Depois de três dias de agendas públicas suspensas, de solidariedade ao prefeito Rafael Greca e em luto ao pela morte da primeira-dama de Curitiba, o candidato Eduardo Pimentel (PSD) retomou, na manhã desta sexta-feira (23/8) suas agendas públicas para apresentar suas propostas para, como prefeito de Curitiba, fazer a cidade avançar como cidade humana e inovadora.
“Queremos criar condições para as famílias terem sua renda e emprego. Faremos isso facilitando a vida de quem tem seu próprio negócio, para que as empresas prosperem e contratem mais funcionários”, destacou Eduardo, em sua primeira agenda do dia, no Portão.
Às 7h30, ele se encontrou com empresários e os 120 colaboradores do Ítalo Supermercados, onde reforçou seu compromisso em alavancar o empreendedorismo em Curitiba, criar condições para que os empresários sigam criando novos empregos e com obras e serviços que facilitem a vida do trabalhador.
“Também vou investir na capacitação dos jovens, para que eles estejam preparados e oportunidades para o primeiro emprego”, afirmou.
O candidato à Prefeitura pela coligação Curitiba Amor e Inovação contou suas propostas ao lado do vereador Tico Kuzma, dos diretores Geral e de Expansão do Grupo Ítalo, Edy Dalberto e Adilson Ricardo. O grupo conta com 2,8 mil colaboradores em 28 lojas pelo Paraná, seis delas em Curitiba (Portão, Atuba, Cristo Rei, Novo Mundo e Xaxim).
Eduardo é o que a população quer
Após ouvir Eduardo apresentar suas propostas, a atendente Ana Keila Silva foi até ele expressar seu apoio. “Gostei do que você falou. É isso que eu quero para minha cidade. Mostrou firmeza e que está pensando em como deixar Curitiba ainda melhor e mostrou que sabe fazer para isso acontecer”, disse Ana Keila que é moradora do Campo de Santana.
Qualificação profissional para todos
O candidato à prefeitura Além de ações para ampliar as oportunidades de capacitação dos jovens, o plano de governo de Eduardo Pimentel inclui a criação e ampliação de projetos e programas de qualificação profissional para todos: desde o jovem em busca do primeiro emprego, mulheres, artesãos, talentos das inovações tecnológicas, reinserção da pessoa em situação de rua no mercado de trabalho.
A ampliação de cursos e número de participantes em programas como os Liceus de Ofício (de qualificação profissional em diversas áreas), Liceus de Ofícios Criativos (para artesãos e profissionais da Economia Criativa).
Também vai investir no fortalecimento de programas de capacitação para formar e impulsionar o empreendedorismo, como o Bom Negócio, Curitiba Empreendedora, Empreendedora Curitibana, os eventos de qualificação da Escola de Inovação do Vale do Pinhão estão entre as ações da gestão Pimentel entre 2025/2028.
Mutirões de emprego
Também serão ampliadas ações que contribuem diretamente para que a cidade esteja em uma curva ascendente no número de carteiras de trabalho assinadas. Entre elas, a parceria com instituições e empresas para promover Mutirões de Empregabilidade
“Vamos apoiar com preparo e oportunidades o jovem que quer trabalhar, casar, sair da casa dos pais, mas também para as pessoas 50 anos mais, que buscam reinserção no mercado”, explicou Eduardo.
Em seu plano de governo também está o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Impulsionando negócios na cidade
No incentivo aos empreendedores, empresários e investidores, Eduardo vai seguir buscando maior agilidade para abertura de empresas na cidade.
Antes de 2017, a abertura de uma empresa levava até 2 meses em Curitiba. Com a inovaçAntes de 2017, a abertura de uma empresa levava até 2 meses em Curitiba. Com a inovação e apoio ao empreendedorismo, nos últimos anos, esse tempo diminuiu para 2 horas.
Serão mantidos benefícios como a redução do ISS para os setores de eventos, que geram empregos diretos e indiretos, e para as empresas de base tecnológica, favorecendo a atração de investidores para A cidade e que profissionais inovadores e talentosos consigam empregos de acordo com sua qualificação sem precisar ir para outros centros.
Eduardo vai, ainda, implantar uma plataforma para a gestão eficiente de compras públicas do município para que mais micro e pequenos empreendedores possam prestar seus serviços e vender seus produtos para a Prefeitura.
Avanço como cidade empreendedora
O candidato destacou que Curitiba é a mais igualitária e uma das mais empreendedoras do país, com políticas públicas que geram investimento, além de ter sido eleita a cidade mais inteligente do mundo.
Bom para comerciantes e trabalhadores
Pimentel lembrou Intervenções urbanas da Prefeitura em Curitiba, como a revitalização completa da Avenida República Argentina, referência do bairro, e o desalinhamento das estações-tubo para a operação do Ligeirão Norte-Sul
A realização favoreceu os comerciantes da região, com o incentivo para maior circulação a pé da população da região (por conseguinte, mais entra e sai nas lojas).
Também se beneficiaram os trabalhadores, que levam menos tempo para se deslocar de casa para seus empregos com a nova linha que roda pelas canaletas do Capão Raso ao Santa Cândida.
Entre as intervenções para a próxima gestão Eduardo Pimentel se compromete em seguir com a realização do projeto Inter 2, que vai estender essa modernização urbana com impacto direto em 28 bairros da cidade.