Em evento no Conselho de Farmácia, Eduardo Pimentel reforça ampliação dos serviços da Saúde em Curitiba

Em evento no Conselho de Farmácia, Eduardo Pimentel reforça ampliação dos serviços da Saúde em Curitiba

No Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), o candidato à Prefeitura de Curitiba pela Coligação Amor e Inovação, Eduardo Pimentel  (PSD), reafirmou seu compromisso com avanços ainda maiores do atendimento na saúde.

Eduardo explicou que garantir a qualidade da saúde das famílias curitibanas é um dos pilares do seu plano de governo e reafirmou que vai abrir um centro de diagnósticos público para atender a população, além de duas novas UPAs e seis unidades de saúde.

Hospital novo

O futuro Hospital do Bairro Novo que Eduardo irá abrir terá 200 leitos, sendo 57 de UTI. O novo hospital curitibano ficará na região Sul da cidade, contará com leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil.

“A região que mais cresce em Curitiba é o Sul da cidade, e no Sítio Cercado vamos abrir um hospital municipal para atender a população”, destacou.

Outra proposta de Eduardo é a ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a abertura de duas novas unidades. Com isso, Curitiba passará a contar com 11 UPAs.

As novas unidades se somam aos avanços anteriores, como a abertura da UPA Tatuquara e a reforma e reabertura da UPA CIC, que estavam fechadas antes da gestão de Eduardo Pimentel como vice-prefeito ao lado de Rafael Greca. Esse reforço na rede de pronto atendimento é o planejamento frente à demanda por serviços de saúde de emergência em Curitiba.

Mais seis unidades de saúde

A atenção básica também será fortalecida na gestão de Eduardo. Ele propõe a abertura de seis novas Unidades Básicas de Saúde em comunidades estratégicas como Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Matriz e Corbélia. Com elas, Curitiba passará a contar com 115 Unidades Básicas de Saúde.

As novas unidades ampliarão o acesso aos cuidados primários e preventivos, ajudando a desafogar outros postos. Eduardo destaca que, graças ao aplicativo Saúde Já, os agendamentos serão feitos de forma rápida e sem filas, como acontece atualmente.

A saúde mental e o atendimento especializado também se destacam nas propostas do candidato de Rafael Greca. Na gestão de Eduardo Curitiba vai abrir dois novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), aumentando para 15 o número de Caps na cidade.

Outra novidade é que os Caps passarão a atender 24 horas, ampliando o suporte a pacientes em crise e facilitando seu retorno ao convívio familiar.

Além disso, será inaugurado um segundo Centro de Atenção ao Autismo, complementando o trabalho já realizado pelo Ambulatório Encantar, que foi revitalizado e ampliado em 2019.

Centro de Diagnóstico por Imagem

A criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem é outra proposta importante de Eduardo para a Saúde. O equipamento oferecerá exames avançados, como raio-X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias, reduzindo o tempo de espera e melhorando a precisão dos diagnósticos.

Eduardo também planeja continuar a revolução tecnológica na saúde iniciada na atual gestão, ampliando os serviços da Central Saúde Já, que permite videoconsultas com médicos da Prefeitura.

Desde sua criação, a Central já atendeu mais de um milhão de curitibanos e, com a implementação de novas tecnologias propostas, passará a contar com monitoramento remoto de pacientes em condições crônicas. Nesse sentido, o monitoramento usará Inteligência Artificial (IA), aplicativos móveis e dispositivos para coleta de dados de saúde. Esse avanço permitirá um acompanhamento mais contínuo e personalizado, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Missa por dona Margarita

No fim da tarde desta sexta-feira (20/9), o candidato Eduardo Pimentel prestigiou a missa de um mês de falecimento da primeira-dama Margarita Sansone.

Ao lado do prefeito Rafael Greca, Eduardo participou da cerimônia religiosa, realizada no Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José, no bairro Guabirotuba.

“O amor de Dona Margarita por Curitiba seguirá nos inspirando”, disse Eduardo.

Propostas de Eduardo para a Saúde de Curitiba continuar sendo referência no país:

  • Inauguração do Hospital do Bairro Novo (200 leitos).
  • 2 novas UPAS: regionais Santa Felicidade e Matriz.
  • ⁠6 novas UBS: Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Distrito Sanitário Matriz e Corbélia.
  • Inauguração do Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem: realização gratuita de exames de raio X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias.
  • 2 novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
  • 1 novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba (hoje já tem o Laboratório Encantar).