Eduardo vai fazer o maior programa de obras da história de Curitiba 

Eduardo vai fazer o maior programa de obras da história de Curitiba 

Após recuperar e deixar em dia as finanças do município, além de ter retomado e entregue à cidade importantes obras, como a Linha Verde, o Viaduto da Pompéia e a Trincheira da Ceasa, Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, propõe um robusto plano de investimentos em obras para os próximos quatro anos. Tudo planejado, de maneira responsável e sem comprometer o caixa do município. Entre investimentos internacionais garantidos graças a Nota A de capacidade de pagamento de Curitiba, conquistada em 2018 pela gestão Eduardo e Rafael Greca, e contrapartida do Município, serão aplicados mais de R$ 5 bilhões em grandes obras.

São propostas para transformar a infraestrutura da capital paranaense, com obras nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana, voltadas à melhoria do transporte coletivo, à ampliação e manutenção de escolas, unidades de saúde e equipamentos que servem ao cidadão, além da zeladoria da cidade e obras de macrodrenagem para prevenção de enchentes.

Enquanto a adversária sugere soluções inviáveis para a realidade de Curitiba, como a construção de prédios sobre terminais de ônibus, viadutos e trincheiras na Avenida Visconde Guarapuava — uma via consolidada, com 29 cruzamentos e centenas de edifícios residenciais —, além da implantação de monotrilhos para conectar bairros, Eduardo apresenta propostas fundamentadas em responsabilidade, a partir do conhecimento dos desafios da cidade e que podem ser implementadas durante os quatro anos de gestão. 

O candidato do PSD propõe intervenções para tornar Curitiba ainda mais sustentável, humana e preparada para enfrentar os desafios atuais e futuros. 

Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

“Quero seu voto para me eleger prefeito e investir ainda mais, com muita responsabilidade, em obras para o desenvolvimento sustentável de Curitiba. Paulo Martins e eu somos a garantia de que todo o trabalho realizado nos últimos anos, que foi sério e organizado, será mantido e vai avançar”, diz Eduardo.

Capacidade de investimento

O candidato destaca que Curitiba hoje está com as contas em equilíbrio, depois de um amplo programa de recuperação realizado a partir de 2017, em sua primeira gestão ao lado do prefeito Rafael Greca. Isso deu à cidade capacidade de investimento em novas obras e serviços.

Quando Greca e Eduardo assumiram a Prefeitura em 2017, Curitiba enfrentava sérias dificuldades financeiras, com dívidas de R$ 1,2 bilhão e um déficit fiscal de R$ 2 bilhões. A falta de recursos resultou em obras paradas, escassez de remédios e ruas descuidadas.

“Quando assumimos, a cidade enfrentava sérios problemas financeiros. Hoje, com um equilíbrio fiscal sólido, podemos pensar em um futuro promissor para Curitiba”, afirma o candidato.

Com um grande esforço para reorganizar a administração, a cidade conseguiu retomar os investimentos. Obras paralisadas foram finalizadas, como dois lotes de intervenções na Linha Verde Norte, que incluem trincheiras e viadutos, permitindo a liberação da Linha Verde e o trânsito; a revitalização da Rua Governador Agamenon Magalhães, que conecta os bairros Capão da Imbuia e Tarumã; a requalificação da Avenida Manoel Ribas; além do retorno de serviços de manutenção nos bairros, como tapa-buracos, roçadas e limpeza de bueiros, garantindo que a cidade se mantivesse bem cuidada.

Projetos tirados do papel

Além disso, importantes projetos foram tirados do papel e concretizados, como a Trincheira da Avenida Mário Tourinho, as obras do Bairro Novo da Caximba, além da construção de novas escolas, Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades de Saúde, Restaurantes Populares, novo Terminal de Ônibus no Tatuquara, Fazenda Urbana, entre outros.

As propostas de Eduardo para a cidade incluem a continuidade de projetos essenciais como o Novo Inter 2 e o BRT Leste/Oeste, além da construção do Hospital do Bairro Novo e a criação de unidades de saúde.

Eduardo também propõe a ampliação de programas sociais, como o aumento do número de casas populares e a criação de um auxílio-moradia emergencial para mulheres em situação de violência.

Entre as principais obras previstas, Eduardo apresenta a substituição de 500 quilômetros de antipó por pavimentação definitiva, 400 quilômetros de novas ciclovias e a revitalização de áreas urbanas como o Centro e o Umbará.

“Curitiba está em constante crescimento e novas necessidades surgem a cada dia. Temos um compromisso com um planejamento que garanta o bem-estar social da população”, ressalta Eduardo.

