Na reta final para as eleições, Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Prefeitura de Curitiba, convocou a população para votar com responsabilidade. Durante evento em Santa Felicidade na noite desta sexta-feira (27/9), ele ressaltou que neste momento a razão e a emoção tomam conta da campanha, mas que é importante o voto consciente.
Um voto decide quem vai governar o município nos próximos quatro anos, mas pode impactar a cidade em até 20 anos. Sabemos o desastre que foi a gestão anterior à nossa. A cidade estava quebrada, com dívidas, sem pagar fornecedores, com a saúde sem remédios, mato na rua. Levamos oito anos para reconstruir e arrumar a casa. Não podemos perder tudo que fizemos. Eu sou a garantia da continuidade do avanço. Quero governar com respeito e o amor que eu tenho por Curitiba”, disse.
Eduardo falou sobre seus planos de governo durante evento em um restaurante em Santa Felicidade, para comemorar os 75 anos do médico pediatra Luiz Accorsi e a campanha do candidato a vereador Marquinhos Magalhães (Republicanos).
“Vamos implantar o hospital do Bairro Novo, vamos abrir 9 mil vagas nas creches, fazer 20 mil moradias populares, asfaltar e fazer o calçamento de 500 quilômetros de antipó, dar acesso a esporte e lazer para crianças e jovens, implantar seis unidades de Saúde e abrir duas novas UPAS e sim, teremos uma UPA em Santa Felicidade” reforçou, aos ser aplaudido pela plateia do evento.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Fake News
Líder disparado nas pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Curitiba, Eduardo também alertou a população para o risco das fake news na reta final da campanha.
“Faltam só sete dias para as eleições de 6 de outubro. Fiquem atentos, nesta fase começa a bater o desespero nos adversários, começam a surgir fake news. Então, sempre chequem as informações que chegam até vocês. Consultem meus canais nas redes sociais, no meu site de campanha. Fazemos uma campanha sem ataques, limpa, bonita, com propostas consistentes, mas é preciso tomar essa precaução
Apoiado pelo atual prefeito, Rafael Greca, e pelo governador, Ratinho Júnior, Eduardo tem percorrido os bairros da cidade para detalhar seus planos para Curitiba nos próximos quatro anos. O candidato diz que quer governador com diálogo, equilíbrio e sempre ouvindo a população. Neste sábado (28/9) ele percorre, em carreata, bairros na regional Boa Vista.
Conheça propostas do Eduardo para garantir para os curitibanos mais saúde, educação, segurança, moradia, emprego e transporte público:
- Abertura de 36 novos CMEIS, com a oferta de mais 9 mil vagas nas creches;
- Ampliação da oferta de Educação Integral nas 187 escolas municipais, com reforço nas atividades de contraturno, com esportes, atividades artísticas, aulas de Educação Financeira e Empreendedorismo;
- 2 novas UPAs (Santa Felicidade e Rebouças);
- 1 novo hospital-maternidade municipal no Sítio Cercado (Regional Bairro Novo);
- 6 novas Unidades de Saúde;
- Inauguração do Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem;
- 2 novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial);
- 1 novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba (hoje já tem o Laboratório Encantar);
- Ampliação da Central Saúde Já para o monitoramento das pessoas em acompanhamento de condição crônica;
- 20 mil novas moradias com criação do Aluguel Social Permanente para famílias das faixas 1 e 2 que estão na fila da Cohab e maior subsídio para o pagamento da entrada dos financiamentos às famílias que estão na fila da Cohab (faixas 1 e 2);
- Criação da Secretária da Mulher;
- Implantação do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM);
- Criação do Fundo Municipal de Políticas para Mulheres para execução das políticas;
- Implantação do Sistema de Acompanhamento de Mulheres em Situação de Violência conectado à Muralha Digital.
- Criação de auxílio emergencial para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.
- Criação da Casa para Mulheres Gestantes em Situação de Rua.
