Famílias mais seguras: Eduardo vai levar Muralha Digital aos bairros, abrir concurso da GM e ampliar policiamento

Famílias mais seguras: Eduardo vai levar Muralha Digital aos bairros, abrir concurso da GM e ampliar policiamento

Curitiba será uma cidade mais segura para você e sua família com Eduardo Pimentel (PSD) na Prefeitura de Curitiba. O Plano de Governo do candidato tem um amplo leque de estratégias para a segurança pública.

O candidato vai abrir concurso par a Guarda Municipal (GM) já nos primeiros meses de gestão, levar a Muralha Digital aos bairros e ampliar o policiamento de proximidade, entre as principais ações para melhorar a segurança pública da capital paranense.

Eduardo já tem o compromisso do governador do Paraná, Ratinho Junior, para avançar na parceria da Prefeitura e Governo do Estado, garantindo que Curitiba tenha nas ruas 4 mil agentes de segurança, entre guardas municipais e policiais militares.

“Vamos fortalecer o trabalho conjunto, o que só é possível graças à paz política que existe hoje em Curitiba, fruto da parceria e bom relacionamento das gestões municipal e estadual”, explica Eduardo.

O candidato do PSD também vai ampliar a Muralha Digital para fortalecer ainda mais a segurança pública nos bairros e a adoção do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI). “A ideia de mais câmeras de vigilância vai priorizar as regiões de maior risco, conforme os dados do Mapa de Risco da própria Muralha Digital”, conta Eduardo.

Curitiba já conta atualmente com 2 mil câmeras (fixas, bodycams e câmeras veiculares usadas pela Guarda Municipal). Tudo está conectado ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha. Ruas, espaços e equipamentos públicos, como escolas, são cobertos pela Muralha.

Além disso, o POI prevê que o trabalho da Guarda seja readequado para um modelo de ronda ostensiva e de proximidade com foco na segurança do cidadão. “Ou seja, o efetivo da GM passará a ser distribuído conforme o Mapa de Risco. O policiamento tradicional tem seu foco no crime e no criminoso, já a proposta de segurança de proximidade da GM terá como foco o cidadão”, explica Eduardo.

O comerciante Roger Dias vai votar 55. A preocupação do candidato com o policiamento foi um dos itens que mais empolgou Roger entre as propostas que ele viu no horário eleitoral.

“Para trabalhar e manter nossa loja aberta e com clientes, aqui no anel central, precisamos de segurança. Vejo que o Eduardo tem isso como prioridade, a gente fica mais tranquilo”, comenta Roger.


Concurso para a Guarda

O candidato ainda tem o compromisso de lançar, no primeiro trimestre de 2025, concurso público para a Guarda Municipal.

“Vamos realizar concurso público para repor servidores que se aposentaram. Vamos garantir mais segurança para os curitibanos com esta medida e também com a parceria permanente com o Governo do Estado através da Polícia Militar com homens nas ruas”, acrescenta Eduardo.

Eduardo Pimentel, ao lado do vice Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Conheça as principais propostas de Eduardo para garantir mais segurança para os curitibanos:

  • Fortalecimento da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na Área de Segurança Pública: 4.000 agentes de segurança atuando em conjunto (GM e PM) na capita
  • Implantação do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI)
  • Descentralização da Muralha Digital, com mais câmeras pelos bairros de maior risco, e policiamento de proximidade orientado pela Inteligência de dados do Mapa de Risco.
  • Implantação da Divisão de Proteção no Transporte Coletivo (PTC)
  • Criação da Divisão de Atendimento ao Turista
  • Implantação do Programa de prevenção do suicídio na Guarda Municipal
  • Concurso público e capacitação contínua da Guarda Municipal
  • Fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, com ampliação de 100 para 250 botões de pânico para mulheres vítimas de violência doméstica que contam com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário