No Dia Mundial do Turismo, Eduardo anuncia criação do Fundo Municipal e maior apoio ao setor para atrair mais visitantes

No Dia Mundial do Turismo, Eduardo anuncia criação do Fundo Municipal e maior apoio ao setor para atrair mais visitantes

O Dia Mundial do Turismo é comemorado, nesta sexta-feira (27/9), para mostrar a força deste setor em todo o mundo. O candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), sabe da importância deste segmento para o crescimento econômico sustentável da cidade e todo o potencial do turismo de lazer e negócios para o aumento da renda e geração de empregos em Curitiba.

“Aos moldes do que fizemos com o Vale do Pinhão, vamos fortalecer o setor de turismo local. Hotéis, restaurantes, bares, comércio, economia criativa, entretenimento e receptivo terão um apoio ainda maior, para que Curitiba realmente se transforme em referência como Destino Turístico Inteligente (DTI). Também vamos divulgar ainda mais as atrações de Curitiba nacionalmente e internacionalmente”, conta Eduardo.

O candidato do PSD explica que um Destino Turístico Inteligente (DTI) se diferencia dos tradicionais por ter Poder Público e Setor de Turismo articulados e comprometidos em promover uma interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, agregando valor na experiência do destino por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Eduardo lembra que, nos últimos oito anos, a gestão dele como vice-prefeito e do prefeito Rafael Greca deu os primeiros passados para que Curitiba se tornasse referência em DTI. Foram feitos investimentos em acessibilidade e segurança, em tecnologias que facilitam o ir e vir do turista (audioguias, totens interativos, wi-fi público e Linha Turismo), na revitalização de atrações (como Passeio Público, Jardim Botânico, Torre Panorâmica, Rua XV de Novembro e Largo da Ordem), na criação de novos cartões-postais (Memorial Paranista e Cine Passeio) e no maior apoio aos serviços turísticos, como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para atração e realização de grandes eventos na cidade, como shows e congressos nacionais e internacionais.

Além disso, desde 2017, foram criadas, em parceria com a iniciativa privada, novas experiências para atrair ainda mais visitantes à cidade, durante todo o ano, como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e as programações do Inverno Curitiba, Festival da Palavra e duas edições anuais da Oficina de Música (verão e inverno).

“Eu e o prefeito Rafael Greca temos promovido várias iniciativas para fortalecer Curitiba como Destino Turístico Inteligente, seja para lazer como negócios. Agora vamos avançar ainda mais, apoiando e dando condições para que cada vez mais turistas do Brasil, América Latina e de outros continentes visitem nossa capital e tenham experiências inesquecíveis”, garante Eduardo.

O candidato pretende criar, já no primeiro ano de sua gestão como prefeito de Curitiba, o Fundo Municipal de Turismo, que permitirá aumentar a capacidade de articulação do Instituto Municipal de Turismo e destinar mais recursos para investimentos em marketing/divulgação do destino, no apoio ao setor e na adoção de novas tecnologias que melhorem a experiência dos turistas.

“Quer implantar os Centros de Autoatendimento ao Turista, que serão 24 horas, bem como revitalizar serviços e atrações, como a Linha Turismo e a Rua 24 Horas. Também vamos investir na internacionalização do Natal de Curitiba, na ampliação do Inverno Curitiba e no trabalho conjunto com os demais municípios da Região Metropolitana para a oferta de pacotes com novas experiências e programações, que incluam o ecoturismo na região, para aumentar ainda mais a permanência do visitante em Curitiba e região”, antecipa Eduardo.

O candidato do PSD ainda quer melhorar a experiência de quem visita Curitiba com a criação do Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal. Além disso, Eduardo pretende buscar o reconhecimento da capital como destino de lazer, eventos e negócios com a conquista do Certificação Internacional de Destino Inteligente.

Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Confira as principais propostas de Eduardo para fortalecer o turismo e atrair mais visitantes para Curitiba:

  • Promoção e internacionalização do Destino Curitiba: Ter recursos orçamentários para execução do Plano de Marketing Turístico, com investimento em campanhas publicitárias em mercados emissores de turistas, em participação e promoção de eventos em mercados emissores e ações com formadores de opinião e geradores de conteúdos.
  • Criação do Fundo Municipal de Turismo: O fundo estará vinculado e irá fortalecer o Instituto Municipal de Turismo (IMT) , que terá mais recursos para custear projetos para cumprimento da Política Municipal do Turismo, principalmente, no que se refere a ações de DTI (Destino de Turismo Inteligente) e divulgação do Destino Curitiba nacionalmente e internacional, bem como de fomento ou estímulo a projetos da iniciativa privada e de apoio a eventos, a iniciativas de inovação em turismo e a projetos com produtores locais.
  • Criação do Hub de Turismo Inteligente: Para fortalecer Curitiba como destino turístico inteligente, será criado o Hub de Turismo Inteligente para atração de startups e empresas de tecnologia voltadas ao setor, capacitação de servidores e trade e para promover mais eventos, a exemplo do Conexão Curitiba DTI. No Hub, também será implantado o Centro de Inteligência Turística, integrando dados do setor.
  • Revitalização da torre Panorâmica: Ampliação da acessibilidade e áreas de recepção, Museu da Telefonia e banheiros; climatização das áreas; instalação de equipamentos e novos serviços de atenção ao turista.
  • Fortalecer a marca “Curta Curitiba”: Criar ações de promoção e apoio à comercialização do destino em múltiplo canais e de maneira periódica, ampliando a equipe de especialistas em comunicação/marketing dentro do IMT e aumentar a sinergia com a Secretaria da Comunicação Social.
  • Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur): Em conjunto com o trade de turismo e outros representantes da sociedade, que integram o Comtur, ampliar a capacitação e desenvolver novos produtos turísticos.
  • Criação do Grupo de Apoio ao Turismo e Eventos (Gate) da Guarda Municipal: Curitiba se consolida como roteiro de Turismo de Negócios e de Lazer no Brasil. Em 2023, a cidade foi o principal destino do País para viagens corporativas. Para reforçar essa vocação que se consolida na capital paranaense, a Secretaria Municipal da Defesa Social irá criar a Divisão de Atendimento ao Turista.
  • Implantar os Centros de Autoatendimento ao Turista: Ofertar experiências imersivas e interativas e conexão de wi-fi gratuita. Serviço será 24 horas e com apoio da Inteligência Artificial.
  • Ampliar o Wi-fi gratuito em atrações turísticas: Disponibilizar conexão internet de graça e rápidas nos cartões-postais de Curitiba.
  • Definir áreas de embarque e desembarque para ônibus de turismo na região central: Pontos serão implantados próximos dos atrativos turísticos.
  • Revitalização da Rua 24 horas e região: Incentivar a instalação de comércio vinculado ao artesanato e considerar o formato de lojas colaborativas.
  • Modernizar a Linha Turismo: Avançar no modelo de atuação e aprimorar a gestão da Linha Turismo. Transferir a Gestão da Linha Turismo para o Instituto Municipal de Turismo.
  • Requalificar a galeria arcadas de São Francisco: 100% de revitalização das lojas e ocupação dos espaços livres.
  • Implantação do projeto Destino Seguro LGBTQIAPN+: Promoção do Destino Curitiba, capacitação dos empreendimentos do setor para receber este público e fazer chamamentos públicos para que o trade atenda a diversidade e integre grupos sociais.
  • Criação da Rede Regional de Destinos Turísticos Inteligentes da RMC: Para fortalecer o turismo em toda a Região Metropolitana de Curitiba e aumentar a permanência média do turista em Curitiba e Região (hoje é de 3,6 dias), será criada a Rede que irá desenvolver políticas para ampliar as ações de divulgação do Destino (com destaque para o ecoturismo), os roteiros formatados e a comercialização de pacotes turísticos, roteiros /circuitos regionais.
  • Fortalecimento da Curitiba Film Commission: Estruturar organizacionalmente a Curitiba Film Commission, incorporando profissionais especializados e dedicados com exclusividade. Também estimular o desenvolvimento de atrações turísticas baseadas nas produções já realizadas e criar o Selo Film Friendly para estabelecimentos do trade.
  • Criação do roteiro Pinhão Hub, Mercado Municipal, Estação Rodoferroviária, Jardim Botânico e Fazenda Urbana: iniciativa visa melhorar a experiência turística em Curitiba, promover a sustentabilidade e fomentar a economia local.
  • Criação de atividades turísticas na Reserva Hídrica do Futuro: Oferecer tours guiados para grupos e visitantes individuais e implantação uma área destinada a atenção ao turista.
  • Criação do Museu Interativo da Mobilidade:  Inspirado no reconhecimento nacional e internacional do transporte público de Curitiba, criar o Museu que mostre a evolução do transporte coletivo (BRT) e da mobilidade da capital.
  • Ampliar e internacionalizar o Natal de Curitiba: Promover o incremento de atrações com maior participação da iniciativa privada, além de fortalecer as Feiras Especiais de Natal; e divulgar internacionalmente o Natal de Curitiba.
  • Consolidar o Inverno Curitiba: Ampliar a programação colaborativa que envolve eventos da Prefeitura e da iniciativa privada.
  • Criação do Curitiba Matte & Coffee Festival: Promover o evento como maneira de destacar a importância cultural e histórica dessas bebidas na região, gerando oportunidades de negócios e fluxo turístico.