- Criação do auxílio moradia emergencial para mulheres em situação de violência.- Ampliação de 100 para 250 botões de pânico para mulheres vítimas de violência doméstica;
- Criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos;
- Implantação do Housing First, “aluguel social”, destinando auxílio financeiro para que pessoas em situação de rua tenham moradia própria;
- Empresas terceirizadas pela Prefeitura deverão destinar vagas para pessoas em situação de rua;
- Criação de 8 novos parques e 3 Florestas Urbanas;
- Implantação do Restaurante Popular do Boqueirão;
- Criação de mais 10 pontos do Câmbio Verde;
- Centros de Esporte e Lazer e Clubes da Gente vão ficar abertos da 6h às 22h;
- Oferta de aulas de skate gratuitas nas pistas públicas de Curitiba;
- Implantação do programa Aprendiz Atleta (14 a 24 anos).
- Implantação dos Centros de Desenvolvimento Socioesportivos para jovens;
- Implantação de Ginásio PoliParadesportivo;
- Implantação da Linha Paradesportiva;
- Implantação de 4 Centros de convivência para a pessoa idosa;
- Central de Libras 24h;
- 500 km de antipó vão ganhar asfalto novo com calçadas acessíveis;
- 200 km de calçadas revitalizadas ou novas;
- 200 km de ciclovias;
- Implantação do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI): Descentralização da Muralha Digital, com mais câmeras pelos bairros de maior risco, e policiamento de proximidade orientado pela Inteligência de dados do Mapa de Risco;
- Fortalecimento da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na Área de Segurança Pública: 4.000 agentes de segurança atuando em conjunto (GM e PM) na capital;
- Implantação do Plano de Redesenvolvimento da Região Central (Centro, Rebouças e São Francisco), com maior segurança, incentivo à moradia, apoio ao comércio e acolhimento as pessoas em situação de rua;
- Tarifa zero no transporte público para quem busca emprego;
- Meia tarifa aos domingos e feriados;
- Implantação do segundo Hospital Municipal Veterinário, na Região Sul de Curitiba;
- Ampliação da programação e parcerias dos cursos de capacitação dos programas Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, Empregotech40+ e Empreendedora Curitibana;
- Incentivar a formalização no mercado de trabalho nos Espaços Empreendedor da Prefeitura;
- Ampliação dos Mutirões de Emprego: prioridade jovens, PCD e 50+.
Veja as principais propostas de Eduardo para os bairros da Regional Santa Felicidade:
- Implantação da UPA Santa Felicidade.
- Adequar o quadro de profissionais nas Unidades de Saúde dos bairros da Regional Santa Felicidade.
- Inauguração de novos CMEIS, com a oferta de mais vagas nas creches.
- Revitalização das escolas de educação integral.
- Ampliação de unidades de educação especial.
- 100% das Escolas Municipais com o programa Curitibinhas Poliglotas: Aulas de inglês e espanhol.
- Ruas com antipó antigo vão ganhar asfalto de qualidade e calçadas novas entre 2025 e 2028: Serão obras de “pavimentação completa” com asfalto novo e sempre com calçada refeita ou nova e meio fio.
- Nova fase do programa Caminhar Melhor: Mais calçadas acessíveis (revitalizadas ou implantadas), em 4 anos.
- Nova fase do Plano Cicloviário: Ampliação das estruturas cicloviárias nos próximos 4 anos, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
- Aluguel Social Permanente: Auxílio financeiro para locação social para que o cidadão em processo de emancipação não comprometa toda a sua renda.
Maior subsídio financeiro para famílias das faixas 1 e 2 darem entrada: Combinação de subsídios da Prefeitura e do Estado. - Implantação do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI): Descentralização da Muralha Digital, com mais câmeras pelos bairros de maior risco, e policiamento de proximidade orientado pela Inteligência de dados do Mapa de Risco.
- Fortalecimento da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na Área de Segurança Pública: 4.000 agentes de segurança atuando em conjunto (GM e PM) na capital.
- Adequar do efetivo da Guarda Municipal nos bairros da Santa Felicidade.
- Garantir direitos das mulheres e enfrentamento às situações de violências nos bairros da Regional Santa Felicidade.
- Ampliação do horário das principais unidades de esporte e lazer dos bairros, que será das 6h até as 22h.
- Oferta de aulas de skate gratuitas nas pistas públicas de Curitiba.
- Implantação do programa Aprendiz Atleta (14 a 24 anos).
- Ampliação do Curitiba Escola+Esporte = 10.
