Transporte público moderno e com eletromobilidade está entre os compromissos do Eduardo Pimentel

Transporte público moderno e com eletromobilidade está entre os compromissos do Eduardo Pimentel

A cidade de Curitiba seguirá como referência nacional no transporte público e continuará investindo na eletromobilidade da frota de ônibus. Esse é mais um dos compromissos que o candidato à Prefeitura Eduardo Pimentel vem deixando claro em declarações públicas e em entrevistas para a imprensa nos últimos dias.

Eduardo também lembra que em 2025 haverá uma grande janela de oportunidade com o novo edital de licitação para o transporte coletivo. Em entrevista para o portal RIC.com.br e para a Rádio Jovem Pan News Curitiba, nesta semana, Eduardo garantiu que não haverá aumento da passagem de ônibus no próximo ano. Além disso, também será um bom momento para discutir o valor da tarifa.

“Esse já é o meu compromisso que estou fazendo com a população na candidatura a prefeito. Mas isso vai ser discutido no novo edital, que é a grande oportunidade de você discutir a tarifa como um todo, não só no domingo, não só no sábado, porque é importante a discussão também, mas como um todo na integração de linhas, lembrando que nós temos um sistema de transporte coletivo integrado, a pessoa que vem da região metropolitana ou que vai para a região metropolitana, ela paga uma tarifa só”, disse Eduardo durante a entrevista.

Eletromobilidade

Sobre a qualidade do transporte, o candidato lembrou que Curitiba já vem investindo na mudança da matriz energética dos ônibus do diesel para a eletricidade. “Na Linha Inter 1 já temos seis ônibus 100% elétricos rodando”, explicou Eduardo.   

O grande projeto de eletromobilidade do município, alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba), é um dos pilares para tornar Curitiba mais sustentável nos próximos anos.

A meta é que 33% da frota seja elétrica até 2030, percentual que deve subir para 100% em 2050. Hoje a frota é de 1,1 mil veículos.

Os novos ônibus representam um salto tecnológico. Sem emissões, sem ruído, com maior conforto térmico, eles trazem uma série de benefícios para a população.

Estação Prisma Solar

Outro exemplo de modernização do transporte coletivo é a nova estação Prisma Solar, já em funcionamento dentro do projeto Novo Inter 2. Climatizada, autossustentável e pronta para a eletromobilidade. A Estação Prisma Solar Agrárias foi inaugurada no mês de maio.

O equipamento faz parte do Projeto Novo Inter 2 e é a primeira entrega do programa que conta com financiamentos internacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Queremos uma Curitiba sustentável, com transporte público moderno, é isso que vamos mostrar agora, nesses 60 dias de campanha eleitoral. Eu vou cuidar da nossa mobilidade urbana e do transporte coletivo”, finalizou Eduardo.