Em encontro com categoria, Eduardo anuncia que vai incentivar o uso do táxi em Curitiba

Em encontro com categoria, Eduardo anuncia que vai incentivar o uso do táxi em Curitiba

O candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel, disse neste sábado (31/8) que, se eleito, vai incentivar o táxi na capital e promover uma discussão conjunta com a categoria sobre a nova lei do táxi. Hoje, a capital conta com uma frota de 2.165 táxis.

Durante almoço de aniversário da Frennatáxi (Frente Nacioonal de Taxistas) na Vila Guaira, ele recebeu apoio da categoria e contou que é usuário de táxi na cidade.

“Eu e minha família andamos muito de táxi e respeitamos muito este serviço”, afirmou Eduardo, no encontro com os taxistas da capital.

O candidato visitou as instalações da Megatáxi, onde foi recebido pelo presidente da empresa, Wellington Cruz; pelo presidente da Frennatáxi, Erasto Ribas; o candidato a vereador José Carlos e o presidente do Sinditaxi PR, Djalma Rodrigues.

Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Táxi verde na capital

O candidato garantiu uma política de valorização da categoria, com a implantação de uma nova lei do táxi, ampliando e modernizando o serviço.

A nova lei terá um foco importante na sustentabilidade, permitindo a locação de veículos elétricos, segundo carro na mesma outorga desde que elétrico e isenção de outorga para o segundo carro elétrico.

O projeto de Eduardo também prevê elaboração de edital de credenciamento para propaganda nos veículos com geração de receitas para os taxistas.

Eduardo lembrou que os táxis elétricos fazem parte de um grande projeto de Curitiba para a substituição da matriz energética fóssil pela energia limpa no transporte.

Entre junho de 2023 e março de 2024, a gestão de Eduardo e Rafael Greca implantou um programa de testes com seis táxis elétricos na capital.

Os seis carros elétricos evitaram a emissão de 28,7 toneladas de CO2 na atmosfera no período de testes, equivalente ao plantio de 200 árvores.

Benefícios conquistados

Na gestão de Eduardo e o prefeito Rafael foram promovidas melhorias no serviço oferecido à população. No ano passado, foi criada uma nova categoria de táxi, voltada exclusivamente para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida (temporária ou permanente).

A categoria também foi beneficiada em 2023 com aumento do limite da frota de táxis executivos, de 222 para 302 veículos, e a flexibilização do vestuário no trabalho, que possibilita aos taxistas usarem calças jeans e que caminhonetes e picapes sejam táxis.

Outra novidade foi a organização de pontos provisórios na saída de eventos, como shows e jogos de futebol para maior conforto dos usuários e incentivar o uso do táxi.

Durante a pandemia, os taxistas tiveram isenção de outorga nos anos 2020 e 2021 e possibilidade de parcelamento de débitos em até 36 vezes.

Confira as propostas de Eduardo para a categoria dos taxistas e para o transporte público:

  • Criação do programa Táxi Verde: Programa de incentivo para operação de táxis elétricos, permitindo a locação de veículos elétricos, como segundo carro na mesma outorga desde que elétrico. Isenção de outorga de táxi para o segundo carro elétrico.
  • Tarifa zero no transporte coletivo para quem procura emprego.
  • Tarifa meia no transporte coletivo aos domingos e feriados.
  • Ampliação da frota de ônibus elétricos.
  • Novo contrato de concessão do transporte coletivo vai priorizar a redução da tarifa de ônibus.
  • Reconstrução e requalificação do Terminal Hauer.
  • Reconstrução e requalificação do Terminal Campina do Siqueira.
  • Novo Terminal Capão da Imbuia.
  • Implantação de novos miniterminais: Lindoia e Bairro Novo.
  • Ampliação dos terminais Tatuquara, Sitio Cercado, Santa Felicidade e Barreirinha.
  • Implantação da linha Aeroporto, com atendimento a rodoferroviária e rede de hotéis do centro de Curitiba e shoppings.
  • Implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na linha entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais.
  • Onze novas estações Prisma Solar para o novo Inter 2 (a primeira foi inaugurada em 2024).