- Implantação de quadras de esportes de areia nos Centros de Esporte e Lazer e praças (vôlei de praia, beach tennis e futevôlei).
- Correção geométrica para melhorias na circulação no cruzamento da rua Acelino Grande com a rua Luís Pelegrino Toaldo, no bairro Butiatuvinha.
- Implantação de rotatória para a melhoria da circulação no cruzamento das ruas Napoleão Manosso com Francisco Dallalibera e Gerônimo Muraro, entre os bairros Butiatuvinha e Santa Felicidade.
- Requalificação da Avenida Francisco Gulin, na ligação dos bairros Butiatuvinha e Santa Felicidade.
- Requalificação da rua Paulo Gorski, entre os bairros Mossunguê e Campo Comprido.
- Correção geométrica na João Azolin com Nicolau José Gravina: Correção geométrica, em uma extensão de 270 metros, para melhorias na circulação no cruzamento das ruas João Azolin com Nicolau José Gravina, no bairro de Santa Felicidade.
- Abertura da rua João Menegusso, numa extensão de 1150 metros, entre a Rua ngelo Domingos Durigan e Avenida Manoel Ribas, no bairro Santa Felicidade.
- Implantação do binário Manoel Ribas x Via Veneto, com extensão de 4.700 metros, no bairro Santa Felicidade.
- Requalificação da Estrada da Mina do Ouro: Obra na via entre Ruas Basílio Kowalczuk e Maguari, numa extensão de 470 metros, no bairro Santo Inácio.
- Correção geométrica para melhorias na circulação no cruzamento da rua João Batista Dallarmi com a rua Anna Gbur Barcik, entre os bairros Santo Inácio e Santa Felicidade.
- Melhoria da circulação na rua Brasílio Cuman: Correção geométrica, com extensão de 200 metros, para melhorias na circulação no cruzamento das ruas Brasílio Cuman x ngelo Massignan, no bairro São Braz.
- Correção geométrica para melhorias na circulação no cruzamento das ruas Joanna Zazicki Kurek com Anna Z. Homann e Ettore Zanlorenzi, no bairro São Braz.
- Requalificação da rua Ludovico Lucca, no bairro São Braz.
- Implantação de rotatória no cruzamento da Avenida Fredolin Wolf com rua Justo Manfron na ligação dos bairros São João e Santa Felicidade.
- Construção do Binário e novo viaduto Orleans: Implantação de um binário sobre a rodovia BR-277, numa extensão de 6.000 metros (6 Km) integrando os bairros CIC e Orleans, com a manutenção do viaduto existente e a construção, pelo Governo do Estado, de outro viaduto em paralelo. Caberá à Prefeitura desenvolver o projeto viário nas ligações de ambos os lados da rodovia. No sentido Santa Felicidade, o binário será formado pelas ruas Rua Professor João Falarz e depois Avenida Vereador Toaldo Túlio, por sobre a BR, no itinerário do viaduto existente. No sentido oposto, a Rua Monsenhor Boleslau Falarz, passando pelo novo viaduto a ser construído e seguindo a uma diretriz viária que será aberta até o encontro com a Bernardino Iatauro. A nova estrutura viária possibilitará a ligação até a Rua Eduardo Sprada, numa extensão de 2,2 km, desde a Bernardino Iatauro, onde será implantada a nova diretriz que ligará ao viaduto novo. A intervenção incluirá a implantação de novo pavimento, de calçadas planas e acessíveis e estrutura cicloviária, de novo sistema de drenagem e de serviços de paisagismo e sinalização.
- Revitalização da Rua Guido Durigan, no bairro Butiatuvinha.
- Pavimentação da Rua Renato Linhares, no bairro Butiatuvinha.
- Construção de passarela metálica da Rua Tito Calderari com Rua Júlia Domakoski, no bairro Mossunguê.
- Elaboração de projeto para contenção das margens do Rio Cascatinha na Rua Joana Ema Dalpozzo Zardo, no bairro Santa Felicidade.
- Pavimentação da Rua São Carlos, no bairro Santa Felicidade.
- Revitalização da Rua Alberto Bernarski, no bairro São Braz.
- Melhorar o trânsito na entrada e saída e na Escola Municipal Ana Hella, no bairro Vista Alegre.