No dia da Guarda Municipal, Eduardo confirma concurso para a categoria

No dia da Guarda Municipal, Eduardo confirma concurso para a categoria

No dia nacional da Guarda Municipal, comemorado nesta quarta-feira (10/10), Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, confirmou que no primeiro trimestre de 2025 vai realizar novo concurso para a Guarda Municipal.

“Neste dia quero parabenizar todos os guardas municipais e dizer do meu apreço e respeito pela categoria, que trabalha pela segurança da nossa cidade”, disse Eduardo, ao lembrar que criou o consórcio metropolitano das guardas municipais e ajudou na conscientização para a votação do projeto que transforma as guardas municipais em polícias municipais.

A ideia é realizar concurso público para repor servidores que se aposentaram, garantir mais segurança para os curitibanos e também manter parceria permanente com o Governo do Estado através da Polícia Militar com homens nas rua. Ele já tem o compromisso do governador Ratinho Junior para avançar, juntos, a parceria da Prefeitura e Governo do Estado, garantindo que Curitiba tenha 4.000 agentes de segurança, entre guardas municipais e policiais militares.

“Vamos fortalecer este trabalho conjunto da Prefeitura e Governo do Estado na Área de Segurança Pública. Essa proposta só é possível graças à paz política que existe hoje em Curitiba, fruto da parceria e bom relacionamento das gestões minha e do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Junior”, reforça Eduardo.

O candidato do PSD também vai ampliar a Muralha Digital para fortalecer ainda mais a segurança pública nos bairros e a adoção do programa de Policiamento orientado pela Inteligência.

“O POI será uma evolução do policiamento inteligente já adotado por Curitiba, com a criação da Muralha Digital em 2021. A ideia é que a ampliação das câmeras de vigilância priorize as regiões de maior risco, conforme os dados do Mapa de Risco da própria Muralha Digital”, conta Eduardo.

Hoje Curitiba já conta com 2.000 câmeras (fixas, bodycams e câmeras veiculares usadas pela Guarda Municipal). Tudo está conectado ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha.

Além disso, o POI prevê que o trabalho da GM seja readequado para um modelo de ronda ostensiva e de proximidade com foco na segurança do cidadão. Ou seja, o efetivo da GM passará a ser distribuído conforme o Mapa de Risco. O policiamento “tradicional” tem seu foco no crime e no criminoso, já a proposta de segurança de proximidade da GM, defendida por Eduardo, terá como foco o cidadão.

Eduardo Pimentel, ao lado de Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Saiba as principais propostas de Eduardo para garantir mais segurança para os curitibanos:

  • Fortalecimento da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na Área de Segurança Pública: 4.000 agentes de segurança atuando em conjunto (GM e PM) na capital.
  • Implantação do programa de Policiamento orientado pela Inteligência (POI): Descentralização da Muralha Digital, com mais câmeras pelos bairros de maior risco, e policiamento de proximidade orientado pela Inteligência de dados do Mapa de Risco.
  • Implantação da Divisão de Proteção no Transporte Coletivo (PTC).
  • Criação da Divisão de Atendimento ao Turista.
  • Implantação do Programa de prevenção do suicídio na Guarda Municipal.
  • Concurso público e capacitação contínua da Guarda Municipal.
  • Fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, com ampliação de 100 para 250 botões de pânico para mulheres vítimas de violência doméstica que contam com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário.