Na comparação dos planos de governo, Eduardo vence: compromissos claros e consistentes para toda Curitiba

Na comparação dos planos de governo, Eduardo vence: compromissos claros e consistentes para toda Curitiba

Se no primeiro turno das eleições o curitibano mostrou nas urnas que, em sua maioria, quer um prefeito alinhado com valores conservadores, agora, no segundo turno, Curitiba vai decidir o futuro da cidade. Na ponta do lápis, não há dúvida que votar no 55 de Eduardo Pimentel é a decisão certa.

Comparando os dois planos de governo – norteadores oficiais do que os candidatos propõem para sua gestão – Eduardo, ao lado de seu candidato a vice, Paulo Martins, apresenta seu projeto de Curitiba Humana e Inovadora, com uma gestão pública que funciona e que tem projetos consistentes para avançar em qualidade de vida.

Já a adversária no pleito tem um plano de governo esvaziado, com a maioria das “propostas” sendo sugestões de ações já realizadas pela Prefeitura – muitas delas criadas ou retomadas pela gestão Eduardo/Greca – e outras que são atribuições obrigatórias do município.

“Até hoje não sei nenhuma proposta de governos dela. o plano dela é raso e Curitiba já sofreu com aventuras no passado na administração na cidade com gente que não tinha preparo para o Executivo. A administração de uma capital não pode ser administrada no improviso, na demagogia ou na agressividade”, destaca Eduardo Pimentel.

Por exemplo, a outra candidatura propõe para a Saúde o “acesso universal e atendimento humanizado”, sendo que este é o princípio básico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Curitiba Humana e Inovadora

Todas as propostas de Eduardo são pensadas com a realidade da cidade, para avançar no trabalho que já vem sendo feito, com a entrega de novas estruturas físicas, como o Hospital e Maternidade Bairro Novo, 36 novas creches, ampliação do número de vagas na Educação Infantil, criação mais Mesas Solidárias, concurso para a Guarda Municipal, aumento no orçamento da Cultura, ampliação de vagas e horários para prática de esportes.

Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. Seu plano de governo completo está disponível no site eduardopimentel.com.br.

Inteligência artificial e proposições genéricas

Em média, três a cada quatro proposições do plano de governo da outra candidatura se referem a políticas públicas, programas, projetos ou ações que já são realizados pela Prefeitura.

Na Educação, por exemplo, propõe a introdução do ensino de línguas estrangeiras, sendo que Eduardo e Rafael Greca instituíram o Programa Curitibinhas Poliglotas, que oferece aos estudantes cinco opções de idiomas para aprender (inglês, espanhol, italiano, francês e alemão).

Outras “propostas” são genéricas, sem indicar detalhes. Enquanto Eduardo assume o compromisso de implantar o VLT entre o aeroporto de São José dos Pinhais até Curitiba, ela propõe a implementação do VLT sem indicar onde.

Ela desconhece a cidade…

A mostra do desconhecimento da cidade que se propõe a governar é ainda maior: a candidata propõe a criação do prontuário eletrônico e uso da telemedicina, sem saber que Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a ter prontuário eletrônico, nos anos 1990.

Foi o primeiro passo para a cidade ter lançado, em 2017, o pioneiro aplicativo Saúde Já, que hoje permite a realização de consultas por vídeo chamadas, feitas pela Central Saúde Já.

“Curitiba não pode ter o risco de ter um prefeito que leve três anos para aprender como a cidade funciona. Até lá, faltou remédio, faltou creche, o empreendedor foi prejudicado”, reforça Eduardo Pimentel.

Nos itens do plano dela que tratam de Tecnologia e Inovação, 100% das propostas são de projetos já em curso pela Prefeitura e pelo Vale do Pinhão, ecossistema de inovação criado em 2017 reconhecido e premiado internacionalmente.

Ela faz vista grossa para outros projetos inovadores que transformam a vida das pessoas, como as hortas comunitárias. Diz que vai implantar hortas pela cidade, sem saber que Eduardo e Greca já inauguraram 170 hortas pela cidade e estão construindo a segunda Fazenda Urbana.

…Ignora mulheres, pessoas com deficiência e bairros

Além disso, o projeto da oposição para cuidar de Curitiba não considera a maioria da população: não há propostas voltadas às mulheres. Já Eduardo Pimentel, tem uma série de projetos que vão atender a mulher em situação de vulnerabilidade ou de violência doméstica, das grávidas, das mulheres que querem apoio para empreender.

Também não há menção para melhorias nos bairros, zeladoria, cuidados com os animais, pessoas com deficiência, e outras minorias. Eduardo tem proposições para todos os curitibanos.

Inteligência artificial no Plano de Governo

Segundo o portal de notícias Plural, há fortes indícios de que 88% do plano da candidata pelo PMB não foi escrito por uma pessoa, e sim compilado por uma ferramenta de inteligência artificial (IA).

A reportagem submeteu os planos de governo dos dois candidatos à verificação pela plataforma ZeroGPT, que analisa se os conteúdos têm indícios de terem sido escritos com os conteúdos aprendidos por uma inteligência artificial, que é alimentada com informações já existentes.

O mesmo teste com o plano de Eduardo indicou indícios de uso de IA em apenas 0,8% do documento, para busca de dados e que foi escrito por uma ou mais pessoas.