Os quase 210 mil moradores dos quatro bairros que formam a Regional Boqueirão, além de todos que circulam pela região, vão ser beneficiados com uma série de obras previstas no plano de governo de Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Prefeitura de Curitiba.
Novos viadutos e pontes vão ser construídos, facilitando a circulação de veículos e beneficiando o transporte coletivo.
“Vamos construir o novo viaduto sobre a ferrovia na Rua Eduardo Pinto da Rocha, uma obra dimensionada para suportar todo tipo de carga”, conta Eduardo.
O viaduto vai contar com três faixas de circulação, sendo duas sentido Zoológico e outra faixa sentido Alto Boqueirão. O viaduto existente hoje no local – que foi requalificado para passagem de veículos leves – será desativado, diz Eduardo, e vai servir de passagem para pedestres e ciclistas, estruturado como um boulevard para observação da operação ferroviária.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Trinário da Marechal
Também está previsto no plano de governo de Eduardo a construção do trinário da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Trata-se dos viadutos da Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Marechal Floriano. O novo viaduto na Anne Frank possibilitará a ligação com a Rua Aloísio Finzetto, sobre a Linha Verde, de quem circula do Boqueirão para o Rebouças.
Outro viaduto na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza possibilitará duas ligações no sentido Boqueirão, passando por cima da Linha Verde: uma de quem vem do Centro pela Rua Escritora Lurdes Strozzi e outra de quem vem da Avenida Presidente Wenceslau Braz. A construção será em forma de “Y”, com duas origens (Centro e Conectora 3) e destino à região do Boqueirão.
O viaduto existente da Avenida Marechal Floriano será a via central do sistema “trinário Marechal” e destinado ao sistema de transporte coletivo, aos pedestres e ciclistas. Sobre o viaduto será implantada uma nova estação de transporte, permitindo a integração tarifária entre as linhas que utilizam o eixo da Linha Verde e o eixo Boqueirão.
A intervenção irá melhorar o sistema viário e o transporte na ligação entre os bairros Hauer, Prado Velho e Parolin, na integração das Regionais Boqueirão, Matriz e Portão, em uma extensão de 6 Km.
“Também vamos construir a ponte sobre o Rio Belém, ligando as ruas Alcino Guanabara e Guiroku Gastão Ayabe”, cita Eduardo. A intervenção vai melhorar a operação do Inter 2 entre os bairros Jardim das Américas, Uberaba e Hauer, nas regionais Cajuru e Boqueirão, em uma extensão de 8,2 km.
Veja os bairros que formam a Regional Boqueirão:
- Alto Boqueirão
- Boqueirão
- Hauer
- Xaxim
Confira as principais propostas de Eduardo para os bairros da Regional Boqueirão:
- Implantação do Restaurante Popular do Boqueirão.
- Adequar o quadro de profissionais nas 14 Unidades Básicas de Saúde dos bairros da Regional Boqueirão.
- Vale Educação para famílias da Faixa 1, com renda de até R$ 3 mil.
- Inauguração de novos CMEIS, com a oferta de mais vagas nas creches.
- Revitalização das escolas de educação integral.
- Ampliação de unidades de educação especial.
- 100% das Escolas Municipais com o programa Curitibinhas Poliglotas: aulas de inglês e espanhol.
- Ruas com antipó antigo vão ganhar asfalto de qualidade e calçadas novas entre 2025 e 2028.
- Nova fase do programa Caminhar Melhor, com mais calçadas acessíveis.
- Nova fase do Plano Cicloviário: ampliação das estruturas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas).
- Aluguel Social Permanente: auxílio financeiro para locação social para que o cidadão em processo de emancipação não comprometa toda a sua renda.
- Implantação do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI): descentralização da Muralha Digital, com mais câmeras pelos bairros de maior risco, e policiamento de proximidade orientado pela Inteligência de dados do Mapa de Risco.
- Fortalecimento da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na Área de Segurança Pública: 4.000 agentes de segurança atuando em conjunto (GM e PM) na capital.
- Ampliação do horário das principais unidades de esporte e lazer dos bairros, que será das 6h até as 22h.
- Oferta de aulas de skate gratuitas nas pistas públicas de Curitiba.
- Implantação do programa Aprendiz Atleta (14 a 24 anos).
- Construção do novo viaduto na rua Eduardo Pinto da Rocha: sobre a linha férrea.
- Nova ponte na Rua Nova Aurora, com extensão de 800 metros, para a ligação entre o Sítio Cercado e o Alto Boqueirão.
- Implantação do Trinário da Avenida Marechal Floriano Peixoto.
- Correção geométrica para melhorias na circulação no cruzamento das ruas Anne Frank com Coronel Luiz José dos Santos, no Boqueirão.
- Implantação de 17 correções geométricas para a melhoria da circulação em cruzamentos de vias no bairro Boqueirão.
- Promover integração temporal da linha 629-Alto Boqueirão com as demais linhas da região da Francisco Derosso, possibilitando acessar a Rede Integrada de Transporte (RIT) nos terminais do Carmo e Boqueirão (quando uso do cartão de transporte URBS), no Alto Boqueirão.
- Revitalização da Rua Tenente Coronel Vilagran Cabrita, no Boqueirão.
- Revitalização da Rua Denezar Andrade de Jesus, no Boqueirão.
- Revitalização da Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Boqueirão.
- Revitalização da Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Hauer.
- Quadra sintética e iluminação na Praça Itamarati, na Rua Tenente Antônio Pupo (ao lado do CMEI), no Xaxim.
- Drenagem e pavimentação da Rua Tenente Antonio Pupo, no Xaxim.