Pesquisa confirma e Eduardo vai continuar o bom trabalho: Curitiba tem o melhor serviço público entre as capitais

Pesquisa confirma e Eduardo vai continuar o bom trabalho: Curitiba tem o melhor serviço público entre as capitais

Um estudo da Agenda Pública, organização dedicada ao desenvolvimento sustentável e ao aprimoramento dos serviços públicos no Brasil, confirma o que os curitibanos já sabem: Curitiba tem o melhor serviço público entre as 26 capitais brasileiras. O primeiro lugar na Pesquisa de Qualidade dos Serviços Público, divulgada este mês, mostra que as políticas públicas colocadas em prática pela gestão de Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Prefeitura de Curitiba, e do atual prefeito, Rafael Greca, têm melhorado do dia a dia do cidadão.

Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

A pesquisa da Agência Pública analisa mais de 40 indicadores, incluindo educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão da qualidade. Os esforços realizados pela gestão do prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel, resultaram em uma nota de 6,72 para a capital paranaense, superando cidades como Palmas (6,54), Vitória (6,48), Campo Grande (6,23), Florianópolis (6,12) e Porto Alegre (5,67).

Eficiência na gestão

O que foi levantado pelo estudo já havia sido avaliado também pela população curitibana. Fruto da eficiência nos bons serviços e projetos executados, a atual gestão tem aprovação da gestão superior a 70%. Além disso, Eduardo, ao lado de Greca, já cumpriu 84% dos compromissos do Plano de Governo 2021-2024, demostrando o empenho em melhorar continuamente os serviços públicos.

Na educação, por exemplo, a rede municipal de ensino atende 141 mil estudantes, sendo 57 mil na Educação Infantil e 84 mil no Ensino Fundamental.  É 3ª capital com melhor índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Fundamental em 2023 e lidera o ranking da capital com a menor taxa de distorção idade-série no ensino fundamental da rede municipal pública.

Na saúde, o SUS realiza 67 mil atendimentos diários, com 39,6 mil profissionais e diversas unidades de atendimento. Curitiba se destaca em saneamento, com 100% da população com água tratada e 98% com esgoto. A cidade recicla 22,5% dos resíduos e plantou 500 mil árvores desde 2019, aumentando a área verde per capita.

O programa de requalificação viária incluiu 1.200 km de asfalto novo, e as equipes de limpeza pública cuidam diariamente de parques e praças, totalizando cerca de 149 milhões de m² de manutenção nos últimos oito anos.

Fake News

O resultado do estudo da Agência Pública demonstra quão criminosa e irresponsável tem sido a desinformação disseminada nas redes sociais por uma candidata à Prefeitura de que os serviços públicos de Curitiba são ruins. Cai por terra toda essa fake news contra um trabalho de uma gestão que é comprometida em melhorar cada vez mais o dia a dia dos curitibanos com importantes inovações na educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e gestão pública.

Nos últimos oito anos, a atual gestão tem investido na melhoria de todos os serviços, apostando em novas tecnologias, capacitação dos servidores, ampliação de serviços e infraestrutura e em inovações para a melhoria dos processos de governança da Prefeitura. O comprometimento dos servidores em oferecer o melhor atendimento à população também foi um dos indicadores que garantiram a Curitiba o primeiro lugar no estudo da Agência Pública.

O levantamento da Agência Pública considerou os dados oficiais mais recentes sobre diversos parâmetros e, de acordo com critérios pré-definidos, atribuiu uma nota de 0 a 10 para cada categoria em cada capital.

Pesquisa de opinião

Essas informações objetivas foram combinadas com uma pesquisa de opinião feita em 2023 com mais de 3.000 moradores das dez maiores capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia e Belém), que avaliaram diversos aspectos dos serviços prestados pelas prefeituras de suas cidades.

E para seguir aprimorando os serviços públicos, Eduardo tem um plano de governo consistente, elaborado com cuidado, nos detalhes, para que a população saiba quais são as propostas em todas as áreas da cidade, da saúde, à educação, do transporte coletivo à segurança.

Do cuidado com as mulheres, idosos, da população em situação de rua, de quem precisa de emprego, de quem quer empreender. Confere aqui avanços que Eduardo propõe com muita responsabilidade.

Confira avanços que Eduardo, ao lado de Greca, conquistou para Curitiba, vai manter e avançar:

  • 32 CMEIs inaugurados que atendem 12 mil crianças de 0 a 5 anos.
  • Todas as 187 escolas municipais oferecem educação integral.
  • 300 mil refeições/dia servidas diariamente nos CMEIs, CEIs e escolas.
  • 11.000 crianças atendidas em escolas especiais, classes especiais, salas de recursos multifuncionais e salas de recursos de aprendizagem.
  • 1 Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista/CEETEA, primeiro do Brasil.
  • 32 Faróis do Saber e Inovação: espaço maker.
  • 109 unidades básicas de saúde.
  • 9 unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
  • 1 centro especializado em Transtorno do Espectro Autista (Ambulatório Encantar).
  • 2,3 milhões de usuários do aplicativo Saúde Já.
  • 1,5 milhão de atendimentos por videoconsulta na Central Saúde Já.
  • 26 milhões de medicamentos por mês.
  • 2,1 milhões de doses de vacina por ano.
  • 67 mil atendimentos por dia na rede municipal de saúde.
  • 700 mil exames mensais do Laboratório Municipal.
  • 110% de aumento do número de vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua: de 693 (2016) para 1.453 (2024).
  • 5 Mesas Solidárias distribuíram 1,3 milhão de refeições gratuitas para moradores de rua.
  • 1 FAS SOS com atendimento multissetorial 24 horas.
  • 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
  • 10 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
  • 5 Centros de Atividades para Pessoas Idosas (Cati).
  • 9.615 vagas nos cursos gratuitos dos 12 Liceus de Ofício e Inovação prioritariamente para pessoas em situação de rua.
  • 5 Restaurantes Populares oferecem 5.100 refeições diárias a R$ 3 para a população de baixa renda.
  • 35 Armazéns da Família atendem 1 milhão de curitibanos, com produtos em média 30% mais baratos que nos supermercados.
  • 11 Sacolões da Família que comercializam hortifrútis preço único.
  • 174 hortas urbanas e 2 Fazendas Urbanas.
  • 3,2 milhões de passageiros/mês de Curitiba e Região Metropolitana beneficiados com Rede Integrada de Transporte.
  • 1 passageiro consegue ir de Fazenda Rio Grande até Colombo, percorrendo 43 km e passando por Curitiba, pagando apenas R$ 6.
  • 537 novos ônibus do transporte público.
  • 69 integrações temporais ativadas (permite trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem, desde que dentro de um determinado período de tempo).
  • 22 terminais urbanos revitalizados.
  • 204 estações-tubo reformadas.
  • Chegada dos primeiros ônibus elétricos de Curitiba.
  • 1.200 km de asfalto novo (155 km de ruas terra que foram pavimentadas).
  • 2.100 profissionais da limpeza pública coletam, em média, 100 toneladas de lixo reciclável (lixo que não é lixo) e 1.500 toneladas de lixo orgânico.
  • 149 milhões de m² de roçada de parques, praças e vias públicas. Equivale a mais de 18 mil campos de futebol.
  • 2 horas para abrir uma empresa, com desburocratização e alvará digital.
  • 3 coworking públicos (Workitibas).
  • 378,7 mil pessoas atendidas gratuitamente nos 9 Espaços Empreendedor.
  • 10,9 mil mulheres participantes do Empreendedora Curitibana.
  • 11,5 mil MEIs capacitados gratuitamente pelo Curitiba Empreendedora.
  • 14,4 mil empreendedores foram capacitados de graça pelo programa Bom Negócio.
  • 132 empresas beneficiadas pelo ISS Tecnológico do Tecnoparque.
  • 328 pontos de acesso ao Wifi Curitiba.
  • 95% dos serviços da Prefeitura já são digitais, como Alvará On-Line.
  • 600 serviços no aplicativo Curitiba App.
  • 1,6 milhão de curitibanos cadastrados no e-cidadão: base única de dados da Prefeitura.
  • 2.000 câmeras da Muralha Digital: 1.325 fixas, 515 body cams e 160 câmeras veiculares.
  • 38,9 milhões de atendimentos na Central 156.
  • 462% de aumento da participação do cidadão no Fala Curitiba (presencial, on-line e Fala Móvel): de 6.574 (2017) para 36.957 (2023).