Inspirado em Margarita Sansone, Eduardo vai investir no social e na cultura

Inspirado em Margarita Sansone, Eduardo vai investir no social e na cultura

A primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, continua a inspirar e influenciar a política da capital paranaense, mesmo após sua recente partida, na última terça-feira (20/8). O candidato à prefeitura de Curitiba pela Coligação Curitiba Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), promete ampliar as iniciativas sociais e culturais idealizadas por Margarita.

“Margarita Sansone sempre vai nos inspirar, pois foi responsável pela criação e primeira presidente da Fundação de Ação Social (FAS), bem como implantou iniciativas como Vale Vovó (benefício para idosos), Carrinheiro Cidadão, Fazenda Solidariedade (de apoio a pessoas em recuperação de dependência química), FAS Trabalho, Liceus de Ofícios e a Pousada de Maria, primeira instituição do Brasil voltada ao acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica. Vamos avançar ainda mais”, contou Eduardo.

Margarita ainda presidiu a Fundação Cultural de Curitiba, apoiando as Bienais Internacionais de Imprensa e Fotografia e também promoveu e fundou o Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba e o Museu da Gravura de Curitiba. Também criou e inaugurou a Cinemateca de Curitiba, e o Teatro Cleon Jacques, hoje parte do Memorial Paranista, iniciativa da gestão Greca que também teve a influência de Margarita. 

Eduardo deu a garantia de continuidade às iniciativas de Margarita Sansone durante o lançamento da campanha da candidata a vereadora Rafaela Lupion, no Hard Rock Café, no último domingo à noite (25/8).

“Se nossa saudosa e querida Margarita estivesse aqui, sem dúvida alguma, ela estaria ao seu lado, Rafaela. Vamos juntos manter Curitiba no bom caminho, trabalhando em leis essenciais, como as de Zoneamento, Resíduos, Transporte Coletivo e no cuidado com a Matriz, que você conhece tão bem, e com toda a cidade”, disse Eduardo.

Inspiração feminina

Rafaela, que disputa uma vaga na Câmara Municipal pela coligação Curitiba, Amor e Inovação, destacou, ao lado do candidato a prefeito Eduardo Pimentel (PSD), o legado de Margarita.

“Dona Margarita, essa mulher maravilhosa, de tantos projetos sociais e culturais, é uma grande inspiração para mim. Na Câmara Municipal, quero ouvir muito e estar próxima da população numa grande parceria por Curitiba”, declarou Rafaela, emocionada.

A cerimônia também contou com a presença dos deputados estaduais Marcia Huçulak e Alexandre Curi; o deputado federal Pedro Lupion.

Cuidado com a Região Central de Curitiba

O prefeito Rafael Greca, que não pôde comparecer ao evento, fez questão de enviar uma mensagem especial em vídeo, lembrando o papel essencial de Rafaela na administração da Regional da Matriz.

“O seu encantamento, Rafaela, em estar presente em tudo que era necessário na região central da cidade fascinou minha amada Margarita”, comentou Greca.

Veja o que Eduardo e o prefeito Rafael Greca já fizeram pelo Centro de Curitiba desde 2017:

  • Programa Rosto da Cidade: A implantação em 2018 do programa Rosto da Cidade, de renovação urbana sustentável, além de revitalizar imóveis históricos ou de valor arquitetônico do Centro, também estimula a mobilidade ativa do cidadão com renovação de calçadas/ruas, em parceria com o programa Caminhar Melhor. Já foram revitalizados 150 prédios públicos e privados, ruas históricas ou com grande circulação no Centro, São Francisco e Rebouças. No Centro, destaque para as revitalizações do entorno do Mercado Municipal, das praças Osório, 19 de Dezembro e Carlos Gomes, das ruas Voluntários da Pátria e Prudente de Morais e de espaços públicos, como Passeio Público e Cine Passeio (antigo quartel)
  • Maior segurança com a Muralha Digital: O Centro é prioridade da Muralha Digital, criada em 2021. Através do Centro de Controle Operacional (CCO), a Muralha Digital faz o monitoramento em tempo real e de forma inteligente através de 1900 câmeras fixas, 515 bodycams (corporais) e 160 câmeras veiculares. As câmeras estão em espaços públicos como parques, ruas, praças, entre outros pontos da capital paranaense. Com a implantação da Muralha Digital, houve uma boa redução de 40% nas ocorrências de crimes em pontos monitorados pelas câmeras, só no primeiro ano.
  • Revitalização do Passeio Público: O Passeio Público, primeiro parque de Curitiba, foi totalmente revitalizado com uma nova área de contemplação, piso de pedriscos, bancos de madeira, e um paisagismo renovado. Foram plantadas 40 mil novas flores, 120 mudas de árvores nativas e toda a área gramada foi recuperada. No lago, entre a nova praça do Passeio e a Ilha dos Poetas, foi instalado um deck de madeira. O Passeio Público também ganhou reforma e pintura em todas as dependências incluindo banheiros e recintos dos animais. Este espaço histórico ganhou mais charme e funcionalidade para os visitantes​​ graças a novas atrações como o Coreto Digital, com tecnologia moderna, proporcionando um ponto de encontro inovador que serve tanto para performances ao vivo quanto para interações digitais, integrando tecnologia e cultura em um ambiente público. O Passeio Público ainda recebeu um playground com brinquedos feitos com troncos de eucalipto e piso emborrachado e um novo módulo da Guarda Municipal para aumentar a presença policial, melhorar a segurança do local e proporcionar maior tranquilidade para os frequentadores do parque.
  • Inauguração do Cine Passeio: Moderno e ocupando o prédio revitalizado de um antigo quartel, o principal cinema de rua de Curitiba oferece uma programação diversificada, incluindo exibições de filmes internacionais e eventos culturais. Situado no coração da cidade, na Rua Riachuelo, ele funciona como um ponto de encontro para debates e workshops sobre cinema​​. O Cine Passeio tem duas salas de cinema (Cine Ritz e Cine Luz, homenagem aos dois tradicionais cinemas de rua do Centro).
  • Revitalização do entorno do Mercado Municipal: O entorno do Mercado Municipal foi requalificado com novas calçadas, correção geométrica, melhorias na drenagem e no asfalto, instalação de ciclovia, iluminação aprimorada, sinalização semafórica e paisagismo. Essas mudanças visam valorizar o comércio local e priorizar os deslocamentos de pedestres​​.
  • Revitalização da Rua Voluntários da Pátria: Esta importante via do centro foi completamente revitalizada, melhorando a acessibilidade e a estética da área. A revitalização incluiu a instalação de uma nova galeria de água pluvial, alargamento das calçadas com faixas de acessibilidade, substituição dos cabos de energia por uma instalação subterrânea e a adição de iluminação com postes especiais de LED, além de novos bancos e arborização​​.
  • Revitalização da Rua Prudente de Moraes: A Rua Prudente de Moraes teve uma extensa requalificação que se estendeu por 4 quadras. As melhorias incluíram a renovação de 800 metros de calçadas e 420 metros de pavimentação, com o objetivo de priorizar o pedestre, estimular a permanência das pessoas na região e fortalecer o comércio local.
  • Revitalização da Praça 19 de Dezembro: Conhecida como Praça do Homem Nu, a Praça 19 de Dezembro passou por uma ampla revitalização. As melhorias incluíram novo paisagismo, instalação de mobiliário urbano moderno e melhor iluminação, tornando-a mais convidativa e segura para o público.
