Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, almoçou nesta sexta-feira (11/10) no Mercado Municipal, no Jardim Botânico, e fez uma caminhada pelo local para ouvir a população e apresentar suas propostas de governo. Eduardo tem um plano de governo consistente, robusto e detalhista, fruto da experiência administrativa como vice-prefeito nos últimos oito anos.
Eduardo visitou lojistas e recebeu o apoio dos permissionários, que destacam as melhorias realizadas na gestão e principalmente, a confiança em uma gestão que sabe o que faz. “Quem vai querer trocar o certo pelo duvidoso, quem entende de gestão por quem não tem absolutamente preparo nenhum. É como colocar um médico para ser motorista de um ônibus ou para conduzir um trem”, disse Dielson Schilipacke, dono do Espaço Angus. “Estamos fechados com o Eduardo, no 55”.
“A nossa adversária no segundo turno tem um plano que não para em pé. Nada supera o conhecimento, a dedicação no dia a dia da administração pública. Governar não é no improviso. Não é prometer algo que não conhece e que nem sabe como conseguir recurso. O que está em jogo é o futuro de Curitiba. Não podemos retroceder, andar para trás”, disse.
Por onde passou, Eduardo recebeu apoio e garantiu melhorias para a cidade. “Eu voto no Eduardo porque ele foi da gestão do Rafael Greca, que revolucionou o meu bairro onde moro, o Capão da Imbuia”, disse Sidneia Hitomi Bernardi, da SN Comércio de Frutas.
Natural do Maranhão, Siderlane da Conceição de Jesus vota em Curitiba, onde mora há 20 anos. “Gosto muito desta cidade e confio no Eduardo”, afirmou ela. “Lá em casa são dois votos para ele”, disse. Dayanne Xavier Danillow, que trabalha na banca Da Mamma, diz que é eleitora do Eduardo, assim como a sua filha, a curitibinha Emanuela da Silva, de dez anos. “Ela me pediu para gravar um video com ele, ela adora o candidato, decorou até sua música de campanha”, afirmou.
Durante a visita, Eduardo falou sobre melhorias previstas no seu plano para o Mercado Municipal e também as ações para promover o empreendedorismo e a profissionalização de jovens e adultos.
“Vamos investir forte no incentivo ao empreendedorismo, com redução da burocracia, com facilidade para investir. Ao mesmo tempo, vamos preparar os jovens para o mercado de trabalho, para que possam encontrar oportunidades e crescer”, disse. Eduardo estava acompanhado dos vereadores eleitos Serginho do Posto e Pier Petruziello, além do vereador Sabino Picolo,
Confira algumas das propostas do Eduardo na área de empreendedorismo e emprego
- Avanço do Vale do Pinhão: Maior apoio ao ecossistema de inovação, que reúne empreendedores, startups, aceleradoras, universidades, grandes empresas, economia criativa e entidades.
- Geração de postos de trabalho em serviços contratados pelo município e como contrapartida de entidades/empresas beneficiadas com isenções fiscais.
- Ampliação das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a geração de empregos locais.
- Fortalecer a Escola de Inovação da Agência Curitiba, implantada em 2024 no Pinhão Hub, no Rebouças.
- Ampliar a programação e parcerias de cursos dos programas Bom Negócio, Worktiba, 1º Empregotech, Empregotech40+ e Empreendedora Curitibana.
- Aumentar a formalização no mercado de trabalho em Curitiba nos Espaços Empreendedor.
- Ampliação dos Mutirões de Emprego: prioridade jovens, PCD e 50+.
- Ampliação da programação de eventos de inovação: Paiol Digital, Empreendedora Curitibana e Feira da Inovação.
- Seguir atraindo e promovendo grandes eventos para Curitiba.
- Criação do Centro de Eventos Multiuso de Curitiba.
- Estimular o setor para que os eventos realizados em Curitiba sejam carbono zero.
- Criação da Política Municipal para Economia Criativa.
- Ampliação do Liceu de ofícios Criativos.
- Volta da Feira do Design na Praça Espanha.
- Realização de evento anual de fomento da Economia Criativa.
- Criação do Distrito Criativo de Curitiba no Centro Histórico.
- Criar a plataforma EAD para a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos.
- Ampliar o portal da Escola de Turismo: banco de currículos e vagas de emprego.
- Fortalecer a Feira do Largo da Ordem.
- – Incentivar o movimento Curitiba Gastronômica.
- – Fortalecer a rede de lojas #CuritibaSuaLinda.
- – Implantação do Programa Metropolitano de Compras Públicas.
- – Implantação do alvará automático para edificações de baixa complexidade: até 200 m² em lotes sem restrição ambiental ou urbanística.