Funcionários da Prefeitura de Curitiba aprendem sobre a importância da separação correta do lixo

Funcionários da Prefeitura de Curitiba aprendem sobre a importância da separação correta do lixo

Para melhorar a separação e o encaminhamento do lixo que é gerado no prédio central da Prefeitura de Curitiba, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu, nesta quinta-feira (14/9), uma palestra voltada aos funcionários que trabalham na limpeza do Palácio 29 de Março. A equipe de Educação Ambiental e os personagens da Família Folhas explicaram como funciona o programa Ecocidadão, iniciativa que reúne 40 associações de catadores de materiais recicláveis, que recebem, triam e comercializam resíduos da coleta seletiva da capital.

A capacitação aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba e foi um pedido do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que também participou da atividade.

“Nossa cidade é muito reconhecida pelo meio ambiente e pela limpeza e quem faz isso são profissionais que estão aqui hoje. Por isso, temos que valorizar essas pessoas e buscar melhorar cada vez mais”, afirmou Pimentel.

O objetivo do evento, segundo a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, foi ensinar as melhores formas de separar o lixo e entregar os recicláveis para o programa Ecocidadão.

Aprendizado

Suzana dos Santos, de 39 anos, trabalha na limpeza do prédio da Prefeitura e gostou das informações que recebeu durante a palestra. “A gente acaba não tendo muita noção de como é perigoso não separar o lixo do jeito certo, então eu aprendi muito aqui. Se todos fizerem a sua parte, vai melhorar para todo mundo, não só para quem está aqui”, disse Suzana.

Família Folhas

A apresentação da Família Folhas também reforçou os conceitos de educação ambiental e de sustentabilidade para o dia a dia dos funcionários da limpeza.

“Eu me lembro, quando era um curitibinha, como eu gostava da Família Folhas. Hoje, eu queria muito poder agradecer essas boas pessoas que fazem a alegria das crianças e nos ensinam sobre sustentabilidade”, definiu Eduardo Pimentel.