  • Revitalização da Rua Riachuelo: A Rua Riachuelo foi revitalizada com a instalação de iluminação LED, proporcionando maior eficiência energética e melhor visibilidade. Além disso, foram realizadas melhorias nas calçadas e na sinalização, favorecendo tanto a segurança quanto a estética da via.
  • Revitalização da Rua São Francisco: Rua recebeu requalificação do pavimento de paralelepípedo   e iluminação LED, proporcionando maior eficiência energética e melhor visibilidade. Além disso, foram realizadas melhorias nas calçadas e na sinalização, favorecendo tanto a segurança quanto a estética da via.
  • Revitalização da Praça Osório: A tradicional praça passou por renovação do paisagismo e do entorno da cancha polivalente, limpeza da fonte e implantação de 3 caixas para abelhas nativas sem ferrão, além de ganhar uma estação de ginástica em aço inox. Além disso, o relógio da praça passou por manutenção, pois estava parado há anos.
  • Revitalização da Praça Carlos Gomes: O espaço recebeu obras de acessibilidade e renovação do paisagismo. As obras reassentaram as pedras da calçada em petit-pavê e foi instalada uma faixa acessível de granito texturizado, para facilitar a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida. Outra rota acessível, em lajota vermelha e sinalizada, garante a circulação segura das pessoas com deficiência visual. Nas quatro esquinas, as rampas de acessibilidade foram adequadas às exigências de largura e inclinação da legislação vigente. Já a estação-tubo da praça foi reformada e ampliada. Para melhorar a circulação do público, também foram reposicionados postes de sinalização, bancos e guarda-corpos junto à estação-tubo, que ficou livre dos degraus de acesso.
  • Inauguração do Mesa Solidária Luz dos Pinhais: Localizada atrás da Praça Tiradentes, a unidade do programa da Prefeitura busca combater a fome oferecendo refeições gratuitas em um espaço digno e serviços de apoio social da Fundação de Ação Social (FAS) à população em situação de rua​​. O programa Mesa Solidária tem outros 4 pontos em diferentes bairros de Curitiba.
  • Reabertura do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz: O CEL Dirceu Graeser, que tinha sido fechado em 2013 e foi totalmente renovado, ganhou piscina coberta e revitalização do ginásio (2018). Em 2023, ganhou quadra de paddle. Atualmente, está passando por uma nova revitalização e ganhará nova pista de atletismo com raias olímpicas, nova cancha poliesportiva, nova pista de caminhada, duas inéditas canchas de areia, parquinho emborrachado e play pet.
  • Inauguração do CMEI Adolfo Bezerra: O Centro Municipal de Educação Infantil Adolfo Bezerra foi inaugurado para fornecer educação e cuidado para crianças da região central, são 126 crianças, ajudando a atender a demanda por vagas em educação infantil na área central da cidade.
  • Revitalização da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho: A UBS Ouvidor Pardinho passou por reformas importantes, oferecendo um ambiente renovado e mais equipado para serviços de saúde. As melhorias contribuem para o conforto de usuários e servidores.
  • Revitalização da Clínica Odontológica da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho: Estrutura e equipamentos foram renovados. Todas as 107 clínicas odontológicas das unidades de saúde de Curitiba foram reformadas num investimento global de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos.
  • Restauração do Bondinho da Rua XV: O icônico bondinho da Rua XV de Novembro foi completamente restaurado, preservando um importante símbolo histórico de Curitiba. A restauração incluiu a renovação de toda a estrutura e a pintura, mantendo suas características originais enquanto se garante sua preservação para as futuras gerações. O espaço agora é uma biblioteca.
  • Revitalização da Rua da Cidadania Matriz: A Rua da Cidadania Matriz foi submetida a melhorias significativas para aprimorar os serviços oferecidos à população. Essas melhorias incluíram a renovação de instalações e a atualização de equipamentos, visando proporcionar um atendimento mais eficiente e confortável aos cidadãos. Readequação para acessibilidade na Rua a Cidadania Matriz (2020) e pintura do espaço em 2022.
  • Inauguração da Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro: Esta biblioteca foi criada para ser um centro de recursos pedagógicos que suporta a inclusão, oferecendo materiais e espaços adequados para pessoas com diferentes necessidades educativas, promovendo a educação inclusiva.
