O candidato à Prefeitura de Curitiba Eduardo Pimentel tem, em seu plano de governo, projetos que vão tornar os deslocamentos do curitibano mais fáceis, ágeis, diversificados e integrados, contribuindo para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Novas ciclovias e calçadas acessíveis, para estimular a mobilidade ativa, são prioridades no Plano do Governo do candidato quando o assunto é mobilidade verde.
“Estou propondo melhorias significativas, como mais ciclovias, calçadas acessíveis, ônibus elétricos, faixas exclusivas para os ônibus, novos terminais, miniterminais, estações autossustentáveis e climatizadas. São medidas para atrair mais usuários para o transporte público, estimular que mais pessoas deixem o carro em casa e reduzir a emissão de poluentes”, destaca Eduardo.
Essas ações integram um pacote de promoção da mobilidade sustentável que reúne obras estruturais, investimentos em novos veículos para o transporte público, redução do preço da passagem de ônibus e mais integração entre as linhas.
O pacote também inclui a ampliação em 200 km da rede cicloviária de Curitiba, outros 200 km de calçamento por toda a cidade e a priorização do pedestre nas obras da região central, com incentivo ao uso de meios de deslocamento não poluentes (caminhada, pedalada) e a energia limpa dos veículos elétricos.
Eduardo Pimentel, com o número 55, e Paulo Martins são os candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Vantagens
A mobilidade sustentável contribui para a redução de poluição, de acidentes e de engarrafamentos. Com mais pessoas circulando em meios alternativos ao carro, também impulsiona a economia local, o turismo e o comércio de rua; promove a produção de tecnologias mais limpas; e torna o tráfego menos estressante e mais econômico
Propostas de Eduardo para a mobilidade sustentável
Mobilidade a pé e ciclovias
- 200 km de novas estruturas cicloviárias nos próximos quatro anos, sendo 70 km em 2025.
- 200 km calçadas acessíveis (revitalizadas ou novas).
- Estrutura cicloviária e calçadas planas e acessíveis nos binários que serão construídos.
- 500 km de antipó serão substituídos por asfalto definitivo e toda obra terá calçada (nova ou refeita) e meio-fio.
- Intervenções para priorizar o pedestre: estudo de viabilidade para prolongamento da Travessa Nestor de Castro.
- Revitalização da Rua João Negrão, entre a Praça Carlos Gomes e o Terminal do Guadalupe.
- A Rua Saldanha Marinho também vai priorizar as caminhadas no trecho entre as praças Tiradentes e da Espanha.
- Ampliação dos terminais CIC e Tatuquara
Transporte público
- Criar a linha de ônibus elétrico gratuita no anel central.
- Redução da tarifa na discussão do novo contrato de concessão.
- Meia-tarifa aos domingos.
- Tarifa zero para quem está em busca de emprego.
- Ativação do Ligeirão Leste/Oeste, de Pinhais à CIC Norte, promovendo a redução do tempo no trajeto.
- Avanço das obras do Novo Inter 2, que passa por 27 bairros.
- Novos terminais e miniterminais, ampliando a integração entre as linhas.
- Implantação de semáforos inteligentes nas canaletas, com prioridade para os ônibus, reduzindo o tempo de trajeto.
- Ampliação da rede pública de pontos de recarga de veículos elétricos
Veículos elétricos
- Implantação do VLT, movido a eletricidade, do Aeroporto Internacional de Curitiba ao Centro da cidade.
- Incentivo a mais pontos de compartilhamento de bicicletas (mecânicas e elétricas).
- Ampliação da frota de ônibus elétricos: 54 passarão a circular em Curitiba em 2025.
- Implantação do programa Táxi Verde: segundo carro na mesma outorga desde que elétrico, além da isenção de outorga.