IRG/RICTv também confirma: Eduardo dispara em pesquisa e chega a 35% das intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba

IRG/RICTv também confirma: Eduardo dispara em pesquisa e chega a 35% das intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba

Ninguém segura a onda 55. A quinta pesquisa eleitoral do mês de setembro, divulgada na manhã desta quarta-feira (18/9), confirma o que todos os levantamentos anteriores já estão apontando. Eduardo Pimentel é o candidato preferido dos curitibanos para assumir a Prefeitura de Curitiba a partir de 2025. O candidato do PSD tem 35% das intenções de voto, o dobro do segundo colocado no levantamento da IRG Pesquisa encomendado pela RICTv Record.

Além do índice expressivo e da grande vantagem em relação aos concorrentes, chama a atenção o crescimento do desempenho de Eduardo nas pesquisas. O mesmo instituto, IRG, fez outro levantamento entre os dias 22 e 26 de agosto. As intenções de voto no candidato do PSD aumentaram 7 pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior (28%). Já a maioria dos candidatos caiu no mesmo período na intenção de voto.

Em caso de segundo turno, a pesquisa IRG/RICTv Record confirma que Eduardo vence em todos os cenários com folga.

“Eu estou muito feliz. Os números das pesquisas, como os da IRG/RICTv Record, refletem exatamente o que vejo ao percorrer os quatro cantos de Curitiba. Os curitibanos estão do nosso lado, estão do lado de quem quer que a cidade avance ainda mais. Com os ensinamentos do prefeito Rafael Greca, de quem tenho sido vice-prefeito, e com a parceria do governador Ratinho Junior vamos tornar Curitiba ainda mais igualitária. Também não posso deixar de agradecer ao meu candidato a vice-prefeito, Paulo Martins, que tem estado ao meu lado nesta jornada; a nossa ampla aliança de partidos, que acredita que Curitiba não pode parar; e também aos vereadores que estão ao meu lado em todos os bairros”, agradece Eduardo.

A pesquisa também apontou que Eduardo é o favorito na intenção de voto espontânea (em que o entrevistado diz em quem pretende votar sem que nomes de candidatos sejam apresentados). O candidato do PSD dobrou na intenção de votos espontânea e lidera com 26,1% das escolhas, contra apenas 11,9% do segundo mais citado. Ou seja, mais que o dobro do candidato que aparece atrás. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, mesmo não sendo candidato nessa eleição, foi citado de forma espontânea por 0,1% dos entrevistados.

Eduardo é, como mostram todas as pesquisas, o preferido da população para ser o próximo prefeito de Curitiba. Ele também é o único candidato à Prefeitura de Curitiba que tem o apoio do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Junior.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número PR-09090/2024. Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 13 e 17 de setembro. O nível de confiança é de 95% para uma margem de erro de 3,47 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisas anteriores já vêm apontando a liderança absoluta de Eduardo:

