Eduardo quer Curitiba ainda mais sustentável com novas ciclovias e calçadas acessíveis

Eduardo quer Curitiba ainda mais sustentável com novas ciclovias e calçadas acessíveis

O candidato à Prefeitura de Curitiba Eduardo Pimentel tem, em seu plano de governo, projetos que vão tornar os deslocamentos do curitibano mais fáceis, ágeis, diversificados e integrados, contribuindo para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Novas ciclovias e calçadas acessíveis, para estimular a mobilidade ativa, são prioridades no Plano do Governo do candidato quando o assunto é mobilidade verde.

“Estou propondo melhorias significativas, como mais ciclovias, calçadas acessíveis, ônibus elétricos, faixas exclusivas para os ônibus, novos terminais, miniterminais, estações autossustentáveis e climatizadas. São medidas para atrair mais usuários para o transporte público, estimular que mais pessoas deixem o carro em casa e reduzir a emissão de poluentes”, destaca Eduardo.

Essas ações integram um pacote de promoção da mobilidade sustentável que reúne obras estruturais, investimentos em novos veículos para o transporte público, redução do preço da passagem de ônibus e mais integração entre as linhas.

O pacote também inclui a ampliação em 200 km da rede cicloviária de Curitiba, outros 200 km de calçamento por toda a cidade e a priorização do pedestre nas obras da região central, com incentivo ao uso de meios de deslocamento não poluentes (caminhada, pedalada) e a energia limpa dos veículos elétricos.

Eduardo Pimentel, com o número 55, e Paulo Martins são os candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Vantagens

A mobilidade sustentável contribui para a redução de poluição, de acidentes e de engarrafamentos. Com mais pessoas circulando em meios alternativos ao carro, também impulsiona a economia local, o turismo e o comércio de rua; promove a produção de tecnologias mais limpas; e torna o tráfego menos estressante e mais econômico

Propostas de Eduardo para a mobilidade sustentável

Mobilidade a pé e ciclovias

  • 200 km de novas estruturas cicloviárias nos próximos quatro anos, sendo 70 km em 2025. 
  • 200 km calçadas acessíveis (revitalizadas ou novas).
  • Estrutura cicloviária e calçadas planas e acessíveis nos binários que serão construídos.
  • 500 km de antipó serão substituídos por asfalto definitivo e toda obra terá calçada (nova ou refeita) e meio-fio.
  • Intervenções para priorizar o pedestre: estudo de viabilidade para prolongamento da Travessa Nestor de Castro.
  • Revitalização da Rua João Negrão, entre a Praça Carlos Gomes e o Terminal do Guadalupe.
  • A Rua Saldanha Marinho também vai priorizar as caminhadas no trecho entre as praças Tiradentes e da Espanha.
  • Ampliação dos terminais CIC e Tatuquara

Transporte público

  • Criar a linha de ônibus elétrico gratuita no anel central.
  • Redução da tarifa na discussão do novo contrato de concessão.
  • Meia-tarifa aos domingos.
  • Tarifa zero para quem está em busca de emprego.
  • Ativação do Ligeirão Leste/Oeste, de Pinhais à CIC Norte, promovendo a redução do tempo no trajeto.
  • Avanço das obras do Novo Inter 2, que passa por 27 bairros.
  • Novos terminais e miniterminais, ampliando a integração entre as linhas.
  • Implantação de semáforos inteligentes nas canaletas, com prioridade para os ônibus, reduzindo o tempo de trajeto.
  • Ampliação da rede pública de pontos de recarga de veículos elétricos

Veículos elétricos

  • Implantação do VLT, movido a eletricidade, do Aeroporto Internacional de Curitiba ao Centro da cidade.
  • Incentivo a mais pontos de compartilhamento de bicicletas (mecânicas e elétricas).
  • Ampliação da frota de ônibus elétricos: 54 passarão a circular em Curitiba em 2025.
  • Implantação do programa Táxi Verde: segundo carro na mesma outorga desde que elétrico, além da isenção de outorga.