  • Inauguração do Sacolão da Família da Matriz, na Praça Rui Barbosa: A Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, ganhou em 2019 uma unidade do programa que comercializa frutas e verduras a preço máximo de R$ 4,99 o quilo. Em 2024, o Sacolão da Família da Matriz teve sua estrutura ampliada para 290 m², quase o triplo do tamanho original de 116 m².
  • Revitalização do Restaurante Popular da Matriz: O espaço da Prefeitura que comercializa refeições no almoço a R$ 3 está passando por uma ampla revitalização, mas continua a prestar o serviço em um local provisório na própria Rua da Cidadania.
  •  Inauguração de 3 hortas urbanas: Horta escolar do CMEI Bezerra de Menezes,; Horta Institucional da Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (FCEU)40 e Horta Institucional do Terraço Verde Mais.
  • Inauguração do FAS SOS: O Centro Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, denominado FAS SOS, foi inaugurado em 2024. É a maior unidade da FAS, em frente à Rodoferroviária, com atendimento 24 horas: reúne acolhimento para 250 homens de 18 a 59 anos, Centro POP, alimentação, atendimento de saúde e um espaço do trabalhador. O serviço é 24 horas.
  • Inauguração de 4 Hotéis Sociais para pessoas, maiores de 18 anos, em situação de rua ou em vulnerabilidade:
  • Hotel Social Parati (125 vagas) – 2022.
  • Hotel Social Eilat para mulheres trans e travestis em situação de rua (25 vagas) – 2023.
  • Hotel Social Visconde (50 vagas) – 2023.
  • Hotel Social Santorini (100 vagas) – 2024.
  • Revitalização do Centro de Atividade do Idoso (Cati) Matriz. Unidade recebeu melhorias de infraestrutura para a oferta de atividades físicas e de lazer para idosos.
  • Ligeirão Norte/Sul: A conclusão da linha completa do Ligeirão Norte/Sul, em janeiro de 2024, permite que quem está no Centro possa ir para o Santa Cândida ou Pinheirinho com mais rapidez. O trajeto todo, entre os dois terminais (Santa Cândida e Pinheirinho), leva 50 minutos (ida e volta): 15 minutos a menos que a linha convencional.
  • Inauguração da Central de Encaminhamento Social (CES 24 Horas): A unidade, inaugurada em 2019, coordena o serviço de abordagem social na Regional Matriz durante o dia em toda a cidade a partir das 18h.
  • Inauguração do Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques: O espaço, inaugurado em 2023, é destinado a acolher e atender pessoas negras vítimas de racismo, intolerância religiosa e xenofobia. Em funcionamento no Centro de Curitiba, o serviço homenageia a primeira mulher negra do Brasil graduada em Engenharia Civil.  Além de atendimento psicológico e jurídico, o Centro oferece atividades comunitárias como grupos de discussão, palestras e capacitações sobre a etnia negra – todas abertas ao público em geral – e eventos temáticos. A programação é gratuita. A iniciativa integra as políticas de Direitos Humanos de Curitiba para a comunidade negra e parda.
  •  Revitalização de pintura e iluminações cênicas no Solar do Barão, Cine Passeio, Capela Santa Maria, Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Praça Eufrásio Corrêa (Fonte e homem), Prédio Histórico da UFPR, Painéis de Poty na Travessa Nestor de Castro, Fonte As Mocinhas da Cidade, Paço da Liberdade, Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja Bom Jesus dos Perdões (Praça Rui Barbosa) e Imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Rua Barão do Serro Azul).
  • Inauguração da Estátua de Enedina Alves Marques no calçadão da Rua XV: Uma escultura homenageando Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil, foi instalada no centro da cidade. Esta obra celebra sua contribuição ao desenvolvimento da engenharia e sua importância histórica como pioneira na inclusão racial e de gênero na profissão​​.
  • Revitalização da Galeria Júlio Moreira: Localizada sob a Travessa Nestor de Castro liga o Centro ao São Francisco pelo Largo Ordem. Além da nova pintura e iluminação, o Clube de Xadrez no local passou por reforma completa. 
  • Inauguração da Estação hidrológica no Córrego Bigorrilho: Implantação de estações hidrológicas no Córrego Bigorrilho e na sede da Guarda Municipal para prevenção de desastres. O equipamento mede o nível do rio por meio de um sensor ultrassônico, age na prevenção de desastres para antecipar alertas.
