Eduardo Pimentel (PSD) é o único candidato à Prefeitura de Curitiba com propostas para baixar o preço da passagem de ônibus na capital. Ele defende que a nova concessão do transporte público de Curitiba, prevista para 2025, estabeleça as condições para a redução da tarifa de ônibus e torne o serviço mais eficiente e ambientalmente sustentável. Além disso, Eduardo já anunciou tarifa zero para quem estiver desempregado e meia passagem aos domingos e feriados para toda a população.
“Para tornar a passagem de ônibus mais justa, é preciso atrair mais usuários para o sistema. A nova concessão do transporte coletivo, que está sendo estruturada pelo BNDES e Prefeitura de Curitiba, tem como premissa oferecer ao usuário uma tarifa justa, um serviço eficiente e um sistema moderno e equilibrado financeiramente, fundamental para manter a continuidade do serviço”, explica Eduardo.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Segundo o candidato, a nova concessão vai permitir a oferta de novos serviços e a implantação de melhorias significativas no sistema, como ônibus elétricos climatizados, faixas exclusivas para aumentar a velocidade, novos terminais e miniterminais e novas estações autossustentáveis e climatizadas.
“São medidas que ajudarão a atrair mais usuários para o transporte público e a reduzir a emissão de poluentes”, justifica o candidato.
Eduardo lembra que o atual modelo de cálculo da tarifa foi estabelecido pelo contrato de concessão estabelecido em 2009, com duração de 15 anos, podendo ser prorrogado para 25 anos.
A gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel, no entanto, não renovou o contrato e contratou o BNDES para fazer a nova concessão.
“Com a nova concessão, além de uma tarifa mais justa, também queremos que o passageiro possa sair mais tarde de casa para ir trabalhar ou fazer suas atividades e, na volta, chegue mais cedo à sua residência, com redução de tempo de deslocamento, mais integração e conforto”, reforça o candidato.
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Além de propor que a nova concessão estabeleça as condições para baixar o preço da tarifa de ônibus, Eduardo já anunciou a tarifa zero para desempregados e 50% de desconto na passagem nos domingos e feriados como forma de incentivo ao uso do Transporte Coletivo e melhor ocupação da frota. De acordo com ele, a Prefeitura agora tem condições de ofertar esses dois benefícios.
“Eu e o prefeito Rafael Greca fizemos a lição de casa, colocando as contas em dia com o Plano de Recuperação de Curitiba. Não há mágica, como muitos candidatos estão propondo, e sim planejamento para a disponibilidade de recursos, sem comprometer as contas públicas, bem como a busca de receitas extras, como a publicidade nos ônibus”, ressalta Eduardo.
Com um serviço de transporte de referência, integrado, e organizado, copiado em mais de 100 cidades pelo mundo, a gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel deu um salto tecnológico rumo à sustentabilidade em 2024, com o início da operação dos primeiros veículos movidos a eletricidade. Os primeiros ônibus elétricos começaram a circular em julho no transporte coletivo na linha Interbairros I. A meta é que 33% da frota seja elétrica até 2030, percentual que deve subir para 100% até 2050.
Mesmo com a entrada dos elétricos, a tarifa não foi reajustada em 2024, permanecendo em R$ 6, lembrando que, sem subsídio, Curitiba teria uma tarifa acima de R$ 7 para os usuários. É graças ao subsídio que a prefeitura pode manter uma tarifa social mais barata ao usuário.
Vale lembrar também que Curitiba tem o transporte coletivo mais integrado do País, com conexão direta com 12 municípios vizinhos. Com uma única passagem é possível se deslocar de Curitiba para os municípios vizinhos, sem ter que pagar mais. A integração com a RMC, desfeita em 2015, foi retomada na gestão Greca/Eduardo, beneficiando a população.
Hoje, dos 15 milhões de passageiros por mês que utilizam o transporte de Curitiba, 3,2 milhões são da Região Metropolitana, que entram no sistema sem ter que pagar uma nova passagem.
Atualmente é possível percorrer os 43 quilômetros que separam Fazenda Rio Grande e Colombo, passando por Curitiba, pagando apenas uma passagem de R$ 6.
São 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas). Além disso, a cidade mantém as integrações em terminais, estações-tubo e ainda as integrações temporais, que podem ser realizadas em determinado período de tempo entre linhas e espaços. Foram implantadas 69 integrações temporais entre 2017 e 2024. Até 2017, havia apenas 19 integrações temporais ativadas na capital.
VLT Metropolitano
O candidato também foi o primeiro a propor o VLT Metropolitano. Como prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo assinou em 2024 o contrato para estruturação pelo BNDES do projeto de implantação de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na linha entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais. O novo modal será implantado em uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Paraná e irá fortalecer o sistema de serviços de mobilidade urbana da capital, em conjunto com os municípios vizinhos da Região Metropolitana.
“O VLT Metropolitano vai gerar maior atratividade aos usuários do transporte público, garantir a eficiência energética, e contribuir para a redução do número de veículos individuais em circulação na cidade e as emissões de gases do efeito estufa”, avalia Eduardo.
Conheça as propostas de Eduardo para baixar a tarifa e melhorar o sistema de transporte público de Curitiba:
- Implantação da Tarifa Zero para desempregados.
- Implantação do “Domingão paga Meia”: 50% de desconto na passagem nos domingos e feriados.
- Tornar a tarifa mais barata aos usuários do transporte é prioridade na Nova Concessão do Transporte Público (2025).
- Ampliação da frota de ônibus elétricos: 54 passarão a circular em Curitiba em 2025, inclusive no Inter 2.
- Finalizar a implantação da biometria facial e de novas tecnologias no sistema de bilhetagem.
- Implantação de semáforos inteligentes nas canaletas: Acesso prioritário deixará os ônibus coletivos mais rápidos.
- Revitalização e modernização dos pontos de ônibus de Curitiba: Painéis com informações e bancos mais confortáveis.
- Ampliação do Terminal CIC para maior comodidade dos usuários das linhas da região.
- Ampliação do Terminal Tatuquara para implantação de novas linhas.
- Avançar nas obras estruturantes do Inter 2 e do BRT Leste-Oeste para a melhoria operacional da RIT.
- Implantação de novas Estações Prisma Solar do Inter 2 (autossustentáveis e climatizadas): Praça das Nações (Alto da Rua XV), Nivaldo Braga (Capão da Imbuia), Jardim das Américas, Salgado Filho (Uberaba), Mercês, Teffé (Bom Retiro), Praça da Bandeira (São Francisco).
- Implantação de novos miniterminais para a redução de custos operacionais e a racionalização de linhas: contribui para redução da tarifa.
- Implantação da linha Aeroporto, com atendimento a rodoferroviária e rede de hotéis do centro de Curitiba e shoppings.
- Reconstrução e requalificação do Terminal Hauer.
- Reconstrução e requalificação do Terminal Campina do Siqueira.
- Construção do novo Terminal Capão da Imbuia.
- Construção do Novo Terminal Fazendinha/Sul no terreno da DMU para transferência das linhas dos Terminais Fazendinha e Caiuá.
- Ampliação do Terminal Sítio Cercado para absorver novas linhas urbanas e linhas de Fazenda Rio Grande.
- Ampliação do Terminal Santa Felicidade para implantação de novas linhas da região, de Campo Magro e de Almirante Tamandaré.
- Ampliação do Terminal Barreirinha para novas linhas da região e Almirante Tamandaré.
- Implantação do VLT Metropolitano (Curitiba-Aeroporto SJP).
- Implantação da linha Aeroporto, com atendimento a rodoferroviária e rede de hotéis do centro de Curitiba e shoppings.