manutenção do Programa Tecnoparque, que dá benefício fiscal para empresas de tecnologia que investem em projetos inovadores, e na busca de recursos nas esferas estadual e federal.

“O poder público tem de ser fomentador de negócios, gerar conexões, criar um ambiente de investimentos. Foi o que fizemos com a criação do Vale do Pinhão, que, juntos, vamos seguir fortalecendo”, ressaltou o candidato.

Cidade inteligente

Eduardo falou de inovações que a Prefeitura implantou nos últimos anos e que são exemplo de como Curitiba sabe inovar de forma a promover a transformação social: utilizou a tecnologia digital para desenvolver o Aplicativo Saúde Já. “É aplicar tecnologia na veia”, disse. A plataforma levou o SUS Curitibano para a palma da mão do cidadão: com marcação de atendimento, programação da vacinação e teleconsultas.

Também ressaltou as mais de 150 hortas urbanas da cidade. Sem precisar de recursos digitais, é um projeto de cidade inteligente que ressignifica espaços deteriorados e incentiva a comunidade do entorno ao plantio, para colher alimento saudável, ter contato com a terra, reúne as pessoas em um mesmo propósito.

Todos os temas

Durante o encontro, Eduardo respondeu questionamentos dos participantes sobre temas diversos, apresentando suas propostas sobre Sustentabilidade, Meio Ambiente, Ação Social, Economia, Educação, Saúde, Esporte e Cultura Empreendedora.

Confira as propostas de Eduardo para geração de emprego, renda e inovação nos próximos quatro anos:

  • Geração de postos de trabalho em serviços contratados pelo município e como contrapartida de entidades/empresas beneficiadas com isenções fiscais.
  • Ampliação das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a geração de empregos locais. 
  • Fortalecer a Escola de Inovação da Agência Curitiba, implantada em 2024 no Pinhão Hub, no Rebouças.
  • Ampliar a programação e parcerias de cursos dos programas Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, Empregotech40+  e Empreendedora Curitibana.
  • Aumentar a formalização no mercado de trabalho em Curitiba nos Espaços Empreendedor.
  • Ampliação dos Mutirões de Emprego: prioridade jovens, PCD e 50+. 
  • Ampliação da programação de eventos de inovação: Paiol Digital, Empreendedora Curitibana e Feira da Inovação.
  • Seguir atraindo e promovendo grandes eventos para Curitiba.
  • Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba.
  • Estimular o setor para que os eventos realizados em Curitiba sejam carbono zero.
  • Criação da Política Municipal para Economia Criativa.
  • Ampliação do Liceu de ofícios Criativos.
  • Volta da Feira do Design na Praça Espanha.
  • Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa.
  • Criação do Distrito Criativo de Curitiba no Centro Histórico.
  • Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos.
  • Ampliar o portal da Escola de Turismo: banco de currículos e vagas de emprego.
  • Fortalecer a Feira do Largo da Ordem.
  • Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica.
  • Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.
  • Implantação do Programa Metropolitano de Compras Públicas.