  • Nesta última terça-feira (17/9), o Instituto Quaest, em pesquisa encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), apontou Eduardo como líder absoluto e com folga na disputa pelo Palácio 29 de Março, com 36% das intenções de votos, o dobro do segundo colocado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número PR-07358/2024. Foram ouvidas 900 pessoas entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
  • No dia 11 de setembro, o levantamento da Paraná Pesquisas mostrou Eduardo líder absoluto e isolado na disputa pela Prefeitura de Curitiba, com 32,1 % das intenções de voto, o dobro do segundo colocado. A pesquisa foi contratada pela TV Band Paraná e registrada no TSE sob número PR-02748/2024. Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 7 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
  • No mesmo dia (11/9), a pesquisa do Instituto Véritas, encomendada pelo Bem Paraná, confirmou Eduardo na liderança, com 24% das intenções de voto, consolidando sua posição de destaque na disputa eleitoral. A pesquisa do Véritas foi feita entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro com 800 moradores com idade acima de 16 anos. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE com número PR01872/2024.
  • No dia 7 de setembro, a Linear Pesquisas mostrou a arrancada de Eduardo, com 31,3% das intenções de voto, com diferença de 18,46 pontos percentuais à frente do segundo colocado. A pesquisa foi contratada pelo Jornal Plural e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número 00690/2024. Foram ouvidas 801 pessoas entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
  • No dia 28 de agosto, o levantamento da AtlasIntel (registro no TSE 02278/2024), apontou o candidato da Coligação Amor e Inovação com 38,2% das intenções de voto. A pesquisa que aponta Eduardo Pimentel como favorito do eleitorado curitibano foi realizada entre os dias 22 e 27 de agosto, com 1.200 eleitores, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
  • No mesmo dia (28/8), foi divulgado o resultado da pesquisa encomendada pela Band TV também apontou Eduardo na dianteira com 28% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada pela IRG Pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 06950/2024. A pesquisa que aponta Eduardo Pimentel como favorito do eleitorado curitibano foi realizada pela IRG Pesquisa entre os dias 22 e 26 de agosto, com 1.000 eleitores, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
  • No dia 27 de agosto, a pesquisa do Instituto Quaest, feita a pedido da RPC (registro no TSE 06447/2024), também confirmou Eduardo no 1º lugar na preferência dos eleitores de Curitiba. Na pesquisa espontânea (em que os nomes dos candidatos não são apresentados), Eduardo aparece com 9% das intenções de voto, seis pontos percentuais a mais que o segundo colocado, que registrou 3%. No levantamento estimulado o candidato somou 19%. O instituto entrevistou 900 eleitores de 16 anos ou mais entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
  • No dia 22 de agosto, o levantamento da Radar Inteligência para a Rádio Banda B (registro no TSE 03410/2024) havia registrado 25,1% das intenções de voto para Eduardo Pimentel, já isolado na liderança. O Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas de 16 a 60 anos ou mais entre os dias 19 e 21 de agosto. A pesquisa possui grau de confiança de 95,5% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos.
  • No dia 8 de julho, ainda na pré-candidatura pelo PSD, o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas apontou Eduardo no topo com 24,1%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número 04643/2024. Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 29 de junho e 3 de julho. O nível de confiança é de 95%.

Campanha transparente

Com forte mobilização da campanha nas ruas e o início da veiculação de suas propostas para Curitiba nas tevês e rádios, Eduardo tem conquistado, a cada dia, a confiança da população e consolida sua liderança na preferência dos curitibanos na disputa pela administração da cidade.

Ao optar por uma campanha franca, transparente, limpa, com apresentação de compromissos sólidos para suceder Rafael Greca à frente da Prefeitura, e com a humildade de se apresentar a cada encontro com a população, Eduardo amplia o número de eleitores que vão digitar seu número de urna, o 55, no dia da eleição, 6 de outubro.

O mais preparado

Eduardo está em sua segunda gestão como vice-prefeito de Curitiba, sendo fundamental nos avanços conquistados pela capital na gestão com Greca. Juntos, ao longo dos últimos oito anos, lideraram uma administração que se destacou por avanços significativos na Educação, Saúde, Combate à Fome, Proteção Social, Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Infraestrutura. A cidade conquistou, em 2024, o título de Capital Mais Igualitária do Brasil.

Eduardo e Greca iniciaram todo esse trabalho com a recuperação fiscal da Prefeitura, que, no final de 2016, estava endividada e sem crédito. Eles pegaram uma administração municipal caótica, com falta de remédios nos postos de saúde e vagas em creches para os curitibinhas. Também tiveram atuação corajosa e precisa durante a pandemia da covid-19, defendendo a imunização e o respeito à ciência, e agiram prontamente para assegurar a retomada econômica de Curitiba, de forma consistente, consolidando Curitiba como a cidade mais igualitária e inovadora em âmbito global.

Eduardo também foi secretário municipal de Obras, responsável pela conclusão e entrega de importantes intervenções na cidade; foi secretário estadual das Cidades, na gestão do governador Ratinho Junior, onde mostrou capacidade de gestão para fazer investimentos nos 399 municípios paranaenses. Só para Curitiba, Eduardo trouxe R$ 103 milhões em recursos para obras.