Na Vila Torres, Eduardo anuncia a construção da nova UPA na Matriz e reafirma compromisso com a Curitiba mais igualitária

Na Vila Torres, Eduardo anuncia a construção da nova UPA na Matriz e reafirma compromisso com a Curitiba mais igualitária

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PSD, Eduardo Pimentel, recebeu o carinho e o apoio da comunidade da Vila Torres na manhã desta segunda-feira (2/9), durante encontro com catadores e recicladores. Acompanhado da esposa, Paula Mocellin, Eduardo caminhou pelas ruas do bairro, falou sobre suas propostas e ouviu os anseios da população, principalmente nas áreas da saúde e segurança.

Eduardo, com o número 55, é o candidato da coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

“Curitiba vai avançar em todas as áreas e cuidar das pessoas é uma prioridade. Das duas novas UPAs que vamos construir, uma será na Matriz, que vai atender vocês”, disse Eduardo.

Ele estava acompanhado, também, do candidato a vereador Tanaka.

Apoio declarado

Sebastiana Nascimento, moradora da região, ficou feliz com o compromisso que Eduardo assumiu com a comunidade. “Realmente precisamos de UPA”, disse.

A comerciante Lindalva Ferreira da Silva declarou apoio a Eduardo e pediu mais segurança. “Segurança e saúde pra nossa gente, tamo junto, Eduardo”, disse dona Lindalva.

Atenção aos trabalhadores

O candidato também disse aos moradores e comerciantes que vai ampliar o programa Ecocidadão e investir na profissionalização dos filhos e netos dos catadores de material reciclável que participam do programa. Eduardo também vai investir em equipamentos que melhorem a rotina de trabalho.

As associações de catadores de material reciclável do Ecocidadão recebem, fazem a triagem e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reutilizáveis.

Cada associação participante tem remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia dos resíduos recicláveis.

Para as mulheres

Dos participantes do Ecocidadão, 85% são mulheres. Por isso, Paula Mocellin fez questão de destacar as propostas do plano de governo de Eduardo que são voltadas para as mulheres.

Como prefeito, Eduardo vai criar a Secretaria Municipal da Mulher, implantar o Sistema de Acompanhamento de Mulheres em Situação de Violência conectado à Muralha Digital e criar o auxílio emergencial para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, entre outras medidas (veja abaixo).

Paula Mocellin destacou, ainda, a criação da Secretaria de Direitos Humanos. Ela também citou as propostas de Eduardo para a educação, como a construção de 30 novos CMEIS e a abertura de 9 mil vagas para a educação infantil.

Vejas as propostas de Eduardo para as mulheres e na área de direitos humanos:

  • Criação da Secretaria Municipal da Mulher
  • Implantação do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM)
  • Criação do Fundo Municipal de Políticas para Mulheres
  • Implantação do Sistema de Acompanhamento de Mulheres em Situação de Violência conectado à Muralha Digital
  • Criação de auxílio emergencial para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social
  • Criação da Casa para Mulheres Gestantes em Situação de Rua
  • Criação do auxílio moradia emergencial para mulheres em situação de violência
  • Criação das Patrulheiras Comunitárias
  • Criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos
  • Fortalecimento da ação integrada do município com o Ministério Público, o Judiciário e entidades de classe representativas de Curitiba e do Paraná.
  • ⁠Implantação do Housing First, “aluguel social”, destinando auxílio financeiro para que pessoas em situação de rua tenham moradia própria
  • ⁠Empresas contratadas pela Prefeitura deverão destinar vagas para pessoas em situação de rua
  • Ampliação do Programa Família Extensa para pessoas em situação de rua
  • Inauguração de duas novas unidades da FAS SOS
  • ⁠Mais vagas em comunidades terapêuticas
  • Criação do Departamento de Atenção ao Idoso
  • Ampliação do Programa Família Extensa para pessoas idosas