Conheça as obras que Eduardo vai executar na cidade

  • Implantação do Plano de Redesenvolvimento da Região Central (Centro, Rebouças e São Francisco) que vai propor  novas áreas verdes (Floresta Urbana), incentivos inéditos para que construtoras transformem prédios antigos desocupados em moradias (retrofit) e novas fases dos programas Caminhar Melhor, com novas calçadas acessíveis, e Rosto da Cidade, de renovação de prédios históricos, ruas e outros espaços públicos (praças, largos e equipamentos de esporte, lazer e culturais) nos três bairros centrais.
  • 500 km de antipó antigo vão virar asfalto novo e ganhar calçada nova entre 2025 e 2028: 125 km por ano de obra de “pavimentação completa” com asfalto novo e sempre com calçada refeita ou nova e meio fio.
  • Regularização de 180 km ruas não oficiais em 4 anos: Acelerar a oficialização de vias que atendam aos requisitos mínimos para tal, com a finalidade de permitir que a municipalidade possa atuar nestas áreas com a instalação de infraestrutura de drenagem e pavimentos e urbanização. Investimento: R$ 135 milhões/ano.
  • Nova fase do Caminhar Melhor: 200 km de calçadas acessíveis (revitalizadas ou implantadas), em 4 anos, para os 22% da população que andam a pé.
  • Nova fase do Plano Cicloviário com 200 km de novas estruturas cicloviárias nos próximos 4 anos: Já em 2025 serão 70 km para a Curitiba chegar a 400 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. 
  • Conclusão do Bairro Novo da Caximba.
  • Avanço no projeto da Reserva Hídrica do Futuro.
  • Avanço das obras dos novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste.
  • Melhorias na Mateus Leme com Rodovia dos Minérios: Pavimentação de área de acostamento para permitir a implantação de mais uma faixa de circulação na rua Mateus Leme, entre a rodovia PR-092 e a rua Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas, no bairro Abranches (Regional Boa Vista).
  • Construção trincheira Antônio de Cristo e Estrada da Graciosa: Estrutura com extensão de 3.970 metros sob a BR-116, no bairro Atuba (Regional Boa Vista).
  • Construção de ponte sobre o Rio Bacacheri na rua Paulo Turkiewicz / Gugliemo Marconi: Obra com intervenção numa extensão de 2.000 metros, ligando o Bairro Alto e o Tarumã (Regionais Boa Vista e Cajuru).
  • Requalificação da ligação da Estrada Nova de Colombo com a Estrada Canta Cândida, no bairro Santa Cândida (Regional Boa Vista).
  • Construção do novo viaduto na rua Eduardo Pinto da Rocha: sobre a linha férrea, estrutura terá extensão de 347 metros. O viaduto existente, hoje requalificado para a passagem de veículos leves, será desativado passando a servir de passagem a pedestres e ciclistas, estruturado como um boulevard para observação da operação ferroviária, no bairro Alto Boqueirão (Regional Boqueirão).
  • Nova ponte na Rua Nova Aurora: Prolongamento do binário Nova Aurora/Ourizona até a Rua Eduardo Pinto da Rocha com a construção de uma ponte, com extensão de 800 metros, para a ligação da rua Nova Aurora com a Jorge Simão (entre Ribeirão dos Padilhas e Rua Eduardo Pinto da Rocha), integrando o Sítio Cercado e o Alto Boqueirão (Regionais Bairro Novo e Boqueirão).
  • Implantação do Trinário da Avenida Marechal Floriano Peixoto: Trinário de viadutos da Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Marechal Floriano. O novo viaduto na Anne Frank possibilitará a ligação com a Rua Aloísio Finzetto, por sobre a Linha Verde, de quem vem do Boqueirão no sentido Rebouças. Outro viaduto na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza possibilitará duas ligações no sentido Boqueirão passando por cima da Linha Verde: uma de quem vem do centro pela Rua Escritora Lurdes Strozzi e outra de quem vem da Avenida Presidente Wenceslau Braz. A construção será em forma de “Y”, com duas origens (centro e Conectora 3) e destino à região do Boqueirão. O viaduto existente da Avenida Marechal Floriano será a via central do sistema “trinário Marechal” e destinado ao sistema de transporte coletivo, aos pedestres e ciclistas. Sobre o viaduto, será implantada uma nova estação de transporte, permitindo aintegração tarifária entre as linhas que utilizam o eixo da Linha Verde e o eixo Boqueirão. A intervenção irá melhorar o sistema viário e o transporte na ligação entre os bairros Hauer, Prado Velho e Parolin, em uma extensão de 6.055 metros/6 Km (Regionais Boqueirão, Matriz e Portão).
  • Construção de ponte sobre o Rio Bacacheri na rua Paulo Turkiewicz / Gugliemo Marconi: Obra com intervenção numa extensão de 2.000 metros, ligando o Bairro Alto e o Tarumã (Regionais Boa Vista e Cajuru).
  • Obras do Eixo Victor Ferreira do Amaral, com extensão de 1.400 metros (1,4 Km), no bairro Tarumã (Regional Cajuru).
