Em sabatina com engenheiros, Eduardo explica como vai recuperar o Centro e as obras previstas para infraestrutura viária

Em sabatina com engenheiros, Eduardo explica como vai recuperar o Centro e as obras previstas para infraestrutura viária

Durante cerca de uma hora da noite desta terça-feira (22/10), o candidato à Prefeitura Eduardo Pimentel (PSD) apresentou suas principais propostas do plano de governo durante uma sabatina promovida pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Além de falar como pretende governar Curitiba pelos próximos quatro anos, Eduardo respondeu às dúvidas dos engenheiros associados ao Instituto. 

Os principais pontos tratados pelo candidato foram as propostas do redesenvolvimento do Centro de Curitiba e as obras de infraestrutura para a mobilidade urbana previstas no plano de governo. Mas Eduardo também falou sobre criação de vagas em creches, programa de habitação popular, propostas para a saúde, sustentabilidade ambiental, transporte público, criação de empregos e segurança pública.

“Estamos num momento muito importante de união para o melhor para a cidade. Gestão pública não tem improviso. A cidade precisa de um prefeito que lidere as ações e tome as decisões certas. Faz décadas que Curitiba cresce ordenadamente, não podemos perder isso. Estou animado para seguir em frente”, afirmou Eduardo.

O candidato explicou como pretende redesenvolver o Centro de Curitiba com um programa completo de recuperação cuidando da questão dos moradores em situação de rua, criando mais dois FAS SOS, investimento em segurança pública, com a ampliação e fortalecimento da Muralha Digital, manter a troca de iluminação pública por LED, investimentos em turismo, gastronomia, eventos, cultura, habitação e retrofit de prédios que estão sem uso.

“Avançamos nos últimos anos com melhorias no Centro, mas podemos avançar ainda mais. Vou criar uma comissão para discutirmos o redesenvolvimento do Centro. Queremos ocupar o Centro com eventos culturais, aumentar a circulação de pessoas e incentivar a moradia na região central, para as famílias voltarem ao Centro. Esse é um desafio de toda a cidade”, disse Eduardo.

Propostas e verdades

Na área da Saúde, o candidato voltou a reafirmar que vai construir duas novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), seis novas unidades de saúde, o Hospital Municipal Bairro Novo, e um Centro de Imagens para exames especializados. 

“Minha campanha é de apresentar propostas e falar sobre a verdade. Me preparei para ser prefeito. Fui vice-prefeito por oito anos, Secretário Municipal de Obras Públicas e Secretário de Estado das Cidades. Me especializei em Cidades Inteligentes, mas nada substitui a experiência do dia a dia, a vivência de tirar as obras dos projetos e tornar isso realidade”, explicou Eduardo.

Mobilidade urbana

Na área da mobilidade urbana, o candidato explicou como são os projetos para o trinário de viadutos da Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Marechal Floriano.

O novo viaduto na Anne Frank possibilitará a ligação com a Rua Aluízio Finzetto, por sobre a Linha Verde, de quem vem do Boqueirão no sentido Rebouças. Outro viaduto na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza possibilitará duas ligações no sentido Boqueirão passando por cima da Linha Verde: uma de quem vem do Centro pela Rua Escritora Lourdes Strozzi e outra de quem vem da Avenida Presidente Wenceslau Braz. 

A construção será em forma de “Y”, com duas origens (Centro e Conectora 3) e destino à região do Boqueirão. O viaduto existente da Avenida Marechal Floriano será a via central do sistema “trinário Marechal” e destinado ao sistema de transporte coletivo, aos pedestres e ciclistas. 

Sobre o viaduto, será implantada uma nova estação de transporte, permitindo a integração tarifária entre as linhas que utilizam o eixo da Linha Verde e o eixo Boqueirão. A intervenção irá melhorar o sistema viário e o transporte na ligação entre os bairros Hauer, Prado Velho e Parolin, em uma extensão de 6.055 metros/6 Km (Regionais Boqueirão, Matriz e Portão).

“Não tenho preocupação em enfrentar os desafios da cidade. Isso é uma característica de um líder e a cidade precisa disso. Não podemos ter uma administração na base do improviso, da agressividade e da demagogia. Agora é o futuro das nossas famílias que está em jogo. Um ano de má administração e a cidade volta a se endividar. Preço seu voto no domingo no número 55, de Eduardo Pimentel”, definiu o candidato.