Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, se reuniu, no fim da tarde desta terça-feira (15/10) com médicos na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná, no bairro Vista Alegre. Ele anunciou que, se eleito, vai escolher seu secretário ou secretária de saúde entre os profissionais de Curitiba.
“Não há necessidade de trazer de fora nem importar profissionais. Aqui temos excelentes profissionais. Nosso secretário (a) será “prata da casa”.
A favor da vacina e da ciência, Eduardo defende uma saúde forte, com investimentos de mais de R$ 3 bilhões no próximo ano. Entre os seus projetos estão a implantação do Hospital do Bairro Novo, de mais seis unidades de saúde, a maioria na região Sul da cidade, duas UPAs (Rebouças e Santa Felicidade), e ainda de um centro de diagnóstico por imagem.
A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Romualdo Gama, e do primeiro secretário da entidade, Fernando Castellano, demais conselheiros, a deputada estadual e ex-secretária de saúde do município, Marcia Huçulak, e do vereador Sabino Picolo.
Eduardo também se comprometeu a realizar, no primeiro trimestre de 2025, concurso público para a área de saúde e estabelecer um grupo de discussão sobre saúde com o Conselho Regional de Medicina e vereadores.
“Eu sou um bom ouvinte, sou do diálogo, da busca em conjunto de soluções para melhorar nossa cidade. Comandar Curitiba não pode ser no improviso, no radicalismo, no grito. Queremos união para uma saúde ainda mais forte na nossa cidade”
Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB..
Hospital do Bairro Novo
O novo Hospital do Bairro Novo que Eduardo irá abrir terá 200 leitos, sendo 57 de UTI. O novo hospital curitibano ficará na região Sul da cidade, contará com leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil.
“A região que mais cresce em Curitiba é o Sul da cidade, e no Sítio Cercado vamos abrir um hospital municipal para atender a população”, destaca Eduardo. No outro extremo, o Governo do Estado está implantando um hospital em Colombo, município vizinho a Curitiba, que atenderá também a população da região mais ao norte da capital.
Outra frente na proposta de Eduardo é a ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a abertura de duas novas unidades nas regionais de Santa Felicidade e Matriz. Com isso, Curitiba passará a contar com 11 UPAs.
As novas unidades se somam aos avanços anteriores, como a abertura da UPA Tatuquara e a reforma e reabertura da UPA CIC, que estavam fechadas antes da gestão de Pimentel como vice-prefeito ao lado de Rafael Greca. Esse reforço na rede de pronto atendimento é o planejamento frente à demanda por serviços de saúde de emergência em Curitiba.
Mais seis unidades de saúde
A atenção básica também será fortalecida na gestão de Eduardo. Ele propõe a abertura de seis novas Unidades Básicas de Saúde em comunidades estratégicas como Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Matriz e Corbélia. Com elas, Curitiba passará a contar com 115 Unidades Básicas de Saúde.
As novas unidades ampliarão o acesso aos cuidados primários e preventivos, ajudando a desafogar outros postos. Eduardo destaca que, graças ao aplicativo Saúde Já, os agendamentos serão feitos de forma rápida e sem filas, como acontece atualmente.
A saúde mental e o atendimento especializado também se destacam nas propostas do candidato de Rafael Greca. Na gestão de Eduardo Curitiba vai abrir dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), aumentando para 15 o número de CAPS na cidade.
Outra novidade é que os CAPS passarão a atender 24 horas, ampliando o suporte a pacientes em crise e facilitando seu retorno ao convívio familiar.
Além disso, será inaugurado um segundo Centro de Atenção ao Autismo, complementando o trabalho já realizado pelo Ambulatório Encantar, que foi revitalizado e ampliado em 2019.
Centro de Diagnóstico por Imagem
A criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem é outra proposta importante de Eduardo para a Saúde. O equipamento oferecerá exames avançados, como raio-X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias, reduzindo o tempo de espera e melhorando a precisão dos diagnósticos.
Eduardo também planeja continuar a revolução tecnológica na saúde iniciada na atual gestão, ampliando os serviços da Central Saúde Já, que permite videoconsultas com médicos da Prefeitura.
Desde sua criação, a Central já atendeu mais de um milhão de curitibanos e, com a implementação de novas tecnologias propostas, passará a contar com monitoramento remoto de pacientes em condições crônicas. Nesse sentido, o monitoramento usará Inteligência Artificial (IA), aplicativos móveis e dispositivos para coleta de dados de saúde. Esse avanço permitirá um acompanhamento mais contínuo e personalizado, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Confira algumas propostas de Eduardo para a saúde
- Concurso público para profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, agentes comunitários, nutricionistas e fisioterapeutas
- Inauguração do Hospital do Bairro Novo (200 leitos).
- 2 novas UPAS: Santa Felicidade e Matriz.
- 6 novas UBS: Janaína, Caximba, Parque Iguaçu, Tarumã, Distrito Sanitário Matriz e Corbélia.
- Inauguração do Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem: realização gratuita de exames de Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, ultrassonografias e videoscopias.
- 2 novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
- • 1 novo Centro de Atenção ao Autismo de Curitiba (hoje já tem o Laboratório Encantar).