  • Acesso do Contorno Sul ao Eixo de Integração, no bairro CIC (Regional CIC).
  • Linha Verde Sul-Sul: Implantação da ligação viária, numa extensão de 2.000 metros (2 Km) desde a Izaac Ferreira da Cruz até o Contorno Sul, integrando os bairros CIC, Pinheirinho e Tatuquara (Regionais CIC, Pinheirinho e Tatuquara).
  • Construção do Binário do Orleans: Implantação de um binário sobre a rodovia BR-277, numa extensão de 6.000 metros (6 Km) integrando os bairros CIC e Orleans, com a manutenção do viaduto existente e a construção, pelo Governo do Estado, de outro viaduto em paralelo. Caberá à Prefeitura desenvolver o projeto viário nas ligações de ambos os lados da rodovia. No sentido Santa Felicidade, o binário será formado pelas ruas Rua Professor João Falarz e depois Avenida Vereador Toaldo Túlio, por sobre a BR, no itinerário do viaduto existente. No sentido oposto, a Rua Monsenhor Boleslau Falarz, passando pelo novo viaduto a ser construído e seguindo a uma diretriz viária que será aberta até o encontro com a Bernardino Iatauro. A nova estrutura viária possibilitará a ligação até a Rua Eduardo Sprada, numa extensão de 2,2 km, desde a Bernardino Iatauro, onde será implantada a nova diretriz que ligará ao viaduto novo. A intervenção incluirá a implantação de novo pavimento, de calçadas planas e acessíveis e estrutura cicloviária, de novo sistema de drenagem e de serviços de paisagismo e sinalização (Regionais CIC e Santa Felicidade).
  • Construção de viaduto por sobre a BR-476 entre as ruas Rua Hasdrubal Bellegard/Rodolpho Hatschbach, com extensão de 3.300 metros (3,3 km), na CIC (Regional CIC).
  • Implantação da Conectora 1, com extensão de 7.300 metros (7,3 Km), entre o CIC e Capão Raso (Regionais CIC e Pinheirinho).
  • Requalificação da Rua Teffé, com extensão de 1.500 metros (1,5 km), nos bairros Bom Retiro e Vista Alegre (Regionais Matriz e Santa Felicidade). 
  • Construção da trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner: A trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner, com extensão de 3.225  metros, possibilitará a ligação das ruas Alberto Twardowskie Ostoja Roguski eliminando o semáforo existente. A ligação irá melhorar o tráfego na região facilitando a integração no sentido Prado Velho-Cristo Rei. A obra vai eliminar um gargalo de trânsito na ligação à BR-277 no caminho ao litoral. A futura trincheira também será o complemento do binário Chile Guabirotuba, que já conta com a transposição por baixo da Avenida das Torres. A obra também possibilitará a ligação com o binário Roberto Cichon Agamenon Magalhães. A intervenção irá melhorar a circulação viária no bairro Jardim Botânico (Regional Matriz).
  • Obra de transposição em desnível no cruzamento da Avenida Presidente Affonso Camargo x Governador Agamenon Magalhães x João Dranka x Engenheiro Ostoja Roguski + Ligação Viária com a Rua Engenheiros Rebouças, com extensão de 2.500 metros (2,5 km), nos bairros Cristo Rei e Jardim Botânico (Regional Matriz).
  • Requalificação da Avenida Francisco Gulin, na ligação dos bairros Butiatuvinha e Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Correção geométrica na João Azolin com Nicolau José Gravina: Correção geométrica, em uma extensão de 270 metros, para melhorias na circulação no cruzamento das ruas João Azolin com Nicolau José Gravina, no bairro de Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Abertura da rua João Menegusso, numa extensão de 1150 metros, entre a Rua  ngelo Domingos Durigan e Avenida Manoel Ribas, no bairro Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Implantação do binário Manoel Ribas x Via Veneto, com extensão de 4.700 metros, em Santa Felicidade (Regional Santa Felicidade).
  • Requalificação da Estrada da Mina do Ouro: Obra na via  entre Ruas Basílio Kowalczuk e Maguari, numa extensão de 470 metros, no bairro Santo Inácio (Regional Santa Felicidade).
  • Obra de transposição em desnível na Rua Vereador Angelo Burbello x BR-116, com extensão de 5.000 metros (5 km), nos bairros Campo de Santana e Umbará (Regionais Tatuquara e Bairro Novo).
  • Ampliação da capacidade da Estrada Delegado Bruno de Almeida no trecho entre a Rua João Batista BettegaJr. e o Bairro Novo da Caximba: com possibilidade de nova ligação metropolitana com o município de Fazenda Rio Grande. Intervenção nos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, numa extensão de 11.350 metros /11,3 Km (Regional Tatuquara).
  • Eixo Antonio Zanon x Presidente João Goulart x Jovenilson Américo de Oliveira: Requalificação da Rua Presidente João Goulart, com nova ligação viária do Terminal Tatuquara em direção à CIC e nova conexão com a rodovia BR-116 pela Rua Vereador  ngelo Burbello, com extensão de 4.975metros no bairro Tatuquara (Regional Tatuquara).