  •  Lançamento do projeto Rua da Memória: A Prefeitura lançou o projeto para a reforma da Travessa Nestor de Castro, no centro histórico. Concebido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Rua da Memória prevê a priorização da mobilidade ativa na região, com novas calçadas e estrutura cicloviária integradas a um sistema de transporte renovado. A Rua da Memória também fará uso de recursos digitais nas paredes das edificações para contar a história da cidade. A primeira etapa do projeto foi concluída pelo Ippuc e encaminhada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para análise do orçamento e posterior licitação da obra.
  • Restauração e ampliação da antiga Casa Lerner em andamento: Localizada na Rua Riachuelo, a Casa Lerner está em obras e será transformada no Estúdio Riachuelo, um polo de produção e disseminação de games, animação e ilustração digital.o Estúdio Riachuelo.
  • Asfalto Novo: A Prefeitura de Curitiba realizou melhorias importantes na malha viária do bairro, totalizando mais de 22 mil km (22,1 km), entre fresa, recape e reciclagem. São exemplos de rua contempladas:
  • Rua Conselheiro Laurindo: 120 m entre Rua Presidente Carlos Cavalcanti e Rua Amintas de Barros.
  • Rua Treze de Maio: 1340 entre Rua Martin Afonso e Rua Conselheiro Laurindo.
  • Rua Pedro Ivo: 180 m entre Rua João Negrão e Rua Conselheiro Laurindo.
  • Praça Senador Correia: 105 m entre Rua André de Barros e Rua Pedro Ivo.
  • Rua Pedro Ivo: 460 m entre Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Visconde de Nacar (incluindo canaleta da Praça Rui Barbosa).
  • Alameda Doutor Muricy: 1.190 m entre Rua Jaime Reis e Avenida Visconde de Guarapuava.
  • Rua Emiliano Perneta: 410 m entre Rua Visconde de Nacar e Rua Brigadeiro Franco.
  • Rua Visconde do Rio Branco: 770 m entre Rua Emiliano Perneta e Rua Augusto Stelfeld.
  • Travessa Jesuíno Marcondes: 150 m entre Rua Emiliano Perneta e Praça Osório.
  • Avenida Visconde de Guarapuava: 3760 m entre Rua General Carneiro e Rua Cândido Xavier.
  • Rua Comendador Macedo: 678,90 m entre Rua Conselheiro Laurindo e Rua Ubaldino do Amaral.
  • Rua Tibagi: 1.222,30 m entre Rua Presidente Carlos Cavalcanti e Avenida Silva Jardim.
  • Rua Cruz Machado: 730 m entre Rua Visconde de Nacar e Praça Tiradentes.
  • Rua Professor Fernando Moreira: 1060 m entre Rua Padre Anchieta e Rua Visconde de Nácar.
  • Avenida Visconde de Guarapuava: 2170 m entre Rua General Carneiro e Rua Desembargador Motta;
  • Rua Doutor Pedrosa: 530 m em Pista da direita – entre as ruas Desembargador Motta e Brigadeiro Franco, e na pista da esquerda entre as ruas Desembargador Motta e Nunes Machado.         
  • Travessa Nestor de Castro: 322 m entre Rua Barão do Serro Azul e Alameda Doutor Muricy
  • Alameda Augusto Stellfeld: 112,50 m entre Alameda Doutor Muricy e Rua Ébano Pereira.
  • Rua Mariano Torres: 277 m entre Viaduto do Colorado e Avenida Presidente Affonso Camargo.
  • Rua Mariano Torres: 939 m entre Avenida Sete de Setembro e Rua Amintas de Barros.
  • Avenida Marechal Floriano Peixoto: 600 m entre Rua Pedro Ivo e Travessa Tobias de Macedo.
  • Travessa Tobias de Macedo: 185,10 m entre Praça Tiradentes e Rua Riachuelo.
  • Rua Alfredo Bufren: 361 m entre Rua Riachuelo e Rua Conselheiro Laurindo.
  • Rua Amintas de Barros: 700 m entre Rua Conselheiro Laurindo e Rua Ubaldino do Amaral.
  • Rua Mariano Torres: 100 m entre Rua XV de Novembro e Rua Amintas de Barros.
  • Rua Luiz Leão: 168 m entre Rua Conselheiro Araújo (Largo Bittencourt) e Rua Amintas de Barros.
  • Rua Tibagi: 152,63 m entre Avenida Silva Jardim  e Viaduto Colorado.
  • Alameda Prudente de Moraes:  420 m entre Rua Professor Fernando Moreira e Alameda Doutor Carlos de Carvalho.
  • Rua Conselheiro Araújo: 122,77 m entre Rua Mariano Torres e Rua Luiz Leão.
  • Rua Mariano Torres: 86,96 m entre Rua Conselheiro Araújo (Largo Bittencourt) e Rua Amintas de Barros e 864,95 m entre Rua XV de Novembro e Avenida Presidente Affonso Camargo.
  • Entorno do Mercado Municipal:  Lote 1 – Avenida Sete de Setembro e Rua Francisco Torres: 750 m entre “Rua Ubaldino do Amaral, Avenidas Presidente Affonso Camargo”, “Rua Mariano Torres Avenida e Visconde de Guarapuava”. Lote 2 – Ruas General Carneiro, Doutor Faivre e da Paz:  990 m entre Avenida Visconde de Guarapuava e Avenida Presidente Affonso Camargo.
  • Acesso da Praça Eufrásio Correia: 145 m entre Rua Lourenço Pinto e Rua Barão do Rio Branco (ao lado da Câmara Municipal de Curitiba).